9.7.19

Histórias de Ester Sá no Teatro Waldemar Henrique

É uma bela pedida para esta tarde de quinta-feira, 11 de julhoA atriz apresentará dois de seus trabalhos narrativos com foco na cultura popular paraense. No Teatro Waldemar Henrique, a partir das 16h. Ingressos na bilheteria (R$ 10,00). 

Ester Sá começa a tarde contando “Uma história das histórias de boi bumbá”, inspirada na narrativa de Bruno de Menezes em seu livro Boi Bumbá Auto Popular. A narrativa mítica do Boi Bumbá criada e mantida pelos nossos ancestrais, vem à tona nesta homenagem, que convida a conhecer e reconhecer-se na força da cultura popular.

A artista reconta o Auto do Boi, da época em que saía nas ruas, nas décadas de 40/50. O espetáculo narrativo visita também os significados dos personagens do auto, e as relações entre eles, espelhando o povo brasileiro.  Para Ester Sá, o Boi, Pai Francisco, Catirina, os índios, o amo, os vaqueiros, o curador, são personagens representantes da nossa história, passeiam pela trama da narrativa revelando espelhos sobre nós mesmos, convidando a observar detalhes que talvez passem despercebidos no dia-a-dia,  mas que são estruturas do ser humano, e da vida.

"Venho desenvolvendo este tipo de trabalho a alguns anos, onde se reúne a narrativa poética da cultura popular, a um olhar conceitual aliada a informações históricas, desenhando retratos do tempo e refletindo sobre os significados disto na própria obra. Um convite e uma homenagem a vida", diz Ester.

A cultura dos brinquedos de miriti

Nina Brincadeira de Menina
O segundo trabalho será “Nina, Brincadeira de Menina”, sobre a saudosa artista Nina Abreu, artesã do brinquedo de Miriti. A história vai buscar na infância de Nina, o início da brincadeira, onde ela começa a construir seus bonecos. Nina foi uma das artesãs mais importantes para o movimento de uma das tradições mais coloridas do Círio de Nazaré.

Homenagem merecida a artista e também a todos que mantêm vivos dentro de si a capacidade de brincar. Memória, afetividade e história cultural se entrelaçam nesta narrativa, que contempla um ciclo de pesquisa da artista.

O trabalho estreou em outubro de 2015, e apresentou-se em diversos locais de Belém, em Abaetetuba, e em Florianópolis. Em 2017, circulou pelo projeto SESC Amazônia das Artes, apresentando-se em 10 estados da Amazônia Legal: Piauí, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Amapá, Acre, Tocantins e Mato Grosso.

Toda conquista também tem uma história

Uma história das histórias de boi bumbá
Ester Sá vem pesquisando sobre a cultura popular há mais de uma década. Em 2008 criou o espetáculo “Iracema Voa”, um trabalho literalmente criou asas, trouxe novamente à cena e para os holofotes, a obra de outra criadora, Iracema Oliveira, guardiã do Pássaro Tucano, radialista e atriz das rádio novelas paraenses. Este ano, Iracema foi homenageada no carnaval paraense, pela Unidos da Baixada, de Icoaraci, que levou para a avenida da Vila Sorriso o samba enredo “Iracema Voa”. 

Essa é só mais uma história das histórias de Ester Sá, que iniciou na arte nos fins da década de 90, cantando, para logo depois encontrar o teatro. Em 2007, ela participou de um espetáculo teatral que evidenciava a forma narrativa em sua encenação, e nesta experiência vivenciou um novo encontro, com a arte narrativa. A partir daí a atriz investiu nesta linguagem e construiu um repertório de contações de história com os quais apresenta-se semanalmente em espaços de Belém e outros palcos. 

É lindo, consumam sem moderação!

Programação
16h - “Uma história das histórias de Boi Bumbá”
17h30 - “Nina, Brincadeira de Menina”

Serviço
“Tarde de Histórias”, com Ester Sá. No Teatro Waldemar Henrique, Praça da República. Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro no dia da apresentação. Informações: 91 98114-7149/98259-9871.

Nenhum comentário: