12.1.09

Projeto Câmara Aberta exibe Atravessando a ponte - O Som de Istambul

Fatih e sua equipe

O projeto Cinema Imaginário, que rolava duas vezes por mês no saudoso Café Imaginário, acabou, mas eis que surge mais um espaço para as exibições alternativas ao circuito comercial em Belém. E mais uma vez por trás de tudo, está Ná Figueredo. O Câmara Aberta acontece toda quarta-feira, 19h, com entrada franca, abrindo espaço para exibições, leituras e discussão de textos audiovisuais.

Nesta quarta-feira será exibido o filme Atravessando a ponte - O Som de Istambul, documentário dirigido por Fatih Akin, o mesmo de “Contra a Parede”, longa que exibimos no projeto Cinema Imaginário, no ano passado, com direito a palestra "A arte e as minorias alemãs", com Jenes Wagner, Adido de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília que estava de passagem por Belém à convite da Casa de Estudos Germânicos que aliás, havia proposto o filme para a exibição no Café Imaginário. A sessão foi incrível, o filme é incrível. Quem não viu pode passar numa locadora e pegar pra ver antes de assitir "Atravessando a Ponte...".

Mas voltando à Câmara Aberta

Durante a gravação da trilha sonora do filme Contra a parede, que o consagrou em 2004, Akin ficou impressionado pela comunicação musical entre o clarinetista turco Selim Sesler e o músico alemão Alexander Hacke. No ano seguinte, contrariando as expectativas da crítica, que esperava mais um filme de ficção, o diretor lançou este Atravessando a ponte, um documentário sobre a atual cena musical e cultural de Istambul, a megalópole da Turquia.
Adepto da experimentação, o músico Alexander Hacke, da banda alemã de vanguarda Einstürzende Einstürzende, percorre as ruas de Istambul ao lado de Fatih Akin, tentando captar a riqueza da musicalidade turca. Indo da moderna música eletrônica, passando pelo rock e hip-hop, até o clássico “Arabesco”. Alex apresenta as impressões e os sons de artistas e bandas locais, como Babazula, Duman e Replikas até as legendárias divas Müzeyyen Senar and Sezen Aksu. O musical participou do 58º Festival de Cannes (2005).

Um comentário:

RONI KAUE LANE disse...

ELAINE MELO!!! EU TE AMO!!!ESSE FORUM MUNDIAL É SHOW!!!ESTOU AKI NA AMAZÔNIA, GOSTARIA DE ESTAR AI PERTINHO DE VOCÊ, MINHA GRANDE MARAVILHA DO MUNDO, MINHA AMAZONA!! A MAIS LINDA DESSE FORUM!!