12.7.11

Imagens de Marc Ribou no Museu Histórico do Pará

Com mais de 50 anos de carreira, o fotógrafo Marc Ribou registrou intensamente a vida nos mais diversos cantos do mundo. Ribou terá sua obra exposta na Galeria Antônio Parreiras do Museu Histórico do Estado do Pará, numa parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais com Aliança Francesa de Belém. A exposição tem abertura nesta quarta-feira, 13, às 19h.

A mostra reúne 60 fotografias do francês que influenciou uma geração inteira de fotógrafos em todo o mundo. Marc Riboud nasceu em 1923 na cidade de Lyon. Durante a Exposição Universal de Paris, em 1937, realizou suas primeiras fotografias com o pequeno Vest-Pocket que seu pai lhe dera por ocasião de seus 14 anos.

Em Paris conheceu Henri Cartier-Bresson, Robert Capa e David Seymour, os fundadores da Magnum Photos. Em 1953 ele era um membro da organização. Sua capacidade para capturar momentos fugazes na vida através de composições poderosas já era aparente.

Uma imagem tirada por Riboud em 21 de outubro de 1967, está entre as mais célebres. Captada em Washington, onde milhares de ativistas anti-guerra tinham se reunido em frente do Pentágono para protestar contra o envolvimento dos EUA no Vietnã, a imagem mostra uma jovem, Jan Rose Kasmir, com uma flor em suas mãos e um olhar gentil nos seus olhos, em pé na frente de vários rifles em punho de soldados estacionados para bloquear os manifestantes.

Dos anos 50 aos dias de hoje, Riboud capturou imagens da China, Tibete, União Soviética, Vietnã, Oriente Médio e África. Seu trabalho foi exposto em diversas cidades pelo mundo, como: Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong e Bilbao.

A exposição estará aberta à visitação de 14 de julho a 18 de setembro, de terça a sexta-feira das 10h às 18h e sábado/domingo das 09h às 13h.

(com informações da assessoria de imprensa da Secult/Augusto Pacheco)

Nenhum comentário: