15.12.12

Proex lança nova edição da revista Tucunduba

Com mais de 80 páginas, trazendo a reflexão da comunidade acadêmica sobre arte e cultura na Amazônia, a publicação será lançada dia 17 de dezembro (segunda-feira), às 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes. A distriuição é gratuita e a programação ainda conta com a apresentação do Coro Lírico formado por alunos e professores da Escola de Música da UFPA. 

A convidada desta edição é a Superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-Pará), Maria Dorotéia de Lima, que assina um texto sobre os 30 anos de atuação da instituição no Estado. Contemplando as diversas formas artísticas e culturais, sete ensaios sobre artes cênicas, literatura, pedagogia, artes visuais e memória e patrimônio compõem a revista.

O editor, Sergio Palmiquist reforça procura da comunidade acadêmica pelo edital da publicação, sendo esta uma das edições mais trabalhosas. “Além do volume de ensaios com qualidade, o projeto gráfico tanto da capa, quanto do interior também vieram compor para o resultado final bem elaborado. Foram tantos trabalhos inscritos que somente com os pré-selecionados já era possível outra publicação”, explica. A versão Online estará disponível a partir do dia 17.

Concerto Lírico -  Sob a regência do maestro e professor da Escola de Musica da UFPA, Vanildo Monteiro, o coro formado por 40 vozes entre alunos e professores da EMUFPA faz uma apresentação com repertório de óperas famosas em que o coro é destaque. Diferente dos corais mais tradicionais, eles fazem uma performance artística e usam adereços que completam o visual cênico. 

Entre os solistas convidados, a soprano e professora de música Dione Colares e Antônio Wilson Azevedo que interpretam árias de óperas como “Cavalleria Rusticana” de Mascagni, “Gianni Schicchi” e “La Bohème” de Puccini, “La Traviata” e “Nabuco” de Verdi, e “A Viúva Alegre” de Lehàr. Fazendo o acompanhamento dos cantores, a pianista e professora Ana Maria Adade. 

Serviço
O Lançamento do 3º volume da Revista Tucunduba tem entrada gratuita e acontece no dia 17 de dezembro (segunda-feira), às 17h, no Centro de Evento Benedito Nunes, localizado na Cidade Universitária José da Silveira Neto (Av. Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá). 

(Informações da assessoria de imprensa da DAC/PROEX)

Um comentário:

Raphael Freire disse...

Muito legal a 3ª edição da Revista. O link para a versão online: http://proex.ufpa.br/DIRETORIO/PUBLICACOES/DAC/REVISTA%20-%20TUCUNDUBA%203%20-%20WEB.pdf