29.12.18

Festival Latinidade encerra o ano na beira do rio


No último domingo do ano, 30 de dezembro, o Festival Latinidade encerra as atividades na beira do rio, com shows de Bruno Benitez e Jeff Moraes. A partir das 16h30, no Marina Amazônia Legal (Av. Bernardo Sayão entre Timbiras e Caripunas). Ingresso: 1kg de alimento ou R$ 10,00, na bilheteria.

Os shows de Bruno Benitez e de Jeff Moraes compõe a tendência de revalorização da sonoridade latina que tanto influenciou a música amazônica. Em duas edições realizadas, o Latinidade já teve em seus palcos, 12 artistas diferentes. O formato itinerante já passou por teatros, casas noturnas e espaços públicos, sempre apresentando a diversidade dos gêneros musicais latinos e a influência da música latina no Pará e suas ramificações. 

O show do músico e anfitrião do festival, Bruno Benitez, por exemplo, traz repertório repleto de carimbó, lambada, salsa, candombe, tecnobrega, tango, cúmbia, entre outras misturas latino amazônicas. “Mostrarei músicas do meu segundo álbum Miscigenado e coisas do primeiro, o CD Coração Tambor, além de alguns clássicos das canções latinas que fazem parte do mesmo universo no qual o CD foi concebido, ambiente latino amazônico e todas as suas influencias”, diz Bruno. 

O guitarrista ressalta que num primeiro momento, o nome do festival pode soar como coisa estrangeira, mas que a latinidade é mais "o estado de espirito da alegria de conviver com sua cultura que é isso que temos aqui na Amazônia”. 

Em 2019, Bruno espera captar recursos e buscar parcerias a fim de ampliar este formato de itinerância e percorrer outros espaços, fora de Belém. “Sempre fazemos em três etapas, em cada edição, e queríamos chegar às ilhas, aos municípios, e fazer shows com artistas desses lugares”. 

O convidado da última edição é Jeff Moraes, artista que emerge das rodas de batucadas em ocupações artísticas de praças da cidade. Foi a partir daí que Jeff Moares ganhou os palcos com um trabalho voltado à música brasileira e agora se prepara para em 2019 focar numa carreira solo. O show que ele traz para o Festival Latinidade será, de acordo com o cantor, uma viagem musical pelo Brasil. 

“Vai ter da musica regional às canções de influências latinas, além de samba rock, a música soul do Rio de Janeiro, as sonoridades afros da Bahia, tudo isso e muito mais estará presente no palco, como Gil, Tim Maia, Mateus Alaeluia, Joãozinho Gomes”, diz Jeff, que encerra o ano comemorando conquistas. 

“2018 foi ano que começou com força e muitas lutas, com proposições, conquistas. A minha careira deu uma guinada por conta de fazer a apresentação de um programa de TV, o Sons do Pará, que foi um especial sobre os 50 anos do brega. Foi um ano importante, lancei videoclipe Yabás, numa parceria com o produtor e Dj paraense ProefX, me formei em Teatro na Ufpa, teve altos e baixos, mas foi também um ano de muita revolução e luta”, analisa.

Jeff entende a Amazônia como um caldeirão cultural, de múltiplas cores, essências, sabores, sonoridades, mas também muitas carências, que vêm sendo dribladas pelos próprios artistas e ativistas culturais. 

"As dificuldades existem mas seguimos nesta contramão, ocupando os espaços e fazendo as coisas acontecerem. O  Festival Latinidade traz isso também, e vamos fechar o ano com chave de ouro, será bonito", afirma. Para 2019, o artista está otimista e anuncia que tem vídeo clipe novo chegando, além de iniciar um novo trabalho em estúdio. “Acredito que 2019 trará realizações e será um ano de muita cultura para todos nós”, aposta Jeff. 

Serviço
2ª edição do Festival Latinidade 2018 – 3ª etapa. Neste domingo, 30, a partir das 16h30, no Espaço Marina Amazônia Legal - Na Av. Bernardo Sayão entre Timbiras e Caripunas (antigo Porto de Marés). Ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível ou R$ 10,00, na bilheteria. Apoio: Prefeitura de Belém, Lei Municipal de Incentivo a Cultura Tó Teixeira, e patrocínio da Universidade da Amazônia (UNAMA). Realização da MM Produções.

Nenhum comentário: