28.1.09

Começam as sessões de cinema da programação oficial do FSM

A programação audiovisual do FSM 2009 que acontece na UFRA, reúne 50 dos 95 filmes inscritos para serem exibidos no fórum. Entre os destaques está o documentário “Mataram Irmã Dorothy” , do diretor Daniel Jung e do produtor Henry Ansbacher, que abrem a programação oficial nesta quarta-feira, às 15h no cinema da UFRA
(Prédio Central).

A irmã Dorothy Stang, freira de 73 anos de idade, de Ohio, foi atingida por seis tiros e deixada para morrer numa lamacenta estrada da Amazônia. O filme mostra a força do drama real no tribunal e acompanha o julgamento de seus assassinos, além de mostrar a vida de trabalho da irmã Dorothy na floresta brasileira que levaram ao fatídico dia. A sessão contará com a contará com a presença dos realizadores do filme, além de David Stang, irmão de irmã Dorothy.

Nesta quarta-feira também será exibido o curta “Frente de Trabalho”, que dá a dimensão da amplitude e profundidade do trabalho dos Auditores Fiscais do Trabalho com o registro de ações de fiscalização de combate ao trabalho escravo pelas equipes do Grupo Móvel documentando a dificuldade de acesso, a abordagem dos trabalhadores, a verificação física, a documentação, a autuação dos empregadores e o pagamento dos direitos devidos. Após exibição, haverá debate com os Auditores Fiscais do Trabalho: Jacqueline Carrijo e Francisco Luis Lima.

Em seguida o público vai conferir mais um trabalho da cineasta paraense Priscila Brasil, o documentário Salvaterra-Terra de Negro, que revela a condição dos remanescentes de quilombos da Amazônia em Salvaterra (ilha do Marajó – PA). O dia-dia das comunidades, os conflitos de terra, a expectativa da demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva estão representados de uma forma poética neste documentário.

Daniela Broitman lança filme e debate sobre o projeto Distribuição Criativa

A noite encerra com o longa “Meu Brasil”, de Daniela Broitman, que retrata a jornada de 33 líderes comunitários de favelas e movimentos sociais do Rio de Janeiro ao Fórum Social Mundial de 2005. Após a exibição do filme, haverá um debate com a diretora Daniela Broitman e uma das personagens principais do filme, a Gaúcha, sobre os temas discutidos no filme. Daniela irá falar também sobre o projeto Distribuição Criativa, do qual "Meu Brasil" faz parte e que tem o objetivo de contribuir com o cinema nacional, incentivando o acesso de pessoas que normalmente não têm a oportunidade ou hábito de assistir a filmes nacionais às salas de cinema, formando assim um novo público. Daniela é do Comitê Rio do FSM.

A mostra de cinema do Fórum Social Mundial vai até dia 1 de fevereiro, quando encera toda a programação do evento. Como houve uma série de modificações na programação desde o fechamento das inscrições em 18 de dezembro, a coordenação informa que a programação que vale é a publicada no site www.fsm2009amazonia.org e que também estará fixada na entrada no cinema.


Nenhum comentário: