15.1.17

Temporada de Espetáculos no Casarão do Boneco

Três dias para ver “Sorteio de Contos” e “Trunfo”. É assim que o Casarão do Boneco inicia o ano de 2017. A programação traz ainda a exposição do acervo de bonecos da In Bust - Teatro com Bonecos e uma super novidade, a Rádio do Casarão, cujo protótipo será lançado durante a temporada. De quinta, 19, a sábado, 21, sempre a partir das 18h.

A programação é aberta e paga-se quanto quiser, como forma de contribuir para a manutenção do espaço, que funciona como base de produção artística de vários grupos de teatro e circo independentes da cidade. Veja a chamada que o coletivo publicou no seu Canal de YOUTUBE e soltou, neste domingo (14), nas redes sociais.

O público terá tempo de circular pela lojinha com roupas exclusivas do Ateliê de Nanan Falcão, ver a mostra de bonecos e ainda desfrutar de comidinhas saudáveis -  ante e após as apresentações. A primeira apresentação, às 19h, será "Sorteio de Contos", espetáculo teatral fundamentado em três brincadeiras tradicionais de roda: O coco-de-roda, o samba-de-roda e a capoeira-angola. 

Foto: Pierre Azevedo
Espetáculo-brinquedo, denominação surgida durante o processo de criação do espetáculo, tem em cena o ator-brincante, Lucas Alberto, por sua vez, conta com um jogo de cartas, que são sorteadas no ritual em que uma pessoa é escolhida aleatoriamente e é perguntado: Você quer ser o sorteador do sorteio de contos? Se a pessoa aceitar, é feito o sorteio das cartas e as histórias são contadas.

O nome do espetáculo dá nome a Companhia de Teatro Sorteio de Contos, que tem como objetivo pesquisar o entrelaçamento da cultura teatral e a cultura tradicionais de raiz. No ano de 2016 foi contemplado pelo Programa SEIVA - Produção e Difusão Artísticas, com o qual realizou apresentações no Curro Velho e na Festividade de Santarém Novo.

Lucas Alberto, é ator, em 2004 começou a trabalhar com teatro, participou de grupos em Belém, como: Nós Outros, Usina Contemporânea de Teatro, In Bust- Teatro com Bonecos e Núcleo de Atores Independentes. Em 2010 a 2014, na ocasião em que estava em Belo Horizonte cursando Formação Técnica em ator teve oportunidade de trabalhar no Centro Cultural Galpão Cine Horto, grupo de capoeira Eu Sou Angeleiro, Fala Tambor e Coco da Gente.

As cartas de tarô e o circo em "Trunfo"

Foto: Débora Flor
Já o "Trunfo", que inicia às 20h, e que também traz cartas em sua montagem, é o terceiro espetáculo do Projeto Vertigem.  Em cena,  Luan Weyl, Katherine Valente e Marina Trindade, que conduzem o respeitável público junto ao velho companheiro de viagem do circo, o baralho do Tarô. 

Na trama os trunfos são embaralhados, 5 são escolhidos pela plateia e a sorte dita a ordem da encenação. Em cena, estão também malabares, danças, histórias, acrobacias aéreas e de solo, que traduzem em formações corporais a leitura circense dos signos do tarô.

Criado em 2015, "Trunfo" voltou à cena em 2016 e agora se prepara para uma Circulação Nacional por quatro estados brasileiros, já neste início de 2017. A criação coletiva é dirigida por Paulo R. Nascimento, conta com trilha sonora de Armando de Mendonça, cartas produzidas por Victoria Rapsódia. 

Casarão do Boneco - Você que já curte o Casarão do Boneco, ou que gostou do que leu aqui e vai conheceré bom anotar também que o coletivo de grupos de produção artística e cultural que ocupam o Casarão do Boneco irá desenvolver atividades regulares, este ano, voltadas principalmente para a formação de plateia com mostras de produções dos integrantes da casa e temporada de espetáculos, além de atividades educacionais de iniciação e oficinas livres.

Para acompanhar e saber mais:

Serviço
Temporada de Espetáculos. Dias 19, 20 e 21 de janeiro. Abertura da exposição às 18h. Apresentação dos espetáculos Sorteio de Contos, às 19h, e Trunfo, às 20h. O ingresso é PAGUE O QUANTO PUDER. Casarão do Boneco- Av.16 de Novembro, 815. Mais informações: 32418981 (salvecasarao@inbust.com.br). 

Mais informações à imprensa: 91 98134.7719 (Parceria Holofote Virtual e Casarão do Boneco).

Nenhum comentário: