14.2.14

Carimbó Chamegado de Dona Onete no Mormaço

Foto divulgação
Depois de se apresentar em várias cidades brasileiras e também no exterior, Dona Onete começa o ano de 2014 com um show especial dedicado aos fãs paraenses. Domingo, dia 16, às 19h, a cantora e compositora leva ao palco do Mormaço seu repertório recheado de carimbós chamegados que tem conquistado o público por onde ela passa.

Natural de Cachoeira do Arari, onde foi professora de História, secretária de Cultura e fundadora de grupos de dança e música regionais, Dona Onete foi “descoberta” pelo Coletivo Rádio Cipó e fez sucesso entre o público mais jovem com suas letras cheias de sensualidade. 

Aos 72 anos, lançou o primeiro CD solo, “Feitiço caboclo”, totalmente autoral. Interpretou uma cantora de carimbó no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” e se apresentou em grandes eventos, como os festivais Rec-Beat (PE) e Terruá Pará.

O ano de 2013 foi especial para a cantora e compositora Ionete Gama. Em março, ela foi atração em Lisboa, dentro da programação do Ano do Brasil em Portugal. Em maio, foi a vez de encantar o público mineiro, no projeto Conexão BH, em Belo Horizonte. Em junho, ela fez uma participação especial no show de Aíla Magalhães, em Araraquara (SP). As duas, aliás, dividiram a cena no videoclipe de “Proposta indecente”, canção de Dona Onete gravada pela jovem artista.

No mês seguinte, Dona Onete participou do documentário “Visceral Brasil”, da TV Brasil, e voltou a Minas Gerais, para o Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina. Ainda em julho, a capital federal recebeu a diva do carimbó chamegado no show de lançamento do disco “Cheia de graça”, da cantora amapaense Emília Monteiro, que também gravou duas músicas da compositora.

O segundo semestre começou com o lançamento da biografia "Menina Onete - Travessias & Travessuras", do antropólogo e pesquisador musical Antônio Maria de Souza Santos e da pedagoga Josivana de Castro Rodrigues. A agenda de shows se estendeu e chegou ao Circo Voador (RJ), ao Festival Mimo (Ouro Preto/ MG) e ainda ao Festival Internacional Folklore Buenos Aires, na Argentina. E, finalmente, no último dia 15 de dezembro, foi a vez da capital paulista receber Dona Onete, para uma apresentação gratuita no Centro Cultural São Paulo.

Foto: Naiana Gaby
Diva - O show deste domingo terá participação especial de Mestre Laurentino, “o roqueiro mais antigo do Brasil”, da cantora Natália Matos e ainda do percussionista Douglas Dias. A abertura será com Juca Culatra e o encerramento, com o grupo de carimbó Sancari.  

Dona Onete será acompanhada por Pio Lobato (guitarra), Vovô (bateria), Argentino Neto (teclado e sopros), Breno (contrabaixo) e Gorayeb (percussão). No repertório, sucessos como “Moreno Morenado” e “Jamburana”, canções que compõem seu disco de estreia, “Feitiço caboclo”, lançado no ano passado e que teve ótima recepção entre a crítica musical.

Serviço
Baile da Dona Onete, a diva do carimbó chamegado. Dia 16, domingo, às 19h, no Mormaço. Ingressos a R$ 10. Informações: 3229-1291. Produção: Amplicriativa. Patrocínio: Vivo, através da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Governo do Estado do Pará.

(com informações da assessoria de imprensa)

Um comentário:

Anônimo disse...

TÔ DENTRÍSSIMO !!!!!!!!!!!!!!
IMPERDÍVEL !!!!!!!!!!!!!!!
ADOOORO !!!!!!!!!!!!!!!