19.1.17

Cantoria - Allan Carvalho convida Lúcio Mouzinho

Allan Carvalho está de volta ao palco da Casa do Fauno. E desta vez tem como parceiro convidado, o cantor e compositor Lúcio Mouzinho. Acompanhados pelo percussionista Heraldo Santos, o repertório de ambos e em conexões com outros compositores paraenses será apresentado, nesta noite de quinta-feira, 19 de janeiro, a partir das 22h. Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin Constant e Rui Barbosa, no bairro do Reduto – Belém – Pará.

Não é a primeira vez que os dois se apresentam juntos, a parceria vem de longas datas e muitas tocadas na noite de Belém.  

“Há uns cinco anos, ele estava se apresentando e na falta do seu violonista, eu na brincadeira entrei na roda. Cantamos músicas que nem estão gravadas e nos demos conta de tal afinidade. Desde então circulamos em vários projetos. E agora na Casa do Fauno, que abre espaço para essa musical autoral, queremos provocar o público a vir ouvir esse trabalho cancioneiro que agarramos com unhas e dentes. Tomara que dê caldo”, diz Allan Carvalho.

O resultado de suas afinidades e parcerias estará neste show que eles irão apresentar ao público. “Viemos de um mesmo território cultural, o bairro do Guamá. Lúcio é de uma geração anterior, dos anos 1980 e 1990, um dos principais cantores interpretes da época, e traz consigo toda essa fortaleza musical”, diz o músico.

Allan Carvalho é músico, compositor, intérprete. Iniciou sua carreira musical tocando em grupos para-folclóricos em Belém. Tem trabalho de composição em parceria com vários artistas da terra. Lançou no ano passado o disco “Oura”, cujo show já foi apresentado, em setembro, na Casa do Fauno. Em novembro ele esteve de volta ao espaço, ao lado de Ronaldo Silva, apresentando “Mambo do Mocambo” e, em dezembro, quando Lúcio Mouzinho, que estava na plateia, deu uma canja.  

Prêmios em festivais e participações em gravações

O músico Lúcio Mouzinho iniciou a carreira em 1983, com a participação no Festival de Música da Escola Salesiana do Trabalho, no qual levou o 1° lugar com a canção "Canta" de autoria do compositor Paulo Berredo. A partir daí, o músico trilhou diversos trabalhos musicais, participando de mostras de música pela capital do Pará e pelo interior do estado. 

Em 1987 participou da Banda "Via Norte", que ajudou a fundar juntamente com o compositor Ronaldo Silva, trabalho este marcado pelo cunho autoral e pela força dos ritmos da região. À convite do produtor musical Beto Fares, no final dos anos 80, gravou a canção "Iná", de Adilson Alcântara e de Ronaldo Silva, que viria a se transformar num dos maiores sucessos da FM, canção que depois seria gravada por outros intérpretes de Belém. 

Lúcio até hoje participa de festivais de música, tanto no âmbito regional, como no nacional, obtendo premiações como melhor intérprete. Em 2007 foi um dos intérpretes da Escola de Samba Bole-Bole cantando na avenida o samba “Mestre Lucindo, Uma Estrela no Céu de Marapanim”. Com grande destaque, participou também da banda "Arraial do Labioso", vindo a se desligar do mesmo em janeiro de 2009. 

O cantor tem participação em gravações de LP e CDs: LP “Música Popular Paraense-Coleção ENGEPLAN Volume I”, com a Canção “Fogueiral” (Ronaldo Silva), dividindo os vocais com o autor, CD’s “Festa de Ritmos” e “Dançando no Terreiro de Lucindo” (Arraial do Labioso), “Via Norte” (Ronaldo Silva), “Tocar” (percussionista Mapyu), “Calmaria” (Mario Mouzinho), “Canto Vital-25 Anos de Carreira” (Vital Lima), “Etnomúsica” (Pedrinho Callado), “Hum-Hum” (Pedrinho Callado).

Serviço
Allan Carvalho e Lúcio Mouzinho. Nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a partir das 22h, na Casa do Fauno. Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin Constant e Rui Barbosa – Reduto – Belém – Pará. Mais informações: 91 3088.5858 e 91 98134.7719.

Nenhum comentário: