21.1.09

MIS-Pa exibe mostra de documentários etnográficos


O Museu da Imagem e do Som realiza a partir de segunda-feira Mostra de Documentários Etnográficos. A programação, que vai até o dia 29, na igreja de Santo Alexandre, destaca entre outros o filme de Um dos destaques da programação é o filme “Quebradeiras de Coco de Babaçu”, que marca o rompimento de Evaldo Mocarzel com o compromisso expositivo habitualmente associado ao doc etnográfico. O retrato que o diretor faz dessas mulheres da região fronteiriça dos estados de Maranhão e Tocantins é puramente lírico, mítico e musical. As imagens de Gustavo Hadba estão entre as mais belas do documentário brasileiro recente. Enquadramentos primorosos, pontos-de-vista inesperados, uma atenta exploração da poética da luz, da natureza exuberante e das conexões entre o movimento do trabalho, das danças e do simples viver das mulheres.

O elemento feminino se manifesta na forma de iaras nuas, mães amamentadoras, camponesas cantadeiras, divas vaidosas. As quebradeiras vêem as palmeiras de babaçu como mulheres. Evaldo segue a trilha desse panteísmo e extrai uma beleza incomum – e incomum não apenas para seus filmes comumente “sujos” de tanta realidade.

Em Quebradeiras... pela primeira vez Evaldo dispensa completamente as entrevistas. Valoriza o silêncio, a observação de um cotidiano delicadamente encenado, a edição que às vezes transforma o trabalho em música. Toda a informação vem pela estética, seja das imagens virtuosísticas, seja dos cantos que modulam todo o filme.

Programação

Dia 26/01 – Segunda- Feira Abertura da Mostra
18h00 A Invenção do Sertão
18h30 São Luis dorme ao som dos tambores com a
presença do diretor Sergio Sanz
19h00 O Barco do Mestre – com a presença do diretor
Gavin Andrews – após exibição do filme mesa
com os diretores. Mediação: Luciana Carvalho

DIA 27/01 – Terça-Feira
18h00 Calangos e Calangueiros
18h30 Caboclos da Liberdade
19h00 Folia no Morro
19h30 Mano Brou do Cantalago

DIA 28/01 - Quarta-feira
18h00 Se Milagres Desejais
18h30 Diana e Djavan
19h00 O joaquim
19h30 Passos de Oeiras

DIA 29/01 – Quinta-feira
18h00 Trama Mineira
18h30 Quebradeiras de Coco de Babaçu
19h00 Benzedeiras de Minas
19h30 Trans-Bordando

Local
Igreja Santo Alexandre - Museu de Arte Sacra,
Praça D. Frei Caetano, s/n - Cidade Velha, Belém, Pará
Contato (91) 4009-8817 – MIS/PA

Nenhum comentário: