21.2.14

Há contações de histórias neste domingo de praça

Leonel Ferreira
Em mais uma ação do Pirão Coletivo, neste domingo, 23, a partir das 11h, haverá contações de histórias, na praça na Praça Barão do Rio Branco (Rua Gama Abreu, proximo à Igreja da Trindade). “A Princesa está chegando”, com interpretação de Leonel Ferreira (Cia Madalenas de Teatro) e “A Fantástica Fábrica de Histórias”, com Milton Aires (Cia. de Investigação Cênica) integram a programação do projeto "Sábado Tem. Domingo que vem", com acesso gratuito ou pague o quanto quiser na rodada de chapéu.

Chega de reclamar da vida, da falta de espaços de apresentação ou políticas públicas culturais para Belém e o resto do Estado. Não só isso. 

O Pirão Coletivo é uma iniciativa que vem consolidar um movimento artístico que acontece na capital paraense, há décadas, promovendo as trocas de artistas entre grupos de teatro e artistas que transitam neste universo. Atores (indivíduos atuantes) que estão dispostos a compartilhar o suor de seu trabalho com o público.

O projeto “Sábado tem. Domingo que vem” deu seu start na semana passada, com a apresentação do espetáculo “O Conto que eu vim contar”, do In Bust, no Casarão do Boneco, uma das sedes oficias do Pirão Coletivo, volta à cena neste domingo, com duas contações de histórias. Desta vez, as interações serão realizadas na Praça da igreja da Trindade, endereço próximo à Casa Dirigível, que também é referência dentro do Coletivo.

Da obra da coreana Yoo Young So, “A Princesa está chegando” conta a história de um pequeno povoado que se prepara para receber a visita da princesa do reino.  Para tanto se faz necessário organizar o local que receberá a estimada figura real. A maior cama, o maior tapete, o maior  espelho e um belo quarto deverão ser providenciados com ajuda das crianças da aldeia. Contudo, um acontecimento inesperado surpreenderá a todos.

Livro-Jogo - Já “A Fantástica Fábrica de Histórias” é um jogo de contação de histórias, que propõe mediação de histórias que estariam adormecidas ou presas dentro das crianças, mas que com a brincadeira e o jogo proposto as crianças e adultos vão liberando e com isso o personagem Dingo (funcionário da fantástica fábrica), que vai fazendo uma condução até que as histórias possam se concluir. De acordo com Milton Aires, as histórias contadas servem para alimentar o repertório de histórias da Fantástica Fábrica, mas tudo tem caráter lúdico no enredo da atividade, pois o personagem não é desse tempo de hoje, o que será percebido por suas vestimentas, que o remetem a um passado bem antigo, porém atemporal.

“Nas atividades busco estimular nas pessoas o exercício da criação de imaginário e a inter-relação. É uma ótima brincadeira para adultos e crianças”, explica Milton Aires que se inspirou na técnica do Livro-Jogo, onde a partir de cartas que enunciam a uma história todos são convidados a continuar. Mas não só isso.

“Depois veio a inspiração nas aventuras vividas pelos irmãos Grimm, que transformavam acontecimentos do cotidiano em contos e fábulas. O contato com o público foi transformando a atividade, o que acabou por deixar ela sempre atual, dinâmica e imprevisível”, conclui.  

O projeto “Sábado tem. Domingo que vem” está em seu início e promete novos momentos cênicos na cena da cidade, não só a capital, mas como no interior do Estado, bastando para isso as palavrinhas chaves: parceria, apoio e quem sabe aí (a importante), patrocínio!

Mistura pra todos - Os espaços de realização do projeto "Sábado Tem. Domingo Também" foram escolhidos por mérito de representatividade na cidade. 

O Casarão do Boneco já realiza ações abertas ao público desde 2009, quando deu início ao projeto "Sábado Sim, Sábado Não, tem Teatro no Casarão". Já a Casa Dirigível, aberta ano passado, deu início à várias programações também livres ao público e situa-se em local privilegiado, próximo à Praça da República, onde nos finais de semana a movimentação intensifica-se.

O início de tudo, no sábado passado, foi no Casarão e apesar da chuva, o público compareceu. "Aquele lugar possui atmosfera especial, é encantado e a chuva caiu para abrir os caminhos e limpar o espaço para os quase 30 espectadores, que mesmo depois da chuva, compareceram e aplaudiram e se emocionaram com a apresentação... Em particular, gosto muito de estar em cena com o In Bust, é um jogo sincero, verdadeiro e prazeroso. Tudo isso somado ao conforto da produção do Pirão. É como se a relação teatro, trabalho e prazer não tivesse fronteira, é isto que transborda para o público", diz Milton Aires, da Cia de Investigação Cênica.
 
E assim Belém se especializa em espaços alternativos ou por tendência ou falta de alternativa. "Resistência e vanguarda são duas palavras que as vezes soam desgastadas, mas no caso acho que elas são uma prática  e não teoria ou utopia nesse projeto, assim como em muitos outros exemplos que na cidade vem sendo pulverizada nesses ultimas décadas", comenta Milton.

"Fazendo uma conta rápida são cerca de dez espaços alternativos em funcionamento na cidade e em diferentes seguimentos da arte, com programação frequente, de qualidade e para os mais diferentes públicos. Vejo que isso é um tendência sim: os espaços serem mais alternativos e os trabalhos terem mais liberdade criativa", continua o ator. 

"Assim como um dia a televisão e a impressa escrita perderam o monopólio sobre a informação para a internet que se tornou o espaço principal de democratização da comunicação, acho que o alternativo como escolha de identidade e estratégia política para viver de arte  é o caminho para sermos potentes e influentes no cultivo para o acesso de um arte mais esclarecedora à sociedade", finaliza Aires, que estará em cena neste domingo, 23.

Números de circo, com projeto Vertigem!
1ª Etapa - A programação do "Sábado Tem. Domingo Também" seguirá até junho. Em março já estão previstas para as noites (19h) dos sábados, no Casarão do Boneco, as apresentações de "O Pequeno Grande Aviador, com Dirigível Coletivo de Teatro (01/03), Pinóquio, o mais novo trabalho do In Bust Teatro com Bonecos (15/03) e "La Fábula", da  Espetáculo La Fábula, com Cia. de Teatro Madalenas (29/03). E nas manhãs (11h) dos domingos, na Praça Barãp do Rio Branco (Trindade), números de Circo, com Grupo Projeto Vertigem & Contação da História No Baú da memória, com Michele Campos – Cia. Madalenas (09/03) e o espetáculo "Sucata & Diamante", com Dirigível Coletivo de Teatro (23/03). 

Serviço
Pirão Coletivo - Domingo Tem! (23 de fevereiro) – Contação de História - 11h, na Praça Barão do Rio Branco (Rua Gama Abreu, próx a Igreja da Trindade). “A Princesa está chegando” e “A Fantástica Fábrica de Histórias”. Acesso gratuito. Mais informações na fan Page do projeto:  www.facebook.com/piraocoletivo (curta) e no blogwww.holofotevirtual.blogspot.com ou pelo telefone 3088.5858. 

Nenhum comentário: