20.8.09

Sangue novo no rock paraense no páreo do CCAAFest

Foram quase trinta dias de audições, mas finalmente saiu a lista das bandas que vão concorrer ao CCAA Fest. Este ano, o evento acontece no dia 13 de setembro, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur.

A seleção foi rigorosa, realizada na AM&T – Academia de Música e Tecnologia – e, das mais de 80 bandas inscritas, apenas 15 passaram pelo crivo dos jurados: All Still Burn, Ataque Fantasma, Gestalt´s, Horizonte Neutro, Indústria Vital, Plug Ventura, SK 8, Tio Nelson, Vileta, Myttus, Lapidação Poética, Letrac, Ultraleve, Lirium e The Badelaires.

“O nível das bandas é cada vez melhor, nos mais variados estilos e vertentes do Rock e do Pop, do mais leve e melódico ao mais pesado e brutal”, explica Sidrim. Para ela, a fase das audições demonstrou e revelou novos talentos, e resultou numa disputa acirrada para a classificação das 15 finalistas, decidida nos décimos de pontos, diz Josy Sidrim, da produção do festival.

Kim Azevedo, da AM&T, que acompanhou todo o processo de seleção diz que embora não tenha feito parte do júri que elencou as 15 finalistas, não pôde deixar de também julgá-las. “Como um produtor musical, tive olhos para descobrir novidades, banir mesmices e copiões, e enxergar àquelas que realmente tem musicalidade e futuro para o mercado”, diz.

“Posso dizer que achei o resultado muito bom, diante do cenário musical paraense mesmo sabendo que Belém é um celeiro de excelentes músicos, e devo confessar que senti a falta de algumas destas bandas nesta seletiva”, explica. Ele destaca ainda a participação das bandas Lirium, Tio Nelson, Vileta e Mittus, que considera as grandes revelações deste ano.

Agora, a produção corre para deixar tudo bem no esquema para a maratona de setembro. “Este é o ponto crucial do festival e tudo precisa funcionar perfeitamente: Som, luz, troca rápida de bandas, coleta e apuração de notas”, diz Josy Sidrim que este ano está à frente da produção do evento. De acordo com ela, esta será a melhor das edições do festival que existe desde 2006.

Todas as bandas que participaram dos testes ganharam a gravação de um DVD, já editado com o material da audição. Os DVDs estarão disponíveis a partir do dia 25 de Agosto, na escola AM&T. Para recebe-lo o representante da banda terá que se identificar para protocolar o recebimento do material pela banda.

Na grande final, das quinze finalistas, os três primeiros lugares levam a melhor. O 1° lugar, a gravação de um CD e lançamento pelo selo Ná Music; o 2°, a gravação de um videoclipe, ofertada pela Digital Produções; e o 3°, um vale compras da Loja Foto Keuffer.

Conheça as 15 finalistas

All Still Burns - Formada no início de 2006 (em meados de maio) por um grupo de amigos adeptos de um som pesado, foi então que surgiu a All Still Burns com afinação pesada, pitadas melódicas e pegadas fortes que variam do metal core ao death metal melódico, e esta ate os dias atuais passando por profundas transformações em busca de sua essência musical, e em 2009 apresenta sua 4ª formação.

Ataque Fantasma – Com influências que transitam pelo rock de garagem , new wave e folk rock, a banda tem em sua formação músicos conhecidos do público paraense, Elder effe, voz e violão e Pablo campos, contrabaixo, são ex- integrantes da Suzana flag, Regi Cavalcante, bateria, veio da clássica banda de rock Norman bates, o grupo ainda tem, na guitarra, Nata Andrade que, junto com Elder, integram o “Jonhy Rockstar”.

Gestalt’s - Com apenas três integrantes, é formada por, Joel Xavier (guitarra e vocal), Amilton Júnior (bateria) e Danilo Maués (baixo) é uma banda de rock independente, que não visa rotular-se e sim fazer um som pesado de consistência e conteúdo. Busca o diferencial tentando conciliar riffs de peso, com melodias marcantes e letras reflexivas. A banda traz conteúdo musical e literário baseado na observação do cotidiano da periferia, nas enormes barreiras sociais a serem derrubadas.

Horizonte Neutro - A banda surge em 2005, sem muita experiência ou estrutura, tinham muita dificuldade para fazer um bom ensaio, mas assim, com apenas dois violões, um microfone (de DVD), e uma pequena caixa amplificada (emprestada) tocavam covers de bandas no estilo pop rock. Hoje com nova formação, e com uma certa maturidade integram um projeto cultural no bairro da Marambaia, tendo como foco abrir espaço para apresentações artísticas em geral, e ajudar na divulgação de novas bandas.

Indústria Vital - A influência musical da Indústria Vital vem de todos os lados, desde os ícones de 60 como Beatles e Beach Boys até o som alternativo de Catherine Wheel, Adorable, Weezer e Superdrag. E foram dessas influências que nasceram “Lisa Mandou um Beijo” e “A Carta”, canções que embalaram os que esperavam músicas com, no mínimo, refrões decentes.

Lapidação Poética - O Movimento Cultural Lapidação Poética é uma organização cultural que objetiva a exposição de obras de poetas em fase de evolução artística, abrangendo as vertentes das poéticas literária, através de varal; visual, através da itinerante Galeria Lapidarte; e musical, por intermédio da Banda Lapidação Poética.

Letrac - Influências baseadas em Motorhead, Down, Alabama Thander Pussy, Spiritual Baggers, Unida, Rammstein, Soundgarden, Matanza, Chico Science, entre outros stoners da vida. Um emaranhado de estilos que acabaram terminando em visões que tendem a explorar letras do nosso dia a dia, na forma mais humana possível, proporcionando um show empolgante, pesado e acima de tudo rock'n roll.

Lirium - O Rock progressivo volta a viver seus tempos de ousadia.!!! Tendo como base a própria diversidade de formação musical dos integrantes, desde o Metal pesado, musica clássica até o complexo jazz fusion e a paixão pela música acima de tudo, o Lirium apresenta o Rock com uma cara nova, um contexto moderno, original, e por que não regional?! As letras da banda representam, ainda que não neste mundo, metáforas da realidade humana, coisas boas, ruins, questionamentos sobre princípios e valores. Nossa contemporaneidade mostrada por uma perspectiva diferente.

Plug Ventura - Baladas rock para ouvir, dançar e vibrar. Esse é o som da banda, que estreou em 2008 durante o lançamento do Portal Fora do Eixo, em Belém, um dos mais importantes sites de música independente do Brasil. Formado pelo quarteto Dangle Freitas, no baixo, Fabrício Cruz, na guitarra, Lucas Padilha, na voz e guitarra, e Marcos Bremgartner, na bateria, o Plug Ventura possui uma musicalidade marcante, bem rock 'n' roll e distante da euforia das bandas adolescentes.

SK8 - Manda Hardcore e Pop-Punk. Foi criada no inicio de 1997 quando o vocalista Jorlan conheceu o Jaime aprendendo a tocar bateria, então propôs a idéia de montar uma banda. O nome da banda se deu pelo fato de que Jorlan andava de patins e Jaime de skate, também por suas influências musicais do hardcore californiano optaram pelo nome SK8. Com 10 anos de estrada já passou por modificações antes da formação atual, hoje formada por 5 integrantes.

The Baudelaires - A banda é capitaneada por Andro e Marcelo Kawahge, que depois de uma overdose de Teenage Fanclub resolveram criar a primeira banda de power pop de verdade da cidade. The Baudelaires é o sopro da nova safra de bandas paraenses sem trazer muitas novidades ou compromissos com a língua mãe, mas fazendo um rock simples, bem cantado, bem tocado e apostando em backing vocals.

Tio Nelson - Formada por cinco integrantes – Danilo Gato e Thiago “Amaral” nas guitarras, Ariel Andrade no baixo, Raphael “Toupeira” na bateria e Flexa nos vocais – a banda Tio Nelson, há mais de dois anos, conquistou seu espaço na noite paraense. Com o repertório variado com músicas autorais e covers, cativam o público de variados estilos e faixa etária do início até o “bis”, por seu jeito peculiar de fazer música de qualidade.

Ultraleve - Formada por Andreiza (Violino), Bruno Monte (Baixo), Ismael (Percussão), Israel (Percussão), Jessica Pantoja (Trombone), João Paulo (Bateria), Nana Sayuri (Violino), Thiago Magalhães (Guitarra), Wilson Jr (Voz e Guitarra) e Yuri Laurent (Saxofone), a banda mistura ritmos, desde samba, rock, reggae e carimbó até o bolero. Desenvolvendo assim uma nova roupagem para os diferentes estilos musicais.

Vileta - Formada por amigos que juntaram um baixista, um baterista e dois guitarristas, todos com seus projetos particulares, como se fosse uma brincadeira do destino. Hoje a banda tem músicas autorais e originais inspiradas em grandes nomes do cenário musical, nacional e internacional. A banda busca não se limitar à apenas um estilo, ou tipo de possibilidade sonora e, por esse motivo, ora soa pesada (com distorções abertas e texturas amplas), ora soa calma. As composições falam sobre estados do homem quando levado a situações limite de loucura, amor, ódio e tudo mais que possa tirar nossas vidas do comodismo rotineiro.

Serviço
Os DVDs das audições estarão disponíveis a partir do dia 25 de Agosto, na escola AM&T. O representante da banda terá que se identificar para protocolar o recebimento do DVD da banda. Mais informações: AM&T - 3212-0251 ou 3089-1050 ou amt@orm.com.br ( Kim ou Ilson ). A grande final do CCAA Fest será dia 13 de setembro, no Teatro Margarida Schivazappa do Centur.

Nenhum comentário: