16.1.20

Obra paraense em busca de votos para premiação

A peça “O Príncipe Poeira e a flor da cor do coração”, escrita e dirigida por Saulo Sisnando, está concorrendo ao 8º Prêmio Botequim Cultural de Teatro, em quatro categorias. A votação é on line, até dia 10 de fevereiro. O resultado será anunciado dez dias depois no Teatro Firjan SESI, Rio de Janeiro (Centro).

“O Príncipe Poeira e a flor da cor do coração” estreou no Rio de Janeiro em 2019, mas ainda está inédita em Belém. O texto foi escrito e premiado em 2015, como Melhor Dramaturgia, no Prêmio de Literatura da Casa das Artes do Governo do Estado do Pará. “Na mesma época, um produtor teatral carioca se interessou pela temática e inscreveu o projeto de montagem no programa de incentivos da Oi. Fomos selecionados e ano passado apresentamos no Centro Cultural Oi Futuro”.

O prêmio Botequim Cultural foi criado em 2012 como espaço exclusivamente destinado a discussão e análise de cena teatral carioca. Com o tempo se ampliou e hoje recebe produções de todo o Brasil. É um lugar que fala de teatro, através de críticas, análises, ensaios e entrevistas. O júri é formado por críticos teatrais e estudiosos do teatro.

“É um prêmio respeitado e também aguardado, sobretudo atualmente que, por falta de incentivo, muitos prêmios foram extintos. O Zilca Sallaberry, um dos mais tradicionais dedicados ao teatro infanto-juvenil, por exemplo, não existe mais. Então o Botequim, por ser um prêmio independente, tem grande importância dentro da resistência”. 

O espetáculo concorre na Categoria de Teatro Infanto Juvenil; e Saulo Sisnando, como melhor autor e melhor diretor, enquanto que Fabrício Polido, disputa o prêmio de melhor ator. A obra conta com idealização de Marcelo Nogueira; e traz ainda no elenco Amanda Melo, Daniel Dias e Nedira Campos. Todos na equipe são cariocas com exceção do autor. 

A peça trata da importância de sermos diferentes e de valores como tolerância, amizade, perdas e, principalmente, ensina sobre a necessidade de amar. O protagonista é Caniço, um garoto de 12 anos que descobre o amor nos olhos de uma menina, que exige uma flor vermelha em troca de seu coração. Caniço, porém, conhece no meio do bosque um menino-príncipe que está noivo de uma andorinha. Ele se depara, então, com desafios muito maiores do que conquistar o coração da pessoa amada.

Além das 4 indicações ao prêmio Botequim Cultural, “O Príncipe Poeira e a flor da cor do coração” recebeu ainda mais 12 indicações ao Prêmio CBTIJ, especializado em teatro infanto-juvenil, mas não é votação popular.  “Esperamos que as indicações impulsionem novos patrocínios e consigamos trazer o espetáculo não apenas para Belém como também para outros estados”.

O teatro de apartamento na cena de Belém

Saulo Sisnando não se considero de uma nova geração. “Pelo menos, não novíssima! Estreei meu primeiro espetáculo há mais de 10 anos no antigo teatro Cuíra e já estou na cena há exatos 20 anos. No Rio, além do Príncipe Poeira, esse ano ainda apresentamos a peça SUSTO que também foi muito bem recepcionada lá”. 

O autor, que transita pelo universo de dramaturgos mais experientes, como Edyr Augusto Proença, do Grupo Cuíra, também observa novos autores que já estão atuantes na cena de Belém. “Existe na cidade um grande número de dramaturgos que surgiram depois de mim, dentre eles a Barbara Gibson, Haroldo França, Alana Lima, entre tantos outros. E também tenho uma grande e profícua parceria com o Edyr Augusto, com que já produzi uma penca de espetáculos”.

Saulo costuma apresentar seus trabalhos em teatros de bolso, salas de apartamento, formatos mais contemporâneos diante das dificuldades em se conseguir pautas em teatros tradicionais.

“Foi o jeito, mas sempre achei que a grande graça do teatro era a proximidade. O quase tocar. Trazer para o público essa sensação de que o teatro pode estar em qualquer lugar. Isso traz verdade, aproxima da vida das pessoas, tira os espectadores da passividade, se incluírem na peça, e quando chegarem em casa e a família começar a brigar na cozinha, eles pensem... bom, isso podia ser uma peça”.

Para quem já acompanha e gosta do trabalho de Saulo Sisnando, uma outra boa notícia é que ele vai estrear, em fevereiro, "Por um Segundo apenas", seu novo espetáculo, que fala sobre amor, paixão e saudade. “Estreio minha peça nova, no teatro de apartamento, na Trav. Curuçá 315. E desta vez, toda a equipe é formada por paraenses”, conclui.

VOTAÇÃO

8º Prêmio Botequim Cultural 
(Votação online até o dia 10 de fevereiro, por meio do link, o resultado será anunciado no dia 20 de fevereiro, no Teatro Firjan SESI Centro, no Rio de Janeiro)

- Melhor Espetáculo,
- Melhor Direção (Saulo Sisnando),
- Melhor Autor (Saulo Sisnando) e
- Melhor Ator (Fabricio Polido)

Para participar da votação acesse o link:

6º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças 
(Os premiados serão conhecidos no próximo dia 25 de março)

- Melhor Espetáculo,
- Melhor Texto Original,
- Melhor Direção (Saulo Sisnando),
- Melhor Ator em Papel Protagonista (Fabrício Polido),
- Melhor Ator em Papel Coadjuvante (Daniel Dias da Silva),
- Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Amanda Melo),
- Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Nedira Campos),
- Melhor Figurino (Karlla de Luca),
- Melhor Iluminação (Mantovani Luz – Fernada e Tiago Mantovani),
- Melhor Fotografia de Cena (Luciana Mesquita),
- Melhor Direção de Produção (Cacau Gondomar e Marcelo Nogueira),
- Melhor Programação Visual (Bruno Dante),

Nenhum comentário: