9.4.24

Autocrítica de volta ao Teatro Waldemar Henrique

No dicionário, “autocrítica” é o ato de “o indivíduo reconhecer as qualidades e os defeitos do próprio caráter ou os erros e acertos de suas ações”. Mas e quando se foca demais nos defeitos e pouco nas qualidades? Isso vira a história de Adão, personagem central da comédia "Autocrítica", que está em cartaz nos próximos dias 13 e 14 de abril, sempre às 19h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique.

A dramaturgia de Haroldo França conta, de maneira leve, a história de um jovem em pleno confronto com a sua autocrítica, tão presente e julgadora em sua vida que ganha vida em cena. A personagem apresenta a péssima relação de Adão consigo, sua aparência, carreira e relações pessoais e a necessidade urgente de procurar ajuda, o que ele não o faz por vergonha.

Cabe à atriz Luiza Imbiriba a missão de interpretar a própria autocrítica da mente de Adão e conta um pouco de como tem sido viver uma personagem tão singular. "O espetáculo tem nos proporcionado uma jornada única de introspecção, é desafiador e enriquecedor para mim como pessoa e como atriz. A autocrítica é uma força poderosa que molda as nossas ações e a cada ensaio e apresentação eu mergulho mais nela, inclusive na minha própria autocrítica". 

"Quando eu penso no espetáculo, a primeira palavra é identificação e isso é uma das coisas mais interessantes de interpretar o Adão. É interessante levar para a cena algo que é considerado a voz da nossa cabeça, que se alimenta dos nossos medos, expectativas e sofrimentos. Trazer isso de maneira leve para a cena me trouxe muita identificação, espero que para a platéia também", conta o ator Theo de Oliveira.

A direção de Paulo Jaime e a cenotecnia de Cláudio Bastos levam o público para dentro da mente de Adão, onde vive, além da autocrítica, memórias e vivências que viram histórias completas e complexidades de um indivíduo. O espetáculo também conta com a voz de Bárbara Gibson em elemento importante para o desenvolvimento da trama.

O espetáculo é uma produção da A Liga do Teatro, um grupo fruto do empreendedorismo criativo, que investe em trabalhos autorais desde seus espetáculos embrionários. Atualmente o grupo também integra o projeto Ópera Studio, assumindo a direção cênica de concertos e musicais no Instituto Estadual Carlos Gomes e oferece o primeiro Workshop de Teatro Musical inspirado em Glee, consolidando sua presença vibrante na cena teatral paraense.

Serviço

Espetáculo Autocrítica. Dias 13 e 14 de Abril, às 19h. Teatro Waldemar Henrique - Praça da República, s/n.  Ingressos na bilheteria do espetáculo, uma hora antes da sessão.  Ingressos antecipados via Sympla no link: https://www.sympla.com.br/autocritica__2377160 . Mais informações: 91 98425 0317 ou no Instagram @aligadoteatro.

Ficha Técnica

Elenco

Luiza Imbiriba e Theo Oliveira

Voz

Bárbara Gibson

Sonoplastia

Paulo Jaime

Direção

Paulo Jaime

Luz

Marckson Moraes

Cenotécnico

Cláudio Bastos

Técnico de Som

Cereja

Microfones

Lenno Ávila

Assessoria de Imprensa

Leandro Oliveira

Artes

Victor Azevedo

Redes sociais

Luiza Imbiriba 

Apoio

CCAC

Produção

A Liga do Teatro

Nenhum comentário: