1.7.19

Liga do Teatro traz musical com trama dos anos 80

Fotos: Vinícius Fleury
"Queen num toque de Mágica" é uma ousadia. Contextualizado nos anos 1980, o espetáculo musical tem 2 atos e mais de duas horas de duração, além de 28 pessoas em cena. A estreia é nesta quarta-feira, 3, seguindo em cartaz nos dias 4 e 5 de julho, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa.

Um marco na história dos festivais de música no Brasil, o Rock In Rio de 1985 inspirou outros festivais, livros e músicas, assim como o grupo Queen contagia as pessoas até hoje, sendo referência a muitas bandas e trabalhos artísticos. Ao contrário do que se pode pensar, porém, “Queen num toque de Mágica” não quer retratar o que foi aquela febre do Rock in Rio e nem a performance de Freddie Mercury.

Trata-se de uma trama existencial. Três jovens, que vivem em uma mesma cidade no interior do Brasil, têm em comum a mesma sensação de não caber no mundo e a paixão pela banda inglesa “Queen”, o elo maior entre os amigos, que inauguram um fã clube e decidem partir de mochilão pelo país, rumo ao primeiro Rock in Rio.

No caminho, eles viverão uma jornada com experiências de afirmação, emancipação e enfrentamento em uma sociedade conservadora. Jutos eles colocarão muitas coisas em questão. Até onde vai a autenticidade das pessoas frente a paixão pela arte e a beleza da resistência?

O espetáculo também traz de volta personagens da época, como o Chacrinha, além de outros, criados especialmente para a trama, como a Mother Mercury, que costura, como uma figura mística, toda a trajetória desses jovens e outros, evocados pelo coro. 

Formado em 2017 por Bárbara Gibson, Erllon Viegas, Leandro Oliveira, Luiza Imbiriba e Valéria Lima, o grupo estreou com “Serenata de Humor”, em 2017, percorrendo bares e casas noturnas da cidade, seguindo em cartaz até 2018. Neste mesmo ano, o grupo participou da montagem do musical "O Grande Show", experiência que se consolida com a estreia de "Queen num toque de Mágica". 

Para realizar este novo espetáculo, o grupo realizou audições para selecionar o grande elenco que se dividiu em papéis principais, personagens secundários e coro. Estão em cena Bruna Borges, Demi Araújo, Evelyn Nascimento, Fernanda Collins, Filipe Cunha, Giscele Damasceno, Kácia Maria, Larissa Fiorin, Luiza Barros, Luiza Imbiriba, Mariluz Vidonho, Pedro Cordeiro, Quézia Sousa, Rodrigo Schumarcher, Ruan Brito, Sebastião Junior, Suka Bastos,Tárcila Mendes, Thalyson Moraes, Thiago Freitas, Verônica Fiorin, Victória Vasconcelhos, Vinicius Fleury, Yasmin Miranda, Yasmin Magno, Yasmin Dandara, Ysamy Charchar e Hugo  Ferreira.

"Queen num toque de Mágica" traz temas da atualidade 

Além do grande elenco, outro desafio foi criar uma peça que não fosse sobre a trajetória do Queen. A trama se remete aos anos 1980, mas carrega consigo temas que ainda estão presentes na sociedade contemporânea. Por isso, foi preciso entender o que o repertório da banda traz como significado para as pessoas, quais elementos têm as canções em relação a identidade, estilo de vida, moda, cultura e comportamento no contexto dos anos 1980, sem perder o viés da realidade atual. 

"Não acho que valha a pena falar de coisas do passado se não for para afirmar valores urgentes e atuais”, diz Haroldo França, que assina a dramaturgia com a atriz Barbara Gibson, ela também diretora do espetáculo. “O papel da arte, acredito, tem a ver com isso, questionar o que está aí. E veja só o que está aí: um ultraconservadorismo crescente, tomando voz e ameaçando a nós, artistas, nós, LGBTs, nós, que assim como Freddie, tentamos cavar no mundo um espaço para existirmos como somos, com voz e com respeito”, complementa Haroldo.

“Produzir musicais é algo muito complexo. Estamos falando em utilizar de muitas linguagens artísticas. É minha primeira direção com musical, embora eu seja apaixonada pelo gênero e uma consumidora. Já viajei só para ir assistir um musical em São Paulo, por exemplo. A Liga de Teatro não está estreando nesta linguagem. Ano passado participamos da montagem de O Grande Show, uma experiência positiva, e resolvemos apostar no gênero”, diz Bárbara Gibson, que já dirige espetáculos teatrais desde 2011.

A produção musical do espetáculo é de Vinicius Fleury, com Consultoria Musical de Pedro Messias, Maestro e Coordenador do Bacharelado do Conservatório Carlos Gomes e Daniel Lima, também do Carlos Gomes. O cenário é criação de Cláudio Bastos, profissional que traz sua experiência em outros musicais e espetáculos de ópera. 

Na equipe técnica estão ainda, na direção coreográfica, Luiza Imbiriba, Thiago Freitas e Larissa Imbiriba, que também assina a produção executiva junto com Álvaro Souza.  A preparação de elenco é de Paulo Jaime, o figurino de Kevin Braga e na luz, Malu Rabelo. No som, a equipe conta com Luiz Reis e na criação de arte e fotografia, a 2B Produções, a comunicação do Holofote Virtual e produção de vídeos da Flemi.

Ficha Ténica
Direção geral: Bárbara Gibson 
Dramaturgia: Barbara Gibson e Haroldo  França
Produção Musical: Vinicius Fleury
Consultoria Musical: Pedro Messias e Daniel Lima
Direção Coreográfica: Larissa Imbiriba, Luiza Imbiriba e Thiago Freitas
Preparação de Elenco: Paulo Jaime
Figurino: Kevin Braga
Cenário: Cláudio Bastos
Produção Executiva: Larissa Imbiriba e Álvaro  Souza
Luz: Malu Rabelo
Som: Luiz Reis
Criação e Fotografia: 2B Produções
Produção de vídeos: Flemi
Assessoria de Imprensa: Holofote Virtual /Luciana Medeiros

Serviço
“Queen num toque de Mágica” – Dias 3, 4 e 5 de julho, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém. Ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/queen-num-toque-de-magica__547897 e no salão Gata Pintada - Shopping  Pátio Belém. Mais informações: (91) 98425-0317 ou (91)98824-2404.

Nenhum comentário: