8.11.16

Coletivo realiza residência artística no Porto do Sal

Fotos: Débora Flor
Nesta quinta-feira (10), artistas de Belém, São Paulo, Porto Velho e Recife compartilham as primeiras impressões sobre a vivência iniciada este mês no Porto do Sal, área portuária e periférica da capital paraense.  O grupo participa de bate-papo aberto ao público no auditório da Casa das Artes, às 19h, com entrada franca.

Os artistas foram selecionados por meio de edital contemplado pela Funarte, no projeto "Margens: Encontros e devires sobre o rio", do Coletivo Aparelho. O encontro “Residência Artística Margens - Primeiras impressões” reúne Marie Carangi, de Recife (PE); Gabriel Bicho, de Porto Velho (RO); Ulysses Bôscolo, de São Paulo (SP); e Raphíssima, de Belém (PA). O quarteto iniciou residência artística no dia 1º de novembro, e, na oportunidade, se apresenta ao público e fala sobre as primeiras impressões e experiências no Porto do Sal e do contato com os artistas do Coletivo Aparelho, que também estarão presentes no bate papo.

O projeto “Margens” será apresentado ao público com o lançamento do teaser do Coletivo Aparelho, composto também por Josianne Dias, Vivian Santa Brígida, Verônica Limma, Débora Oliveira, Elisa Arruda, Raimundo Carvalho, Luiz Júnior, Pâmela Carneiro e Manoel Pacheco. O encontro será conduzido pela artista visual Elaine Arruda, que integra o Aparelho, e terá mediação da curadora Ruli Moretti, que acompanha os residentes.

A proposta da residência é somar novos artistas à experiência iniciada em fevereiro de 2015 pelo Coletivo Aparelho, que desenvolve um projeto de arte e cidadania no Mercado do Porto do Sal e seus arredores, promovendo atividades educativas com a comunidade e ocupações artísticas, que versam com múltiplas linguagens, estabelecendo dinâmicas com os trabalhadores, artesãos e moradores da região. 

“Nossas ações são atravessadas pelo intuito de democratização da arte, cuja presença é negociada pelas relações por ela estabelecidas. Nosso interesse é provocar encontros que desdobrem-se em trocas, estranhamentos, inquietações”, diz Elaine Arruda.

Residentes - Até o dia 5 de dezembro, os artistas irão habitar uma casa situada na região do Porto do Sal. Os quatro selecionados pelo projeto são oriundos de distintas regiões do país, e desenvolvem múltiplas propostas artísticas, o que potencializa a singularidade das conexões que poderão culminar deste encontro.

Marie Carangi, de Recife (PE), é arquiteta e trabalha com performance, vídeo, instalação e som. Ela conta que a sua vivência na Amazônia urbana será guiada, sobretudo, pelos ouvidos. "Ecos dos ventos, dos bichos, das águas, dos ancestrais. Me interessa primeiramente percorrer estas paisagens e situações através da escuta".

Gabriel Bicho é fotógrafo de Porto Velho (RO). "A fotografia estará presente no desenvolvimento da residência para construções de possíveis narrativas com a finalidade de culminar em séries que possam traduzir e/ou resgatar aspectos importantes da vida do Porto do Sal, sempre com o intuito de problematizar questões acerca do povo da região", diz.

Vindo de São Paulo (SP), Ulysses Bôscolo trabalha há 16 anos com gravuras em metal, xilogravuras e pinturas. "Meu objetivo com a viagem é mergulhar no Porto do Sal e tentar extrair estampas, imagens e relatos, algo deste arquivo que carregamos todos os dias nas ruas e que podemos levar (e sobretudo deixar) entre as pessoas do lugar".

Raphaella Marques, a Raphíssima, é de Belém. Vinda da Comunicação Social, a artista traz o ímpeto de investigar a realidade da Amazônia. "Tudo que crio é consequência de infiltrações pelos caminhos de rato do abandono social de uma cidade à ribeira da história. Minha relação com a palavra me fez uma jornalista-artista, minha relação com a cidade me faz uma artista-pesquisadora".

O calendário de atividades da ação traz conversas abertas e atividades públicas oferecidas pelos artistas residentes. Em dezembro, haverá a Ocupação Final do Porto do Sal com o resultado do projeto. 

Serviço
Encontro “Residência Artística Margens - Primeiras impressões”, com os artistas residentes do Porto do Sal, nesta quinta-feira, 10, às 19h, no auditório da Casa das Artes, localizada na Praça Justo Chermont, 236, bairro de Nazaré, em Belém.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: