5.2.09

Museu do Marajó divulga site na internet e recebe novos filmes para sessões cineclubistas em 2009


O Marajó, que resguarda inúmeras riquezas naturais e culturais, possui em seu coração um dos espaços mais importantes para o fomento à cultura marajoara e repasse conhecimentos tradicionais da região, o Museu do Marajó, localizado na cidade de Cachoeira do Arari.

Fundado de modo informal em 1972, na cidade de Santa Cruz do Arari. Em 1984, foi instalado no prédio de antiga indústria de extração de óleo vegetal em Cachoeira do Arari, onde permanece até hoje. No dia 16 de dezembro de 1981 foi fundada a Associação com o nome de O Nosso Museu de Santa Cruz do Arari. No dia 14 de julho de 1983, na Assembléia Geral dos sócios, foi mudada a razão social, sendo escolhida a nova denominação de O Museu do Marajó.

Informações na internet

Como estas informações acima, há muito mais o que ler sobre as atividades do Museu do Marajó, na intenet, acessando http://www.museudomarajo.com.br/museudomarajo/site/index.php, onde há textos que relatam as histórias de sua fundação. Montar o Museu erguido no meio dos campos do Marajó, em Cachoeira do Arari, foi considerado um ato de loucura à época, ainda mais porque a cidade em que morou o escritor Dalcídio Jurandir, não é como Soure ou Salvaterra, turisticamente mais conhecidas.

“De fato, quando começamos, a cidade tinha um precário acesso pelo rio, não adequado para um projeto turístico deste porte”, diz o trecho de um dos textos do site. “O serviço telefônico era mais que precário, o abastecimento de água também, a energia elétrica só poucas horas por dia, e com muitos blecautes . Para completar: faltam hotéis e outras estruturas complementares...”

“Mas o Museu do Marajó escolheu Cachoeira, recusando ao longo destes anos outras opções tentadoras, porque a nossa filosofia sempre foi dominada por aquele mesmo princípio: a preocupação fundamental pelo Homem, não somente como assunto de pesquisa, mas também como meta e objetivo”.

Movimento cineclubista

Em 2009, o Museu do Marajó está com várias coisas programadas entre elas, a continuidade às atividades do cineclube Marajó. “Nossas sessões tiveram início em fevereiro de 2008 com o acervo próprio do museu, constituído de alguns DVDS cedidos por realizadores e instituições de todo o Brasil”, diz o diretor do museu Paulo Carvalho. “A seguir passamos a contar com parte do acervo da Programadora Brasil em convênio com o IAP”, explica Carvalho.

Esta semana, o Museu do Marajó também recebeu a coleção do Revelando os Brasis e ainda será recebida nova remessa de DVDS da Programadora Brasil, somando ao todo 38 programas. Paulo Carvalho anuncia que em paralelo às exibições serão realizadas oficinas em parceria com o IAP, para estimular a produção audovisual local, que já conta com alguns documentários escolares e outros realizados por colaboradores do museu.

“Estamos caminhando e, em breve, esperamos poder realizar mostra de cinema paraense com a participação de diretores, produtores, artistas e técnicos comprometidos com a difusão do cinema como ferramenta importante para o desenvolvimento de nossa pequena cidade do interior do Marajó”, finaliza.

Nenhum comentário: