9.1.17

Dois dias para um show memorável na Discosaoleo

O show “Tudo pela Metade” terá duas apresentações, na Discosaoleo, nesta sexta, 13, e sábado, 14, com o repertório das bandas Jardim Elétrico e Florbella Spanka, incluindo outras canções que fizeram parte de suas trajetórias na década de 1990, em Belém.

E lá se vão 21 anos desde que as bandas Jardim Elétrico  e Florbella Spanka se apresentaram pela primeira vez, inaugurando o Go-Fish, um dos espaços que ficaria eternizado na memória de quem frequentou o lugar nos anos 1990. Para matar a saudade e reunir velhos amigos, além de apresentar uma parte desse contexto musical, ao novo público, elas se reúnem novamente para mais um capítulo na história do rock paraense dos anos 90, na atualidade.

Localizado na travessa Rui Barbosa Nº 1301, o Go-Fish gerou histórias e vivências que até hoje reverberam em Belém. O local quebrou tabus, reuniu gente criativa, e somou na construção artística de toda uma geração. Posso afirmar isso, uma vez que estava lá. Nas noites em que a Jardim Elétrico e a Florbella Spanka se apresentavam, era mais surpreendente ainda. Deliciosas lembranças. 

Foi lá que a primeira aparição em público da Jardim Elétrico. Na formação, tinha Sônia Nascimento (vocalista), Renato Torres (guitarrista), Rubens Stanislaw (baixista) e Alexandre Lima (baterista). 

A banda se desfez meses depois da estreia, e a partir dela, se formou uma nova banda chamada Florbella Spanka, trazendo novos componentes. Mas também se desfez, antes mesmo da virada da década de  1990. Alguns membros deixaram a banda e outros se afastaram do meio musical, outros continuaram sua jornada na música, como Renato Torres e Rubens Stanislaw.  

A vocalista Sônia Nascimento afastou-se da música por 13 anos, mas em 2010 retomou sua carreira de cantora e junto sua parceria com os velhos amigos Renato Torres e Rubens Stanislaw. 

A partir daí foram muitos shows, parcerias em canções e gravações de CDs. Sônia Nascimento em 2015 lançou o CD solo “Invento”, que teve a produção musical de Renato Torres que também arranjou e tocou em todas as faixas e o baixo elegante de Rubens Stanislaw. Os três amigos seguem firmes e juntos, construindo sua história musical.

O show desta sexta, 13, e sábado, 14, contará com Rodrigo Ferreira no teclado e JP Cavalcante na bateria. “Tudo pela Metade” será uma oportunidade para o público fiel e para o público que sempre teve curiosidade de ouvir o trabalho das duas bandas. “Todos devem se preparar para dançar e mergulhar no som que tem como suas principais influências o rock  e o pop dos anos 70 e 80”, avisam os integrantes. 

Os Mutantes, Rita Lee, Tim Maia, Cássia Eller, Marisa Monte, Elis Regina, Secos e Molhados, as bandas paraenses Solano Star, Epadú entre outros farão parte desta grande festa. E um dia só não bastaria. A Discosaoleo, que em 2015 também recebeu a não menos lendária banda Solano Star, para uma apresentação memorável, já sabe que os 50 lugares não dão conta de receber todo mundo ao mesmo tempo. 

Memória da blogueira - Lembro perfeitamente quando Renato Torres chegou na redação do Diário do Pará, nos anos 1990, para divulgar o show da banda jardim Elétrico e em outra oportunidade, da Florbela Spanka. Na época eu escrevia para o Caderno D (atual Você). 

Está na memória também as apresentações das duas bandas no Go-Fsh, assim como tantas outras noites memoráveis naquele espaço. 

O Go-Fish sediou, abraçou, investiu também na primeira Feira Mix de Belém, encabeçada por Mariano Klautau Filho, encampada por André Lima, Antonio Maurity, Dênio Maués e muita gente incrível que continua na ativa, Brasil e mundo afora, e que agitava o movimento cultural de Belém na época. Também vimos, ali, inúmeras apresentações da inesquecível e saudosa Drag Quem Babete e tantas outras invenções que tivemos o prazer de realizar. Caso ela estivesse viva, bem caberia um revival também na Discosaoelo. 

Serviço
Show “Tudo pela Metade”. Nesta sexta-feira, 13, às 20h e no sábado, 14, às 17h30. Ingressos: R$ 10,00 (meia p/ estudante). Lotação: 50 pessoas. Loja Discosaoleo: Travessa Campos Sales 628 – Campina.

Nenhum comentário: