3.11.16

In Bust te convida para o velório de "Dona Pereira"

Segunda-feira, 31 de outubro, 2016. O convite da In Bust Teatro com Bonecos, para o velório de Dona Pereira veio pelo WhatsApp, sem muitas explicações, e para “poucos convidados. Quer ou não?”. Quero, claro. E lá estávamos para a vigília de de "Dona Pereira". Na hora marcada, às 20h16, os portais do Casarão do Boneco se abririam. Quem chegou antes, ficou aguardando. Sentadinha em sua cadeira na calçada da Rua 16 de novembro, uma senhora de véu negro pede para aguardar e te entrega um cartão com itinerário do cortejo para o enterro.

A cena de rua faz parte do novo espetáculo da In Bust Teatro com Bonecos, em parceria com os Produtores Criativos. Em construção, a intervenção performática, inicia na rua e se desenvolve ao longo de todo o Casarão do Boneco, aproveitando desde sua entrada, o pequeno jardim amazônico, suas janelas e, claro, o anfiteatro dos Tajás, onde acontece o velório. Luz muito baixa, proporcionando o contraste e ar sombrio da encenação. 

Os atores recebem o público, apresentando curtas cenas que se ligam ao universo mágico e sombrio da Matinta Pereira. Aníbal Pacha, Adriana Cruz, Fafá Sobrinho, Cristina Costa, Thiago Ferradaes, Lucas Alberto Cunha, Nanan Falcão e Andrea Rocha, às vezes se entrelaçam em suas estações, até que todas as personagens se encontram no anfiteatro para velar com os convidados, uma figura ilustre... 

Do folclore da região norte do Brasil, também conhecida como Mati-Taperê e Matinta Perera, a personagem  é representada por uma mulher idosa e assustadora que veste uma roupa escura e velha. De acordo com a lenda, a Matinta passa as noites e madrugadas pelas ruas assoviando de forma estridente, amedrontando as pessoas. 

Dizem também que busca por tabaco e se não lhe derem, sai de perto, ela perturba até endoidecer o outro. Dizem ainda que ao morrer, antes a Matinta tem que passar para outra pessoa o fado de ser... Matinta.

A In Bust e os Produtores Criativos fizeram uma apresentação de “Dona Pereira”, no dia das bruxas, para convidados e, a partir desta quinta-feira, 3, e sexta-feira, 4 de novembro, abre seu experimento ao público. O Casarão do Boneco fica na Rua 16 de Novembro, 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas. Haverá sessões também nos dias 17 e 18 de novembro, sempre às 20h16. Em ponto. Ligue antes, são poucas vagas: 989324170. Quem quer? 

Nenhum comentário: