12.2.19

Performance de Jef Cecim celebra José Saramago

“No dia seguinte ninguém morreu”, diz José Saramago, logo na abertura do livro “As Intermitências da Morte”, no qual a morte decide suspender seus serviços e assim mostrar que os homens não vivem sem ela. O romance, publicado em 2005, é o ponto de partida (ou chegada) da performance “O Homem das Palavras”, que o ator e manipulador de bonecos Jef Cecim apresenta neste final de semana, sexta (15), sábado (16) e domingo (17), às 10h e às 15h, no Museu do Estado do Pará (MEP). A performance dialoga com a exposição “Saramago – Os Pontos e a Vista”, que reabriu nesta terça-feira, 12, ao público, no mesmo espaço, com visitação só até o dia 17 de fevereiro. 

Caracterizado como o célebre escritor português, único Prêmio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa, Jef Cecim propõe uma interação com o público que já percorreu a exposição, sugerindo, de forma sutil, a leitura de trechos do livro, “ou quem sabe até uma selfie ou filmagem, dependendo de cada espectador”, diz ele. 

O personagem também trará obras de Maria Lúcia Medeiros, Haroldo Maranhão, Vicente Cecim e Max Martins. “E, apesar de ser o homem das palavras, o personagem não fala e busca que o próprio espectador faça a leitura. Mas, como toda performance, é uma obra aberta”, continua o artista que contou, ainda com a parceria de Geovane Serra (máscara), Maurity Ferrão (cabelos) e Cris Pessoa (maquiagem). 

Jef Cecim começou a trabalhar com bonecos em 1998, na Usina de Animação, onde permaneceu até 2004, seguindo depois em carreira solo. A literatura comenta, sempre foi uma inspiração, tanto que em 2010, em São Paulo, ele realizou uma exposição somente com personagens literários. Estavam ali Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Cora Coralina, Max Martins e ainda personagens do universo de Clarice Lispector, Jorge Amado e Dalcídio Jurandir, entre outros.

Em 2012, Cecim ganhou o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua com o espetáculo de teatro em miniatura “Mater Dolores – Desvãos da Memória”, baseado em contos de Haroldo Maranhão e Maria Lúcia Medeiros. E no ano passado, foi a vez de conquistar o Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística Seiva, da Fundação Cultural do Pará, com o projeto “Encaixotando as Lendas”, com adaptação de lendas urbanas, como a moça do táxi e o fantasma do casarão Bibi Costa. Para este projeto, Jef chamou dois artistas iniciantes, que participam de todo o processo, desde a dramaturgia até a apresentação das cenas. Os bonecos são confeccionados pelo próprio artista, que utiliza papel machê, espuma, látex e outros materiais, boa parte reciclado. 

Serviço
Performance “O Homem das Palavras”, com o ator e manipulador de bonecos Jef Cecim. Dias 15, 16 e 17 às 10h e às 15h, no jardim do Museu do Estado do Pará (MEP). A performance dialoga com a exposição “Saramago – Os Pontos e a Vista”, que reabriu ao público no mesmo espaço e permanece até dia 17 de fevereiro. A entrada é franca. 

Nenhum comentário: