13.3.20

Amostraí traz atração internacional neste sábado

Uma das programações mais queridas do Casarão do Boneco está de volta, neste sábado, 14 de março. A 1a edição deste ano conta com atração internacional, além de contação de história, dança e espetáculo teatral com bonecos. A iniciativa traz diversão saudável a toda a família e contribui com recursos para a manutenção do espaço. Não há pagamento para o ingresso, a sugestão é que o visitante Pague Quanto Puder na saída.  Tudo a partir das 18h.

O Amostraí é realizado sempre no segundo sábado de cada mês, trazendo espetáculos teatrais e contações de histórias, com a finalidade de juntar públicos diversos, de forma acessível e gerar convivência em torno da apresentação cênica. 

Neste retorno uma das novidades será a apresentação da Companhia Hilo Rojo, equipe de trabalho cênico do Chile liderada pela coreógrafa Maria José Franco, que apresenta obras  e intervenções artísticas desde 2017, em vários festivais da região de seu país. A companhia cria histórias traduzindo e expressando as experiências do corpo, além de  explorar as possibilidades coreográficas do gesto. Hilo Rojo dialoga permanentemente com a tradição e a contemporaneidade chilena, contribuindo para a tarefa de construir e atualizar a memória histórica popular. A perspectiva da mulher é frequentemente, tornando visíveis as realidades deste universo feminino sem se concentrar no panfletário. 

Uma das obras que será apresentada pela companhia chama-se Gravitar, com Camila Guerrero, um espetáculo que mistura o ofício do “Chinchin” (instrumento patrimonial do Chile) com a Dança Contemporânea. 

A investigação é inspirada em experiências pessoais da intérprete e busca plasmar um constante gravitar de emoções, frustrações, aprendizados, viagens, alegrias, encontros e desencontros ocasionados pela decisão de querer aprender a tocar este instrumento patrimonial, em um contexto onde este exercício é predominantemente masculino e de raízes familiares. 

A outra é Hipotônico, com Paola Cortes, onde é proposta uma corporalidade que investiga, com a linguagem da dança contemporânea, as possibilidades de deslocamento e expressão dessa condição hipotônica dos corpos, uma diminuição no tônus muscular que causa dificuldades para as ações cotidianas, como ficar em pé e em movimento. 

Os contrapontos entre fragilidade e força, peso e leveza, dureza e suavidade são investigados, em uma transição que começa na horizontalidade até atingir a verticalidade. 

O sábado conta ainda com o grupo Folhas de Papel, com os artistas Aj Takashi, Assucena Pereira e Tais Sawaki, que apresentará a contação de história “Os inigualáveis hermanos Silva e o circo provisório”, que se passa dentro de um circo criado, através de números de mágica, dança, acrobacias, periculosidade e adivinhação, por 3 irmãos. 

Neste trabalho, o Folhas coloca em construção e desconstrução aquilo que quer falar e fazer, utilizando as linguagens do palhaço, circo e teatro, buscando uma relação direta com as pessoas, trazendo-as para dentro do circo, onde as mesmas também se tornam parte dessa grande lona.

No encerramento da programação, o grupo In Bust Teatro Com Bonecos, um dos habitantes do Casarão do Boneco, apresentará o espetáculo Pinóquio, onde a história do boneco de madeira que, por merecimento, se transforma em menino de verdade, vem à cena no estilo do grupo, com muito bom humor e misturando atores e bonecos. 

No elenco, os atores manipuladores, Adriana Cruz e Paulo Nascimento, com operação de sonoplastia de Dandara Nobre e assistência de produção de Cristina Costa.

E entre as apresentações, o convite está feito para visitar a loja Dell’Arte, experimentar o lanche da Tia Regina e as pipocas do Seu Estevão. O Amostraí é realizado de forma voluntária e colaborativamente por integrantes do coletivo, que desenvolvem atividades desde o contato com os grupos, divulgação, limpeza e organização dos espaços de apresentação, cenotécnica e a pós produção. 

Serviço
Amostraí de Março. Neste sábado, 14, no Casarão do Boneco (Av 16 de novembro, 815. Batista Campos. Belém-PA). Entrada gratuita. Pague quanto puder, na saída. 

Nenhum comentário: