![]() |
Foto: Diego Souza |
O espetáculo nasceu a partir da obra homônima de Virgínia Woolf e envereda pelos monólogos interiores do personagem utilizando-se da transversalidade da encenação, pontuada pela música, poesia e memória. A palavra se apresenta forte e protagonista na cena, em meio a um espaço cênico quase vazio que espera ser preenchido por um fluxo transitório de narrativas e personagens. Entre cenas dramáticas e cômicas, os figurinos e adereços compõem o cenário e a trajetória de Orlando, sem respeitar as convenções das épocas.
Em sua trajetória o personagem atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino, traçando uma profunda, mas também, uma divertida discussão sobre a sexualidade humana. Como um ideal de ser, andrógino e artista, busca entender as inconstantes transformações da vida, da arte e do amor.
![]() |
Foto: Carol Veras |
As escolha das cidades para a circulação levou em consideração, principalmente, o ineditismo do grupo em regiões tão distintas do Brasil. É o caso da capital paraense. "Belém é uma cidade que tem muito que inspirar já que o Expressões Humanas tem na sua pesquisa o teatro ritual e a causa indígena foi mote do último espetáculo ´Iande Tekowa´”, declara o produtor do grupo, Rogério Mesquita.
Além disso, a circulação do grupo procura criar pontes, estabelecer novos contatos e pautar outros circuitos, para isso será realizada uma vivência em teatro ritual e um intercâmbio com os artistas locais. Ambas atividades serão gratuitas e realizadas no Teatro Universitário Cláudio Barradas.
O Grupo Expressões Humanas iniciou sua trajetória em janeiro de 1990, como um grupo de teatro experimental, procurando contribuir para a difusão e discussão do fazer teatral e do papel do artista e da arte em nossa sociedade.
Ao todo em seu currículo o grupo possui 18 trabalhos encenados e inúmeras participações em festivais e mostras de teatro e cultura. Destacando a participação em 2010 no projeto Palco Giratório do Sesc Nacional com os espetáculos “Encantrago Ver de Rosa um Sertão”, “Os Cactos” e “Ensaio Para Um Silêncio”, circulando com mais de 30 apresentações em mais de 10 estados brasileiros.
Em 2014 o grupo faz sua primeira viagem internacional participando da IV Feira Mundial da Palavra de Cabo Verde na África, com os espetáculos “Orlando”, “Ensaio Para Um Silêncio”, e o pocket show Orlando em Canções. Em 2017 é contemplado como a circulação do espetáculo Orlando pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018, que circula agora em 2019.
Oficina
Vivência em Teatro Ritual
Facilitadora: Marina Brito
Sobre a oficina: A vivência investigará elementos do Teatro Ritual, com o intuito de despertar as potencialidades do artista criador através da conscientização dos variados campos de percepção e da dilatação de tempo e espaço.
Data: 13 de julho, de 13h às 17h
Local: Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, nº 546)
20 vagas!
Intercâmbio
Com Grupos Locais
Data: 14 de julho, às 15h30
Local: Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, nº 546)
Circulação Orlando 2019
Data: 12 a 14 de Julho, às 20h
Local: Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, nº 546)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia) - Vendas nas bilheterias do teatro
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita para Pessoas Transgênero
Ficha Técnica
Adaptação dramatúrgica: Herê Aquino e Rafael Barbosa
Direção: Herê Aquino
Elenco: Juliana Veras, Marina Brito, Murillo Ramos
Músico: Zéis
Arranjos: Juliana Veras e Zéis
Composições e concepção Musical: Juliana Veras, Murillo Ramos e Zéis – processo colaborativo
Iluminação: Wallace Rios
Cenário: Herê Aquino
Figurino e maquiagem: Ruth Aragão
Designer Gráfico: Quintal Estúdio de Criação
Fotografias: Carol Veras e Diego Souza
Produção: Rogério Mesquita e Marina Brito
Realização: Grupo Expressões Humanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário