Contado em forma de cordel pelos atores-manipuladores Adriana Cruz, Aníbal Pacha e Paulo Ricardo Nascimento, que representam uma família nordestina, o espetáculo “Fio de Pão – a Lenda do Cobra Norato” resgata do imaginário popular, a lendária história de uma cabocla que, ao ser conquistada um cobrão embruxado, engravida e dá luz a duas cobras: Norato e Caninana. As duas cobrinhas são bem diferentes uma da outra, sendo Caninana muito má e Norato de alma boa. Esta última, porém, tem um sonho impossível. Quer virar gente.
A encenação é feita com bonecos de pano, que contracenam com Fantoches, Manés-côcos e Brinquedos de miriti, típicos da região norte, numa analogia com o teatro de bonecos popular.
O espetáculo foi concebido através de uma pesquisa sobre literatura de cordel. “Encontramos boas referências sobre a lenda da cobra grande e transportamos esses dados para o espetáculo", conta Paulo Nascimento. A montagem consegue grande empatia com o público, numa dinâmica que já é comum nas apresentações da In Bust.
"Os personagens que mais interagem com a platéia são a Mãe e o Filho. Eles brigam, discutem, emocionam-se e os espectadores acabam tomando partido de tudo", diz Paulo. "É sempre bonito ver como os bonecos são tratados de forma carinhosa pelo público. Eles podem dizer as palavras mais sérias e as mais engraças. Não importa. Quem está assistindo se rende", complementa.
Serviço
O projeto Sábado Sim, Sábado Não, Tem Teatro no Casarão segue temporada , em 06 de fevereiro, com o espetáculo Fio de Pão – a Lenda do Cobra Norato. Às 19h, no Casarão do Boneco. O ingresso continua sendo um brinquedo. Na Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário