28.1.09

Música, poesia, cinema, teatro, oficinas e celebrações no FSM


A programação cultural do FSM 2009, que acontece dentro do territorio oficial do forum, UFRA e UFPA, começa nesta quarta-feira com espetáculos, abertura de exposições, mostra de cinema e shows nos três palcos principias. O maior deles, na UFRA, vai receber cerca de três ou quatro shows por noite, além de celebrações que começarão no final da tarde entre 17h e 18h, e os palcos da UFPA (campus Básico e campus profissional). Entre os destaques, o espetáculo “Uma luta para através do nosso ritmo resgatarmos os jovens para a dança”, da banda Banda Revolutions, da Terra Firme, a banda Chone, de Curitiba, Trio Manari, de Belém, a Caravana Laborarte, do Maranhão e o grupo Maracatu Vigna Vulgaris, de Fortaleza.

O Maracatu Vigna Vulgaris atualmente é composto por seis amigos, respeitado por procurar difundir o maracatu cearense em toda sua riqueza e tradição. O grupo une a pesquisa de manifestações populares à apresentação, no palco, de diversos sons, instrumentos musicais e linguagens cênicas. Como resultado, não um show, mais um espetáculo para ver, ouvir e balançar o corpo. ´A reação do público é bem diversa. As pessoas chegam até nós para expressar sentimentos como espanto, alegria, motivação, esperança e sentimento de justiça´, afirma o grupo.

No palco da UFPA-Básico serão apresentados entre outros, os shows Desperta Amazônia, de Sinval Correa, a manifestação Marujada dos Timbiras, de Capanema e a banda Los Parias, de Bogotá-Colômbia. No palco da UFPA-profissional, vários outros shows irão reforçar a idéia de um mundo melhor, com apresentações como a de Mestre Ginja e Coletivo da Terra, “Tambores da Terra”, que trará muito carimbó, xote bragantino, marabaixo e retumbão, executados com instrumentos confeccionados pelos próprios músicos, que utilizam elementos da natureza, valorizando a sonoridade tipicamente amazônica.

O palco da UFRA abre, nesta quarta, com uma programação paraense. Às 18h, com o show da Banda Núcleo Base, que traz músicas autorais, com letras que denunciam as desigualdades sociais e os estereótipos impostos pela sociedade. As melodias trazem o característico peso do rock, com grandes influências do groove do jazz e do blues, mas sem esquecer das origens regionais, utilizando ritmos que lembram carimbó.

Em seguida entra em cena o grupo Bris Zaboa, cujo show inicia com a música Soar Desafinado, com tema sobre a percepção da decadência do atual modelo de civilização e a necessidade de renovação. Depois eles tocam Viramar, música que enaltece a natureza. O repertorio, ainda, Outros oceanos, uma homenagem da banda à ilha de Maiandeua (Algodoal). Após mais algumas canções o espetáculo encerra-se com Cora Cura, uma reaproximação do homem à natureza. A noite encerra com a guitarrada e a latinidade da banda La Pupuña.

Auditórios trazem poesia e teatro

As atividades artísticas acontecem simultaneamente nos três palcos, nos auditórios do Setorial Básico 1 e 2 , no campus básico e nos auditorios do Tribunal do Júri e Auditório Señorial Profissional (ao lado do Tribunal do Júri), no campus profissional e no cinema da UFRA.
Nos auditórios serão apresentados espetáculos e manifestações literárias, além da conferencis como a conferencia “A Música Viva da Floresta e Música Psicofísica”, do músico e compositor Albery Albuquerque. A programação pode ser conferida no site do forum www.fsm2009amazonia.org.

Cortejos

Todos os dias também acontecerão cortejos e celebrações ao final da tarde. Nesta quarta estará em cena, entre outros, o Boi Faceiro, o boi de máscara de São Caetano de Odivelas, que sairá pelas alamedas e orla da UFPA e da UFRA.

Oficinas e vivências

Na quinta-feira começam também as oficinas artísticas e vivências, que serão desenvolvidadas durante o dia em salas da UFPA e no Ginásio da UFRA. Para mais informações acesse o site do fórum em www.fsm2009amazonia.org, onde as atualizações da programação estão sendo feitas.

Nenhum comentário: