23.9.17

10 bandas e Far From Alaska na noite de seletivas

Kikito, Inesita, Joana Marte, Andro Baudelaire, Baheu, Nathália Petta, Antônio de Oliveira, Lambada Hit Combo, Feira Equatorial e Dois na Janela. Eles foram os mais votados pelo júri nesta fase e vão concorrer às quatro vagas para o Festival Se Rasgum que será realizado em novembro. Além deles, a noite de hoje conta com show da banda Far From Alaska (RN). A programação inicia às 20h, no espaço Insano Marina Club. O ingresso custa R$ 20,00.

Foram cerca de 150 bandas inscritas, a maioria de Belém, entre veteranas e formações bem recentes, várias delas com carreira iniciada entre 2014 e 2016. Vários estilos, uma diversidade que se percebe refletida na obra dos dez artistas que se apresentam neste sábado.

“Acreditamos que dessa forma é possível estimular que novas bandas possam surgir e se apresentar com infraestrutura profissional de palco e luz para mostrarem seu som da melhor maneira possível”, diz Marcelo Damaso, organizador e idealizador. 

A noite inicia com a apresentação das dez bandas. O júri terá trabalho, pois há qualidade em todos os trabalhos selecionados, uma missão que também não foi simples para o júri formado pelo produtor do Festival Noites do Norte de Manaus (AM), Erick Omena; e  Mancha, produtor do Festival Fora da Casinha (SP) e da Casa do Mancha, também de São Paulo, além de mim.

Logo após a apresentação dos dez selecionados, a banda convidada, Far From Alaska, do Rio Grande do Norte, sobe ao palco pela primeira vez em Belém.  Trazendo um som entre o stoner, indie e hard rock, a banda potiguar, formada em 2012, tocou no Festival Planeta Terra e gravaram o primeiro disco “modeHuman”, que em 2014 foi considerado um dos melhores álbuns brasileiros.

Formado em 2012 na capital potiguar de Natal, o grupo de rock Far From Alaska nasceu da união de ideias e influências dos amigos Emmily Barreto (vocais), Cris Botarelli (Steel Guitar, Sintetizador e vocais), Rafael Brasil (guitarra), Edu Filgueira (baixo) e Lauro Kirsch (bateria). 

Antes que termine o show, a organização do Festival Se Rasgum vai anunciar o line-up completo do festival, que ocorrerá entre os dias 13 e 18 de novembro, em diversos espaços de Belém, com shows, ações formativas e mostra de cinema. 

Eles estão no páreo - conheça

Andro Baudelaire - Há mais de 10 anos presente na cena musical paraense, Andro Baudelaire traz na bagagem shows nacionais e internacionais com as bandas Vinyl Laranja e The Baudelaires. 

Em 2016, lançou o primeiro trabalho solo, intitulado “Sampleando Tchaikovsky”, resgatando suas origens e lançou, este ano, seu segundo disco: "Egrégora", no qual segue flertando com ritmos paraenses de um jeito peculiar. Paralelamente, produz e grava com novos artistas, contribuindo para a constante renovação da cena local.

Antonio de Oliveira - Antônio de Oliveira surge como uma nova geração musical de sua família já bem firmada na área, trazendo uma vertente moderna e política, suas músicas evidenciam influências do pop e de sonoridade popular, com letras de apoio aos movimentos sociais, em especial as questões LGBTS+. 

Como compositor e cantor, lançou em novembro de 2016 seu EP “O Bloco Aqui Pra Você Ó”, com cinco músicas autorais e parcerias de peso, como a de Toni Soares, em “Viva o Moço”, cujo clipe, dirigido por Fernanda Brito Gaia, foi lançado recentemente.

Baheu - Assinando seu primeiro EP “Ilusões”, Baheu entra na lista de projetos autorais de Belém que estão despontando em 2017. As composições de Matheus Bahia (voz e teclados) trazem a animação dançante das batidas e o romantismo alegre do pop, resultando em um som com identidade marcante para a nova geração de músicos paraenses. Baheu define o seu som como um pop dance que transparece suas referências que vão de Skank a Bruno Mars.

Feira Equatorial - A Feira Equatorial se destaca ao fazer uma MPB que dialoga com rock progressivo, tropicalismo, música popular paraense e amazônica, e ainda com a sonoridade e timbre da música mineira. 

O grupo surgiu em 2015 e se faz presente na cena local com apresentações em diversos espaços culturais. Este ano, a Feira lançou seu primeiro EP “Paná”, que traz quatro faixas e também um clipe. A banda já prepara seu mais novo álbum "A Outra Página do Tempo".

Dois na Janela - Diretamente de Abaetetuba (PA), a banda Dois na Janela foi criada em 2013 e já marcou presença em diversos festivais paraenses como o Mongoloid Festival, Festival Arte Pela Vida, Rock Rio Guamá entre outros, tudo isso em paralelo com a gravação do seu primeiro EP intitulado “Formiga” que será lançado em novembro de 2017. O atual repertório apresentado pela banda viaja do rock à nova mpb, do reflexivo ao visceral, trazendo para complementar letras fortes e arranjos profundos, uma mistura feita de sensações. 

Inesita - Natural de Belém do Pará, Inesita foi integrante da banda “A República Imperial”, uma das vencedoras das Seletivas Se Rasgum em 2014. No baixo, já tocou com Sammliz, Liège, A Trip To Forget Someone, Elder Effe, O Meio do Mundo, entre outros artistas e bandas. Com formação em música pela UFPA e trazendo diversas experiências no mercado paraense, a baixista lança este ano, o primeiro trabalho, o EP “Normal de Pedra” em 2017, com produção de Léo Chermont, da STROBO. 

Joana Marte - Juntos desde 2015, Joana Marte é marcada pelo rock psicodélico moderno que traz sons experimentais, guitarras e modulações no meio das produções, demonstrando bem as características do estilo. 

A banda traz na bagagem diversos shows, dentro e fora do estado, apresentando ao público letras sobre a realidade das relações interpessoais e pessoais, acompanhadas por grooves de baixo e bateria, e temas de teclado. O constante amadurecimento do grupo culminou no seu primeiro álbum, “Distante do Irreal”, ainda inédito.

Lambada Hit Combo - Os amigos Andrea e Camillo resolveram fazer um som por diversão e vendo que a química rolou, batizaram o projeto como “Lambada Hit Combo”. Com influências que são misturas inventadas pela dupla, como “Death Brega”, “Brea Pop”, “Psicocumbia” até o “Carimbó New Wave”, eles lançaram em 2016 o Ep “Caqueado Revestrés”, produzido de Diego Fadul e com participação de vários artistas paraenses. Atualmente a dupla conta com Deni Melo na bateria que substitui o carisma de Andrea, que ainda faz parte da banda porém não poderá participar das Seletivas Se Rasgum.

Kikito - O primeiro EP “Aquela velha canção, cultivei em movimento” traz as três músicas que mais se encaixavam na identidade que o projeto revelou, escolhidas para ser o cartão de visitas da banda estreante. Misturando elementos clássicos do rock, com synths de música eletrônica, o grupo optou pelo minimalismo em seu primeiro registro.

Nathalia Petta - O primeiro EP "Não Por Você" foi feito a partir de um pequeno caderno com poesias e outras inquietações da cantora e compositora Nathalia Petta. Trazendo um requintado rock pop alternativo com influências de sons como The Kills, The Dead Weather, PJ Harvey, Garbage, Hole, Placebo, a sonoridade é suja e com muita atitude. As letras trazem temas como a força da mudança, os questionamentos sociais, feminismo e liberdade.  

Serviço
As Seletivas Se Rasgum têm patrocínio da Estácio via Lei Tó Teixeira. Neste sábado, 23, a partir das 20h, no espaço Insano Marina Club - Rua São Boaventura, 268 - Cidade Velha/Belém. Ingressos: R$ 20,00, na bilheteria ou online no sympla.com.br/serasgum. A 12ª edição do festival tem patrocínio da Oi através da Lei Semear de incentivo à cultura, do Banco da Amazônia através da Lei Rouanet. 

Nenhum comentário: