12.1.17

Mestres de Icoaraci no coração da Cidade Velha

O aniversário de Belém é nesta quinta, 12, mas a festa da cultura paraense, da resistência e de muita alegria em tocar, não tem dia e nem hora para se fazer presente e pulsante. Neste sábado, 14, o show de Mestre Jaci ocupa o centro histórico com a tradição do carimbó pau e corda. O projeto reúne mestres de carimbó da Vila Sorriso, enaltecendo as rodas de batuques e troca de vivências na Casa Velha, em Belém, na Rua Gurupá, 226 - Cidade Velha. A partir das 18h.

Patrimônio e resistência. Carimbó Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O que já resistiu antes e não acabou, permanece à beira da perseguição e preconceito. Os Mestres e Mestras, porém, resistem. O tempo passa e muitos ficam debilitados. É preciso políticas públicas de reconhecimento, não bastam alguns mil reais, o feijão com arroz de sempre.

A valorização e o apoio às atividades da Cultura Popular ganham novos aliados. Em janeiro, a SubVersiva Produção Cultural Independente comemora um ano de iniciativas de difusão da cultura alternativa. Em 2016, a homenagem ao Centenário do Mestre Verequete e o lançamento do CD "Toque de Mestres", do Tambores do Pacoval, do Marajó, além do Carimbó Itinerante no Círio, foram algumas das atividades realizadas pela produtora independente pela difusão da Cultura Popular. 

Agora, em 2017, em uma super temporada, o Projeto Mestres Urbano, realizado em parceria com o Cobra Venenosa | Carimbó & Poesia e Tamaruteua e a Casa Velha 226, apresentará por todo este mês, sempre aos sábados de janeiro várias rodas de carimbó. A cada novo encontro, um mestre icoaraciense para partilhar suas vivências e tocar carimbó até o romper da madrugada. 

Mestre Jaci é contemporâneo de Mestre Verequete, e o primeiro vocalista do grupo Irmãos Coragem, que marca a história do carimbó em Belém. Hoje com 64 anos, mostra vitalidade e disposição para manter vivo o seu conjunto Os Caçulas da Vila, grupo tradicional pau e corda em plena atividade, que já participou de festivais como o Serasgum.

Através d’Os Caçulas da Vila, Jaci faz um resgate de grande importância para o carimbó. Mestres que outrora vinham esquecidos e afastados do cenário ganham nova vida passando a integrar o grupo, tendo suas composições de volta às rodas de carimbó de Icoaraci. 

Mestre Coutinho e Mestre Saraiva (em memória), antigos integrantes do conjunto Uirapuru do Mestre Verequete; Mestre Bené (em memória); e Mestre Thomaz (Os Africanos de Icoaraci) são alguns nomes que integraram o grupo.

“A poética de Jaci é uma viajem pela Baía do Guajará e seus braços de rios que lhe abastecem. Um olhar sensível à realidade de um pescador urbano que passou a vida entre o rio e o asfalto. A dura realidade de quem vive a depender dos rios, a devoção aos Santos padroeiros, as praias e ilhas encantadas e a charmosa Vila de Icoaraci ganham ritmo nas composições desse poeta pescador de sonhos”, diz Priscila Duque, vocalista do Cobra Venenosa, grupo que representa a potência poética, política e estética da nova safra de carimbozeiros do estado.

Projeto Mestres Urbanos 

O Projeto Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci, idealizado por Hugo Caetano, banjista e vocalista do grupo Cobra Venenosa | Carimbó & Poesia, busca dar visibilidade ao trabalho e dedicação dos mestres da Vila Sorriso. 

Realizada pela SubVersiva Produção Cultural Independente, em parceria com a Casa Velha 226, a programação contará com vivência, troca de experiências e roda de carimbó. 

O que vem a seguir!

Dia 21 -  Mestre Thomaz Cruz, filho de Dona Georgina - centenária, foi dançarina de carimbó - e mestre Zito Nunes, um dos fundadores do primeiro grupo da antiga Vila do Pinheiro, em 1968, “Os Africanos de Icoaraci”, herança que Thomaz assume a condução a partir de 2005.

Dia 28 - Show de Ney Lima Pela Paz, multi-instrumentista autodidata, com mais de 20 anos dedicados ao carimbó, trabalha com artesanato e reciclagem, sendo dono de um banjo de sonoridade única, feito de materiais reciclados.

Serviço
Neste sábado, 14, Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci - Vivência/troca de experiências às 18h. A partir das 19h, Roda de Carimbó com o Mestre Jaci - participação Cobra Venenosa | Carimbó & Poesia e Luizinho Lins do Carimbó de Icoaraci. Local: Casa Velha 226. Travessa Gurupá, 226 entre Dr. Malcher e Cametá, no bairro da Cidade Velha. Entrada: R$ 5.

(Holofote Virtual, com assessoria de imprensa - Gil Soter)

Nenhum comentário: