4.7.11

Férias cinematográficas para São João da Ponta

O município recebe a partir de hoje as oficinas do projeto Em Foco direcionadas aos jovens moradores da cidade. Localizado na micrioregião do salgado paraense fazendo divisa com São Caetano de Odivelas, Vigia, Curuçá e Terra Alta, São João da Ponta é bastante procurada por suas praias e diversos balneários.

Na sua primeira edição, realizada em outubro de 2010, o tema trabalhado na capital paraense foi O Negro e Belém. Da oficina saíram três curtas, ainda inéditos, sobre a cultura afro-brasileira: Som dos Tambores, Coisa de Preto e Tocas do Reggae. 

Novamente contemplado pelo Edital Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal, nesta segunda edição , o projeto Oficina em Foco vai utilizar, como tema, das duas oficinas que serão ministradas, o Olhar Ribeirinho.  Em São João da Ponta, os alunos vão roteirizar, dirigir e produzir filmes sobre a influência e importância do rio em suas vidas, seja como fonte de sustento, meio de trabalho, ou até mesmo na inspiração de sua arte. 

Com coordenação geral de Walério Duarte, o projeto, que tem como objetivo democratizar o acesso à produção audiovisual através de oficinas práticas de realização foi contemplado pello edital do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, e da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

Walério é diretor, roteirista e produtor, responsável por trabalhos como o documentário "Camisa de Onze Varas", dos curtas 35 mm de ficção "Açaí com Jabá" e “Eleanor”, e da animação em stop motion “Eclipse”, além de já ter ministrado diversas oficinas de audiovisual.

Nesta segunda edição, a oficina Em Foco também conta com o apoio da prefeitura Municipal de São João da Ponta e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

Serviço
Oficina em Foco: Olhar Ribeirinho - realização audiovisual gratuitas. De 04 a 15/07, sempre a partir das 9h (para jovens acima de 16 anos), na Escola Profª Antônia Rosa, em frente à Praça São João Batista - Município de São João da Ponta. Mais informações: oficinaemfoco@gmail.com e http://oficinaemfoco.blogspot.com/

Nenhum comentário: