1.7.19

Secult lança edital de credenciamento à cultura

O Edital de Chamamento Público de nº 06/2019, lançado nesta segunda-feira, 1º de julho, pretende credenciar artistas e profissionais da cultura - que tenham espetáculos prontos - e profissionais do campo da acessibilidade, libras e audiodescrição, para possíveis prestações de serviço e atender programações realizadas ou apoiadas pela Secretaria, no período de 1º de julho de 2019 a 1º de Julho de 2020.

É dever da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) atuar em todo o Estado desenvolver projetos que valorizem e contribuam para o fortalecimento das expressões culturais e da produção artística das regiões de integração.

De acordo com a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, o edital foi pensado para garantir o acesso transparente e democrático às políticas públicas de fomento e difusão das expressões e linguagens artísticas, buscando o alinhamento com as especificidades de cada região. 

"Queremos potencializar e dar escala às ações e projetos ligados às mais diversas manifestações e práticas culturais. É preciso desburocratizar e dinamizar o processo de consolidação da cadeia produtiva da cultura. A missão urgente é valorizar nosso patrimônio imaterial, presente nessa imensa diversidade de expressões artísticas pulsantes nos 144 municípios do Pará", e continuou. "O edital ficará aberto durante o ano todo e artistas e profissionais poderão se inscrever para credenciamento nesse período".

O Edital que a Secult lança neste início de semana, além da proposta legítima de oferecer trabalho e visibilidade à classe artística, fazedores de cultura e disponibilizar espaços de apresentação para seus espetáculos em eventos governamentais, torna-se também parte de um grande mapeamento de profissionais das áreas da cultura e economia criativa, uma ferramenta consistente e necessária à construção de uma política cultural engajada e ancorada em dados e informações mais concretas de uma cena estadual.

A vigência do credenciamento será de 12 (doze) meses, contados a partir da publicação do edital, período em que os credenciados poderão ser convocados à contratação junto à Secult, conforme demanda. A contratação dos credenciados será efetivada de acordo com a necessidade dos eventos a serem realizados, possibilitando o acesso de forma democrática, atendendo aos princípios de oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e da economicidade.

Neste edital, reforçando as informações, podem se inscrever artistas e profissionais da cultura, maiores de 18 anos, que sejam pessoas jurídicas ou físicas e que tenham espetáculos prontos, além de profissionais do campo da acessibilidade, libras e audiodescrição além de grupos com representação legal, que possuam espetáculos com duração mínima de 30 minutos e que se enquadrem nas modalidades teatrais descritas no edital.

Serviço
Inscrições - as inscrições são gratuitas, já iniciaram e vão até 1º de julho de 2020 Leiam o edital (http://www.secult.pa.gov.br/sites/default/files/informativos/edital_de_credeciamento.pdf) no site da Secult -PA. Mais informações: (91) 4009-8462.

(Holofote Virtual com informações a assessoria de comunicação)

Nenhum comentário: