1.12.18

A 24ª edição do Circular está em clima sustentável

O Circular Campina Cidade Velha chega a sua 24ª edição, no domingo, 2 de dezembro, celebrando conquistas e realizações. Este ano, além das edições, o projeto ter recbido o 31º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, uma das principais premiações de reconhecimento do Iphan às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, e também realizou o Fórum Circular – Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade, realizado em setembro, agregando diversos segmentos sociais e academia para conhecer diferentes experiências relacionadas às grandes intervenções urbanas, patrimônio cultural.  Ao final foi criada uma CARTA MANIFESTO, que pode ser lida e assinada no site da Avazz.Org (http://bit.ly/2ysaQqB).

Nesta edição derradeira do ano, o Circular traz novos parceiros. Desta vez, entra na circulação um novo espaço cultural na cidade, o Studio FDEZBelém, situado na Praça do Ferro de Engomar, onde ficava localizado o lendário Bar 3 x 4, marco do surgimento da Fotoativa em Belém. Na sua programação oferecerá ao público, como principal atividade, a educação através da linguagem fotográfica digital e suas vertentes. 

Na Galeria estará a exposição “Sob a Luz”, na loja, tem blusas, bolsas, camisas, etc. Na Praça, um FotoVaral de temáticas livros será atração, além do Studio Aberto, oferecendo exercícios práticos de ensaio fotográfico à luz do dia. Também haverá uma aula aberta sobre o tempo na fotografia, com participação da bailarina e professora de dança Nanssy Brandão, da Ballare Escola de Dança.

Foto: Otávio Henriques
O Instituto Histórico e Geográfico do Pará, localizado no histórico Solar do Barão do Guajará, um prédio belíssimo, situado na Praça D. Pedro I, entrou na circulação e abrirá com visitações e uma palestra sobre história da arte, em que será abordada a restauração da tela de D. Pedro I, de autoria de Manuel Pastana.

A Lojinha do Instituto Peabiru, inaugurada recentemente, está dentro do projeto a partir desta edição, reforçando as ações do bairro do Reduto, junto à Casa do Fauno. O novo espaço abrirá pela manhã com exposição de seus produtos, café da manhã, bate papo e um cortejo pela parte da tarde, seguido da apresentação do grupo Nação Ogan.

Outra boa nova desta edição é a programação vasta que o Largo de São João vai receber, com a participação de oficinas do Bike Anjo Belém, CIURB, Laboratório da Cidade e Verde Cidadão. Não deixe de visitar esta charmosa pracinha que fica na frente da Capela São João, uma jóia rara da nossa arquitetura. A programação inicia pela manhã com Yoga, venda de produtos dos Microempreendedores da Passagem do Carmo, Oficina de plantio e distribuição de mudas e muita brincadeira de rua. Leva a molecada que todos vão adorar.

Diversão e opções de presentes sustentáveis

O Espaço Cultural Banco da Amazônia traz uma programação variada e já em total clima natalino. Logo cedo pela manhã tem Aula de Ginastica e Ritmos para manter a saúde em dia, apresentação do Auto de Natal do Notáveis Clowns, Coral Vozes da Amazônia e às 11h, Pocket Show de Arthur Espíndola.

Na Associação Fotoativa, a programação é diversa e inicia pela manhã com yoga e café da manhã, seguindo o dia com oficinas, brechó, economia criativa, com a Da Tribu, comidinhas, Feira Marca D’Água, com impressos e publicações independentes, mesa de debate “Palavra: grito de guerrilha”, com participação de Bruno Passos (bike-som ludibriosa - viramundo), Priscila Duque (canto e poesia) e Paulo Meira (Rádio Catimbó), com mediação de Débora Oliveira (Coletivo Aparelho). Também haverá relato de experiência com Slam - Dandaras do Norte e música ao por do sol, com Lariza e João Urubu.

No Espaço Cultural Valmir Bispo Santos tem um Bazar Cultural recheado de novidades e presentinhos sustentáveis. E também tem comidinhas de origem orgânica com a Toró Gastronomia, além de lançamentos da Pizza de Jambú. Delícia!

Na Kamara Kó Galeria também novidade. Além da 7ª edição da exposição fotográfica “Coletivo de Dezembro”., que tem como objetivo facilitar o contato do público em geral com o mundo do colecionismo artístico, o espaço também estará inaugurando em suas instalações a Lojinha da Kamara Kó Galeria. Serão oferecidos Múltiplos de Arte de Andréa Feijó, Flavya Mutran, Guido Elias, Ionaldo Rodrigues Lucas Negrão, Paulo Meira e Pedro Cunha. A ideia é oferecer objetos pensados para serem produzidos em série, sem que exista uma peça original, mas que contenha a ideia que o artista quer propagar.

Tem sebo de livros na circulação, com a participação do Relicário, espaço que se dedica a celebrar a paixão literária, oferecendo um acervo de mais de 5 mil itens, incluindo raridades entre seus materiais, como um álbum de Belém de 1908.

A sede social da Assembleia Paraense abre com a exposição ARTEPHOTOCLUBE AP, que traz trabalhos de autoria de associados integrantes do coletivo Photoclube AP, além de obras de artistas plásticos paraenses. A exposição que apresenta uma diversidade de obras em desenho, pintura, gravura e fotografia tem um caráter de bazar filantrópico, com a venda dos trabalhos doados por esses artistas convidados destinada às obras assistenciais de uma instituição.

No Ouriço Arte e Bar haverá o estímulo ao desapeg, com a participação doo Bazar Zen e do Bazar Olê Olá, que se fundem com a proposta de brechó alternativo e itinerante. Em tempos que roupas e acessórios são produzidos, consumidos e descartados com muita rapidez, mudar um pouco a ordem desse ciclo e reintroduzir esse material no mercado é uma maneira para minimizar desperdícios. Também haverá oficinas e programação musical com os Djs Bruno Titan e Ian Vieira tocam brasilidades.

Para matar a fome, ouvir, passear e conhecer

Foto: Otávio Henriques
Nesta edição, termos a participação do Arquivo Público do Estado do Pará, onde o público poderá conhecer um pouco mais da história desta importante instituição arquivista, assim como dos documentos que estão sob sua guarda. Além disso, quem visitar o prédio vai poder conferir uma exposição montada somente para esse dia, vai ver também a exposição de 30 iconografias que formam uma coleção pertencentes à documentação manuscrita dos períodos colonial e imperial da história do Pará.

Também abrem para visitação o Centro Cultural Da Justiça Eleitoral e o Centro Cultural Sesc Boulevard, que traz o espetáculo "Risos&Sabores", com os palhaços Black e Estrelita, que embarcam em uma deliciosa aventura sobre o quanto é bom se alimentar bem e praticar atividades físicas. O Sistema Integrado de Museus também está na edição, abrindo para visitação, gratuitamente, das 9h às 13h, o Forte do Presépio, o Museu do Círio, o MEP, e a Corveta Museu Solimões.

Para matar a fome, além das comidinhas oferecidas na maioria dos espaços que integram a circulação, também abrirão nesta edição os Restaurantes Dona Joana e Retiro da Sé, um na Campina e outro na Cidade Velha, onde também o Bar do Rubão oferece iguarias bem paraenses além da sua famosa comidinha de boteco. Outro Bar Restaurante na circulação é o Nosso Recanto, na Praça do Carmo. A Tapioquinha da Dona Clea, na Carlos Gomes, 55, também estará aberta com suas deliciosas tapioquinhas, cuscuz e empadas, entre outros itens.

Na Discosaoleo tem três pockets shows. Começando às 11h, com o grupo de carimbo Caruana, um projeto experimental que mistura ancestralidade dos tambores com o som universal contemporâneo, e seguido pela parte da tarde com shows de Camila Barbalho e Nathalia Petta.

E temos também ROTEIROS GEO-TURÍSTICOS sbre a Belle Epoque. O ponto de saída será da Praça da Sereia, em frente ao Cinema Olímpia, às 8h30. O projeto é realizado pela Faculdade de Geografia e Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPA. A ação promove caminhadas a pé gratuitas no Centro Histórico de Belém, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém.

Pura arte em circuitos colaborativos

Na Cidade Velha abre o Ateliê e Galeria Jupati. Administrado pela fotógrafa Ursula Bahia, reúne fotografia, artesanato, apresentação de música, performance e também espaço de trabalho colaborativo, oficinas além de hospedarem temporário pelo aplicativo Airbnb. Na programação deste domingo, entre outras atrações, terá duas exposições “Maria - Um Olhar Feminino Sobre o Círio”, coletiva de fotografia, e “Encontros e Afetos”, do fotojornalista Paraibano Mano de Carvalho.

Também haverá oficina, bate papo, apresentação de Circense – Palhaço Espoleta, musical com Ian Lemos & Henrique Souza e infantil “Cantos de Encantaria”, com Renato Torres e Carol Magno. No encerramento, o show será de João Urubu. Além da programação cultural, haverá uma feirinha repleta de opções para presentear neste natal. No Ateliê do Zoca/Papel Na Amazônia você também encontrará sugestões ótimas para presentear.

O Coletivo Aparelho, na ocupação artística no Mercado do Porto do Sal, traz contação de história “Cadê a estrela da árvore?”, com Patrick Marques e o espetáculo teatro “Tomara que não Chova”, com a Cia. Los Gaiatos. (Palhaço Bolonhesa, Palhaço Trapo e Palhaço Provisório Porenquanto). Tudo pela manhã atendendo o público infantil.

Ainda pela manhã haverá a I Mostra de audiovisual com a exibição de “Porto de Memórias”, um filme produzido no Porto do Sal, “Uma aventura no celular e outros parangolés”, além de curtas de animação. A partir do meio dia, a roda é de choro com o Mercado do choro, mas também Vivências “Narrativas visuais” (práticas envolvendo a produção de imagens e textos, enredos, histórias para vídeos do núcleo de audiovisual do Porto do Sal).

No Espaço Vem, a loja autoral traz mais de 15 marcas da cidade e de outros estados: Atelielas, Osada Handmade, Pagu, Flor de Sal, Kaly Acessorios, Aciremamoura Acessórios, Ruthely , Lambes do Mal (BA), Wonderwall Decoração (SP), Augusta costura (BH), Estúdio Livree, Pinalloca, Souina. O espaço oferece ainda um Quintal Paraense, com comidinhas, Flash Tattoo e programação musical, com o show Brasilidades, de Armando e Messias Lyra.

No Xibé Cultural, na rua Cametá, tem apresentação do Grupo Musical Sonata, diretamente de Icoaraci. No repertório, muito samba de raiz exaltando o trabalho dos mestres Cartola, Monarco, Candeia, Nélson Cavaquinho, Manacéa, Paulinho da Viola, João Nogueira, Ciro Aguiar, Luiz Américo e Roberto Ribeiro, dentre outros, além de chorinho instrumental e sambas autorais do grupo da Vila Sorriso, que conta em sua formação com os seguintes músicos: Walter Macedo (violão 7 cordas), Rick do Cavaco (cavaquinho), Rodrigo Macedo (surdo), Simita Macedo (pandeiro e afoxê) e Messias Lyra (vocal).

A programação cultural oferece ainda aos visitantes a exposição fotográfica de Sandro Barbosa, peças em tecido da Tucha Confecções, eco jóias em cerâmica da renomada artesã Val Genú para o Ateliê Art' Genuína e esculturas em madeira do cantador e artesão Sérgio Salles, com foco na Fauna Amazônica. A cozinha do espaço oferece nesta edição festiva, além da cervejinha gelada e caipirinha, uma deliciosa feijoada completa e como novidade também a versão vegana. Ainda, carne assada ao molho ferrugem, leitão ao molho e tábua de frios.

Mais um pouco adiante, nas confluências do bairro Batista Campos, abrirá também o Casarão do Boneco, um espaço cultural autogestionado que contribui para o movimento teatral e para a diversidade cultural da cidade de Belém. Na programação haverá oficina de colagem para crianças, com Victoria Rapsódia, Feirinha de Natal Dell’arte, organizada pela lojinha do Casarão do Boneco.

O objetivo é escoar a produção de artistas e gerar renda para a manutenção do casarão, estimulando a economia local, criativa, justa e sustentável. A novidade fica por conta do almoço e lanches veganos a partir de 12h, uma parceria com o Caldeirão da Herbívora. No final do dia tem shows musicais, com as bandas Mobile Lunar e Dois na Janela. Entrada: pague o quanto puder.

O projeto Circular Campina Cidade Velha conta com patrocínio da Lei Rouanet e Ministério da Cultura por meio do edital do Banco da Amazônia. A realização é da Associação Amigos de Belém. Apoio institucional do IPHAN e UFPA.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
http://bit.ly/2FKJNgd

MAIS INFORMAÇÕES
Whatsapp: 91 98134.7719

Nenhum comentário: