25.1.20

Circuito Mangueirosa antes e durante o carnaval

Além da programação de 21 a 25 de fevereiro, no Ver-o-Rio, a segunda edição do Circuito mangueiras traz a cidade ações de pré-carnaval que já vão aquecendo para os quase cinco dias de folia que terão cortejos de blocos, shows e muita diversão na beira do rio. Neste domingo, 26, iniciou o período de ensaio aberto do Lambadeiros do Trovão, e nesta semana iniciam os encontros de formação, além dos bailes nos dias 7 e 8 de fevereiro, na Casa Mangueirosa.

A partir desse domingo, 26, e também nos demais, em fevereiro, dias 4, 11 e 18, o Circuito Mangueirosa já estará realizando, das 14h às 18h, no Ver-o-Rio, os ensaios dos Lambadeiros do Trovão, grupo formado a partir de uma oficina básica de percussão ministrada pelo músico Félix Robatto. Duas turmas foram formadas, totalizando cerca de 40 percussionistas que formarão a bateria que irá tocar durante o cortejo do Bloco Lambateria que desfila no sábado de Carnaval, 22, durante o Circuito Mangueirosa.

“Nossa percussão é baseada em células rítmicas de gêneros regionais. A ideia é fazer um grande cortejo mostrando que nossa música é pro Carnaval sim! Quem quiser ir conhecendo um pouco do trabalho, pode acompanhar nossos ensaios que vão animar as tardes de domingo no Ver-o-Rio, já aquecendo pro Circuito Mangueirosa”, avisa Félix. Foi uma parceria entre Circuito e Belemtur/Prefeitura de Belém que garantiu os ensaios abertos do grupo nas tardes de domingo no Complexo Ver-o-Rio e já prepara os frequentadores para o  Carnaval.

Também está rolando programação na Casa Mangueirosa e Núcleo de Conexões Na Figueiredo. Inaugura em dezembro do ano passado, a casa tem capacidade para 1500 pessoas. É lá que será realizado, no dia 7 de fevereiro, o Baile Manada, do Bando Mastodontes. No dia 08, o baile à fantasia do Filhos de Glande e, no dia 15 de fevereiro, o Baile Meachuta. Já o Mangueirosinha, baile infantil onde toda a família pode ter um momento de lazer pensado exclusivamente para a diversão das crianças, com brincadeiras e contação de histórias, que será realizado no dia 16 de fevereiro no Núcleo de Conexões Ná Figueredo.

Além da programação aberta ao público, o Circuito Mangueirosa irá realizar um treinamento para a equipe que trabalha na Casa Mangueirosa buscando esclarecer e respeitar a questão de gênero. Entendendo o respeito à diversidade, a apresentadora Flores Astrais irá ministrar um curso esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre a questão de gênero dentro dos eventos do Circuito, que tem como uma de suas regras o respeito à diversidade.

Encontros - Anote que tem mais. A partir do dia 28 de janeiro, o Núcleo de Conexões Na Figueredo também recebe uma programação que vem contribuir com a qualificação profissional da cena musical paraense por meio de oficinas, palestras e mesas de debate. A primeira oficina será a de discotecagem com o DJ Zek Picoteiro, que vai fazer uma introdução à discotecagem digital desde montagem de playlists à mixagem básica de músicas paraenses.

“Mais do que ensinar qualquer coisa, a ideia dessa oficina é compartilhar. Todos os inscritos poderão levar seus HDs e pendrives para copiar quantas pastas quiser”, avisa Zek. Produtor cultural que já trabalhou com Dona Onete, Strobo, Felipe Cordeiro, Molho Negro e Gang do Eletro, Zek Nascimento é um apaixonado pela música paraense e vem esquentando as pistas de Belém botando no play todas as vertentes e influências do Brega, passando pelo Tecno, Melody, Cumbia, Lambada, Merengue e Carimbó. Atualmente, é o DJ oficial da Lambateria, festa que ganhou bloco e desfila no dia 22 de fevereiro no Circuito Mangueirosa.

No dia 04 de fevereiro, será a vez da oficina “Mídia e Artistas: produção de conteúdo para a imprensa”, ministrada pela jornalista Sonia Ferro. Repórter da TV Cultura há 14 anos, Sonia, que é produtora da Lambada Produções, trabalhou na reportagem do programa “Cultura Pai D´Égua” e “Invasão” e em transmissões ao vivo de eventos como Festival de Ópera, Festival Cultura de Verão e Terruá Pará.

A oficina vai falar sobre o relacionamento do artista com a imprensa e sobre produção de conteúdo como releases e sugestões de pauta, e contará com a participação do jornalista cultural Gustavo Aguiar, jornalista cultural Gustavo Aguiar, ex-repórter do Diário do Pará e da Rádio Cultura e assessor de imprensa do Festival Se Rasgum e Sonido, é um dos diretores da Urtiga Music Business, agência de marketing e comunicação para o universo musical.

“Cada vez mais, os artistas têm assumido suas carreiras, participando de todas as etapas do trabalho, não só a música, mas também a produção e divulgação. Com esta oficina, pretendo esclarecer um pouco sobre o fluxo na imprensa e também ajudar a construir um release que atenda as demandas da imprensa local”, explica a jornalista.

No dia 11 de fevereiro, o assunto será produção de eventos. Representantes das seis produtoras que realizam o Circuito Mangueirosa (Bando Mastodontes, Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Meachuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções) irão participar da mesa “Circuito Mangueirosa: Como realizar esse rolê!”, onde serão apresentadas a estrutura que envolve o Circuito e  os cuidados para o sucesso de um evento. Para a produtora Joanna Saraiva, da Melé Produções, a mesa vai esclarecer muito sobre a produção de um grande evento como o Circuito Mangueirosa.

“O Mangueirosa foi pensado para oferecer um carnaval de qualidade para a cidade e por isso, pra gente, tão importante quanto realizar é que as pessoas que participam entendam todo o esforço necessário para colocar esse evento na rua. Ao mostrarmos o que envolve o Circuito, o público também vai participar mais, ajudando a cuidar da cidade não jogando lixo no espaço público, não fazendo xixi na rua e respeitando as regras de segurança e todos que participam do rolê, por exemplo”, avalia.

Encerrando a programação, no dia 18 de fevereiro, o Circuito Mangueirosa vai realizar a mesa “Carnaval de Belém: Passado, Presente e Futuro”, em que será debatido o Carnaval da capital, que já viveu um tempo áureo e que vem se reinventando e buscando alternativas sustentáveis de valorização da cultura paraense. Entre os participantes, o antropólogo, historiador e pesquisador de Carnaval, Rui Martins, e Rosenildo Franco, ex vice-presidente e diretor de carnaval do Quem São Eles, fundador do bloco Peles Vermelhas e criador do símbolo Cobra Grande do Bloco Filhos de Glande.

Toda essa programação será realizada no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, sempre a partir das 18 horas. Os interessados devem fazer sua inscrição gratuita no site ingresse.com.

Quando o carnaval chegar

O Circuito vai montar, no complexo Ver-o-Rio, de 21 a 25 de fevereiro, uma estrutura de arena e palco com sistema de sonorização e iluminação completo, no final da Av. Marechal Hermes, isolando a área e permitindo a entrada do público gratuitamente, com revista para garantir segurança ao evento, um programa para toda a família.

A abertura do Circuito, dia 21 de fevereiro, às 18h. contará com discotecagem da DJ Jack Sainha, show de Ita Lemi Sinavuru e a diva do Carimbó Chamegado: Dona Onete. Esta programação de abertura é uma novidade do Circuito, que espera ser uma opção de Carnaval para toda a família.

A programação de 22 a 25 começará às 12h, na concentração que ganhou o nome de Pitiú. Em seguida sai em Revoada. É o cortejo que segue encerrando às 19h30, nos banzeiros, a festas que rolam na Casa Mangueirosa (antigo Porto Music). Dona Onete, Warilou e Metaleiras da Amazônia são alguns dos shows dessa agenda. Ingressos já disponiveis (a partir de R$ 15,00).

Nos dias 22, 23, 24 e 25, a folia começará às 12h no Complexo Turístico, com atrações até as 19h30. Cada data do Circuito é composta por um bloco de carnaval. No dia 22 de fevereiro, quem desfila é o Bloco Lambateria, com Félix Robatto e convidados. Já no dia 23, é a vez do Bloco Manada, comandado pelo Bando Mastodontes. No dia 24, o Bloco Lucha Libre assume o comando tendo a frente a Orquestra Aerofônica e Raidol e no dia 25, o Bloco Filhos de Glande fecha a folia com a tradicional Orquestra Carnafônica do bloco.

O Circuito vai contar com a participação do Festival Exu, trazendo expositores de economia criativa, com produtos regionais e de apelo carnavalesco. Os quiosques do Complexo Turístico serão cadastrados e atuarão na praça de alimentação, oferecendo comodidade ao folião, além de uma experiência de sentidos, misturando música e gastronomia.

O projeto vai entregar o espaço limpo, em parceria com associações de catadores de lixo que farão a coleta seletiva no espaço, gerando renda para esses trabalhadores. Além disso, serão dispostos banheiros químicos e lixeiras, tanto no Ver-o-Rio quanto no caminho do cortejo. O Circuito também oferecerá equipe de segurança para garantir que a folia seja tranquila para todos, bem como para salvaguardar os espaços públicos. Também serão realizadas durante o evento campanhas contra o assédio, de conscientização ambiental e uso de preservativo.

Serviço
As atividades extras do Circuito Mangueirosa serão realizadas nos dias 28 de janeiro, 04, 11 e 18 de fevereiro, a partir das 18 horas, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 - Nazaré). Inscrições gratuitas pelo www.ingresse.com. Informações: (91) 99300-9509 / 98026-1595. Mais: Instagram: @circuitomangueirosa / Facebook: @cmangueirosa.

Patrocínio: Natura Musical, Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará. Cerveja Oficial: Draft Sub Zero. Produção: Bando Mastodontes, Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções. Realização: Circuito Mangueirosa.

Nenhum comentário: