10.4.24

Waldete Brito estreia “Que Se Dane a Minha Obra”

Espetáculo baseado em obras de Clarice Lispector, ele circulará por diferentes espaços, em Belém, Icoaraci e Mosqueiro. A primeira temporada em cartaz será nos dias 11 e 12 (quinta e sexta), no Teatro Experimental Waldemar Henrique; no dia 13, na Estação Cultural de Icoaraci; e no dia 20, no barracão da Universidade do Samba Piratas da Ilha, em Mosqueiro. Todas as apresentações acontecem às 20h. 

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a Cia Experimental de Dança Waldete Brito apresenta o novo espetáculo “Que Se Dane a Minha Obra”, contemplado no Edital Paulo Gustavo de Múltiplas Linguagens. 

Esta poética em dança tem como inspiração alguns fragmentos de contos, romances e crônicas de uma das maiores escritoras, Clarice Lispector. “A ideia criativa não é dançar a literalidade de suas palavras, mas encontrar em que medida suas inquietações, provocações, ousadia, coragem, força, tristeza e estranhamento, que dão sentido à sua escrita, podem nutrir uma dramaturgia na dança”, comenta a bailarina e coreógrafa Waldete Brito.

O texto como pretexto para criação das cenas se mistura às histórias de vida das intérpretes-criadoras Alessandra Ewerton, Andrea Torres, Ana Lídia, Elyene Lima, Elyene Lima e Thays Magalhães que, durante um ano e três meses, mergulharam na literatura da escritora para investigar as “Clarices” que as habitam em coragem, ousadia, tristeza, ansiedade, paixão e tantos outros estados de emoção e sensibilidade que atravessam o corpo.

A dramaturgia em “Que Se Dane a Minha Obra” surge então após a leitura de obras como “Para Não Esquecer”, “A Hora da Estrela”, “Perto do Coração Selvagem”, “A Via Crucis do Corpo”, “Felicidade Clandestina” e “Água Viva”.

“Este ato criativo, para além de um mergulho nas histórias de Clarice, é um convite a um mergulho em si mesmo, capaz de tocar em algumas musculaturas da emoção que parecem se contorcer a cada leitura destes textos atemporais. Embora as histórias sejam dos personagens de Clarice Lispector, encontramos em vários momentos a nossa própria história. Nunca sabemos da potência do edifício que sustenta nossos devaneios e tempestades, nossas noites de escuridão e clareza, tudo em busca de uma liberdade ou de uma verdade inventada”, observa Waldete.

Para a companhia de dança, ler Clarice Lispector para dar asas à imaginação coreográfica é ir além das imagens que brotam com intensidade em sua escrita. “É uma poética literária que tanto nos encanta quanto pode nos perturbar, sobretudo quando nos deparamos com diferentes narrativas entrecortadas por outras que também estavam inacabadas. Há um jogo de palavras, cujos sentidos, às vezes, se encontram nas entrelinhas do pensamento”, reflete a coreógrafa. 

“Que Se Dane a Minha Obra” marca a retomada da Cia Waldete Brito à Região Metropolitana de Belém após a circulação com o espetáculo “Espia”, por municípios no nordeste paraense. É também mais uma celebração aos seus 25 anos de pesquisa cênica, completos em 2023.

Ficha técnica - Que se dane a minha obra

Direção e concepção: Waldete Brito

Intérpretes-criadoras: Alessandra Ewerton, Andrea Torres, Ana Lídia, Elyene Lima, Elyene Lima e Thays Magalhães.

Iluminação: Walter Filho

Sonoplastia: Waldete Brito

Figurino: Concepção coletiva

Produção cultural: Waldete Brito e Walter Filho

Assistente de palco: Xifu Ribeiro                      

Assessora de comunicação: Lais Azevedo

Arte Gráfica: Luan Silva

Registro em vídeo: Michel Schettert

Este espetáculo foi contemplado no Edital Paulo Gustavo de Múltiplas Linguagens.

Serviço

BELÉM 

Teatro Experimental Waldemar Henrique 

Data: 11 e 12/04/2024

Hora: 20h

Ingressos: R$ 30

ICOARACI

Estação Cultural de Icoaraci

Data: 13/04/2024

Hora: 20h

Entrada Franca

MOSQUEIRO

Barracão da Universidade do Samba Piratas da Ilha

Data: 13/04/2024

Hora: 20h

Entrada Franca

Nenhum comentário: