21.1.09

Rap do Brasil e da Aregntina no Forum Social Mundial




O Forum Social Mundial Amazônia que começa na semana que vem terá uma programação Cultural intensa. De 28 de janeiro a 01 de fevereiro cerca de 150 atrações passarão pelos três palcos montados na UFRA (01) e UFPA (02), espaços livre e salas das duas universidades que constituem o território oficial do FSM.

A coordenação de programação cultural recebeu cerca de 300 inscrições, das quais foram selecionados os grupo s de música, teatro, oficinas, atividades literárias e exposições de arte plástica que entraram na programação a partir de análise de conteúdos e propostas que dialogam com a carta de princípios do fórum.
Entre as apresentações mais esperadas está o show de GOG (Brasil) e Actitud María Marta (Argentina), que se apresentarão dentro da programação da Articulação Latino- Americana – Arte e Política, nos dias 30 e 31 na UFRA.

GOG é considerado o “Poeta do Rap Nacional”. Com mais de 25 anos de carreira e oito discos gravados, recebeu em 2007 os prêmios Hutúz pelo cd Aviso às Gerações e Dom Quixote de La Perifa. No mesmo ano lançou o cd Cartão Postal Bomba!, em lançamento feito com exclusividade pela internet. Em 2008 volta a ser contemplado no prêmio Hutúz pelo videoclipe de Brasil com P. GOG contou em seu último disco com a participação de artistas consagrados da MPB. É o caso de Lenine, Maria Rita, Paulo Diniz e Gerson King Combo. As parcerias do Hip Hop também são de peso: Rapadura, Nego Dé, Isaías Jr, Mascoty, DJ Tiago e Lindomar 3L. O show conta com a participação de um dos destaques da música brasiliense atual, Ellen Oléria, e do DJ A.

O grupo Actitud María Marta se caracteriza por manter um compromisso social ativo, participando em eventos e festivais, dialogando com temas como o desemprego, as “madres de plaza de mayo”, a periferia e as favelas, utilizando a música como ferramenta de transformação e de solidariedade entre os povos. O grupo leva sua proposta musical a distintos cenários do planeta, já tendo participado de festivais no Brasil, Uruguai, México, Venezuela, Cuba, Espanha, EEUU e na Argentina. Já se apresentaram junto a alguns dos grandes nomes da música mundial, como Public Enemy, Vico C, Cypress Hill, MV Bill, Manu Chao, The Wailers, Ojos de Brujo, O Rappa, Fito Paez e León Greco, entre muitos outros.

Nenhum comentário: