1.7.19

Cia Lama leva "Mukuiú" ao palco do Sesc Ver o Peso

Inspirado em narrativas de Mametu Nangetu, sacerdotisa da casa de candomblé angola Mansu Nangetu, a Cia Lama apresenta "Mukuiu", espetáculo de memórias ancestrais, forças e resistências, uma dobra poética da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós graduação em Artes da UFPA, desenvolvida pela pesquisadora Carmem Virgolino. Nesta sexta-feira, 5 de julho, às 20h, no Centro Cultural Sesc Ver o Peso. Gratuito.

Entre imaginações sobre forças da natureza - associadas a imagem do guerreiro Nkossi, e a sabedoria e força Zumbarandá - dos artistas pesquisadores, que compõe o elenco -, este trabalho tem como cenário a cidade de Belém e a Amazônia paraense, no extremo norte do Brasil, abaixo da linha do equador, onde presenciamos grandes desigualdades sociais, altos índices de pobreza, altas temperaturas, umidade e violência.

Entre terra e água, arte e vivência, o espetáculo "Mukuiu" é marcado por forte musicalidade, associado à dança afro-brasileira, à dança dos Nkissis de nação bantu, à manipulação de objetos e uma dramaturgia própria, de cunho político social, evidenciando a importância étnica de motrizes africanas em Belém, questionando o cenário violento em que se vive nas periferias da cidade, sobretudo, a perseguição contra o povo negro e suas práticas culturais e religiosas.

O arquipélago cercado de floresta verde folha, por vastas terras e pela baía do Guajará de tantas várzeas, no vai e vem de maré, traz também a sabedoria de Gaya, que contém contrários. Em meio a grande mistérios e águas grandes, escuras, antigas, Belém está na lista das dez mais violentas capitais para se viver no mundo atualmente. 

Aqui carro prata mata preto e pobre. E a impunidade impera e se justifica com o discurso de que na periferia, entre os mais pobres, só há criminalidade- tentativa torpe de banalizar esta mesma impunidade, injustiça e violência!

Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Carmem Virgolino e Michel Amorin
Coreografias: Kaiunde - Mestre João Angoleiro e Nkossi- Brenda Kalife, Carmem Virgolino e Marina Trindade.
Elenco: Carla Baía, Carmem Virgolino, Gabriel di Preto e Michel Amorin.
Músicas: Banda Gira de Nego Banjo e Batuque de Bantu de Luciano Lira
Bateria: Armando de Mendonça Filho e Katarina Chaves
Participação Especial: Luciano Lira e Edimar Silva
Figurinos: Michel Amorin
Iluminação: Thiago Ferradaes
Agradecimentos: Instituto Nangetu, Associação Cultural Eu Sou Angoleiro- Contramestre Edimar, Thales Branches.

Serviço
Espetáculo Mukuiu. Nesta sexta-feira, 5, no Sesc Ver o Peso, às 20h, com entrada fraca. 

(Holofote Virtual com informações de Carmem Virgolino)

Nenhum comentário: