10.4.24

Quebra Baque celebra 20 anos com ações no Pará

O projeto chega ao Pará nesta quinta-feira, 11,  com ações em Parauapebas, Marabá e Belém, apresentado pelo MinC e pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de incentivo à Cultura, tem realização da Atos Produções Artísticas, de Recife/PE.

O projeto Quebra Baque – 20 Anos celebra as duas décadas de trajetória do grupo, oriundo de Pernambuco. Em cada cidade visitada, será realizada uma oficina especial de percussão com material reciclável (3 horas de duração com intérprete de LIBRAS), direcionado a alunos da rede pública de ensino e um cortejo, aberto ao público, reunindo ainda artistas convidados.

A caravana saiu de Recife e chegará primeiro no Maranhão, onde realizará suas primeiras ações, em São Luís, nos dias 9 e 10 de abril. Em seguida, chega ao Pará, em Parauapebas, nos dias 12 e 13, seguindo para Marabá, nos dias 16 e 17, e a Belém, nos dias 19 e 20 de abril.

A oficina apresenta as possibilidades de construção de instrumentos percussivos com material descartado/lixo - e consequentemente sua transformação em algo útil. Todo o material é fornecido pelo projeto. Já o cortejo é aberto ao público e terá participação dos alunos da oficina e artistas convidados em cada município.

O objetivo é ocupar os espaços públicos nas cidades visitadas, levando programação gratuita, de entretenimento e educação musical a crianças e jovens da rede pública de ensino, e público em geral, proporcionando interação e troca de vivências musicais.

SOBRE O QUEBRA BAQUE

Em atividade ininterrupta desde 2003, o Grupo de Percussão Maracatu Quebra Baque é uma iniciativa cultural que busca promover a cultura e a inclusão social por meio da música. Mais de 900 pessoas já passaram pelas fileiras do grupo, participando de forma ativa e aprendendo sobre os ritmos tradicionais afro-brasileiros que representam a nossa identidade.

O grupo desempenha um papel fundamental no resgate da cultura dos ritmos tradicionais como Maracatu, Coco de Roda, Caboclinho, Xaxado e Ciranda - tendo levado esses ritmos para locais como França e Áustria, entre outros. O projeto “Quebra-Baque 20 Anos” vem fortalecer o compromisso do grupo em promovera cultura afro-brasileira, a diversidade cultural e a inclusão social.

O grupo foi criado pelo músico Tarcísio Resende, um dos atuais grandes mestres da percussão pernambucana. Autor de três livros “Batuque Book Maracatu”, “Batuque Book Caboclinho” e “Batuque Book Forró”, o músico tem uma pesquisa voltada aos ritmos percussivos de nosso estado, com foco no Maracatu e suas vertentes.

O Quebra Baque presta-se não apenas a inclusão sócio-cultural através da música, mas também se mostra importante instrumento de difusão dos ritmos pernambucanos no Brasil e no mundo. Os ensaios do grupo sempre acontecem no segundo semestre todos os sábados, na rua Tomazina 129, Recife Antigo.

A realização do projeto é da ATOS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA, de Recife/PE, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e produção executiva local da Agência de Produção - Holofote Virtual Comunicação Arte Mídia e apoio local das Prefeituras Municipais de Parauapebas, Marabá e Belém; Sesc-PA e Organização Pará 2000.

PROGRAMAÇÃO – PARÁ 

PARAUAPEBAS

Oficina:

Data: 12/04/2024 Hora:14h30às 17h30

Local: Centro de Desenvolvimento Cultural CDC, Cidade Nova.

Inscrições gratuitas: (91) 98965-9550 (vagas esgotadas)

Público-alvo: Alunos e jovens interessados em percussão e musicalização entre 12 a 20 anos.

Cortejo:

Data: 13/04/2024 Hora:17h

Local: Complexo Turístico de Parauapebas, Beira Rio. Percurso: Ao longo do Complexo Turístico.

Público-alvo: Público local interessado em percussão, cultura e arte 

Entrada: Gratuita

MARABÁ

Oficina:

Data: 16/04/2024 

Hora:14h às 17h

Local: Colégio José Mendonça Virgolino, Velha Marabá, Centro.

Inscrições gratuitas: (94) 99137-2176 – Gratuito.

Público-alvo: Crianças e jovens de 10 a 18 anos.

Cortejo:

Data: 17/04/2024. 

Hora: 17h

Local: Saída do Colégio José Mendonça Virgolino, Velha Marabá.

Percurso: Orla de Marabá, Praça São Félix de Valois, com retorno pela Rua 05 de Abril.

Público-alvo: Interessado em percussão, cultura e arte.  

Entrada: Gratuita

BELÉM

Oficina:

Data:19/04/2024 

Hora: 09h às 12h 

Local: Sesc Ver-o-Peso 

Inscrição: (Vagas esgotadas)

Público-alvo: Criança e jovens de 10 a 18 anos.

Inscrições gratuitas: (91) 98134.7719

Bate papo e Cortejo:

Data:20/04/2024

Hora:16h00 – Quebra-Baque Bate Papo - Sesc-Ver-o-Peso

Hora: 17h00 – Concentração e saída do cortejo da frente do Sesc Ver-o-Peso

Local: Boulevard da Gastronomia e Orla da Estação das Docas

Público-alvo: Público interessado em percussão, cultura e arte

Entrada: Gratuita

Serviço

Quebra-Baque– 20 anos – Parauapebas, Marabá e Belém - Pará. Confira a programação e participe. Patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de incentivo à Cultura, e realização da Atos Produções Artísticas, de Recife/PE. Apoios locais: Prefeituras de Parauapebas, Marabá e Belém; Sesc-PA e Organização Pará 2000. Mais informações: (91) 98134.7719.

Nenhum comentário: