3.12.20

3o Fórum Circular traz debates e oficina digitais

Neste final de semana será realizada a terceira edição do Fórum Circular: Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade. Nesta sexta, 4, e no sábado, 5, o projeto vai transmitir pelo Canal de Youtube, debates que trazem temas importantes para nossa cidade. O público também poderá participar de uma oficina que abordará patrimônio, direito à cidade, gênero e sexualidade, e dos grupos de trabalho que serão formados para a elaboração do documento final do fórum. Tudo com tradução em Libras e haverá ainda o lançamento do livro Mapa do Afeto – Cidade Velha.

Em sua terceira edição e em tempos de pandemia o Fórum Circular - uma das ações do Projeto Circular Campina Cidade Velha, precisou se adequar ao formato digital que o projeto assumiu neste ano de 2020, mas sem perder o foco a que se propõe, que é pensar a cidade, o patrimônio cultural e o meio ambiente em suas diversas dimensões e promovendo oportunidades para reflexões e discussões, mas também encontros e afetos. A programação conta com 3 mesas, no formato de Roda de Conversa, versando sobre feiras e mercados, habitação no centro e coletivos culturais seguidas dos respectivos grupos de trabalho. 

Na sexta-feira, 4, o primeiro debate traz como tema “Feiras e Mercados de Belém: caminhos possíveis”. Neste dia também será oferecida também uma oficina sobre direito à cidade, usos contemporâneos e patrimônio cultural na perspectiva de gênero; e realizado o lançamento do livro Mapa do Afeto – Cidade Velha e um show musical no encerramento.

Já no sábado, 5, o dia começa com o tema “Ocupar o centro: mobilização social e experiências de programas de habitação em área tombadas. Em seguida, o debate traz como tema “Coletivos culturais: espaços de convivência, trocas e resistência. Os Grupos de trabalho das três mesas se reunirão na sexta e também no sábado, para apresentação de um documento final.

Tanto para a oficina quanto para a participação nos Grupos de Trabalho que serão formados a partir dos debates, será necessária a inscrição, pois as reuniões serão realizadas em plataforma digital fechada. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: circular.comunica@gmail.com, vagas limitadas a 20 pessoas. As discussões temáticas de cada mesa serão abertas a participação do público.

Oficina: Patrimônio Cultural e Direito à Cidade

A oficina Patrimônio, direito à cidade, gênero e sexualidade: olhares latino-americanos traz ao debate o patrimônio material e imaterial a partir de um olhar antropológico tendo a noção de direito à cidade, e seus usos contemporâneos, como norteador do debate. 

O ponto de partida será a análise de exemplos etnográficos que têm mostrado as possibilidades, potências e limites das ferramentas de patrimonialização de formas culturais diversas como meio de garantia de reconhecimento social e político de grupos sociais historicamente discriminados.

O ministrante, Bruno Puccinelli, é  Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, pesquisa a convergência entre espaços urbanos, gênero, sexualidade, tecnologias digitais e direitos humanos, ministrando cursos livres, consultorias e formações nestas áreas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: circular.comunica@gmail.com, vagas limitadas a 20 pessoas.

Mapa de afetos no centro histórico de Belém

A primeira fase da construção de uma teia afetuosa que conecta os bairros da Cidade Velha, Reduto e Campina, no centro histórico de Belém, agora tem capa, numeração e páginas a serem folheadas. A ideia do livro “Mapa do Afeto” surgiu em 2018, como ferramenta de aproximação do Circular com os moradores. Coordenado por Tamara Saré, o projeto expandiu como pesquisa em 2019, organizada pelo historiador Michel Pinho.

“O Mapa do Afeto teve uma equipe multidisciplinar, com jornalista, antropólogo, geógrafo, historiador. A metodologia foi fazer pequenas entrevistas que acabaram se transformando em coisas mais extensas. Inicialmente faríamos só um mapa ilustrado e registraríamos isso com as gravações digitais, mas a partir da ideia do Michel e da parceria com a Imprensa Oficial do Estado conseguimos chegar num produto que é mais consistente, como um livro, que registrou essas memórias”, diz Tamara.

A jornalista Yorranna Oliveira, que integrava a equipe gestora do projeto na época, acompanhou todo o processo, como integrante da esquipe gestora do Circular. “Nossa intenção foi valorizar as histórias cotidianas e o relacionamento afetivo das pessoas com o bairro, resgatando narrativas antigas, histórias de infância, questões sociais e culturais bairro de épocas anteriores. E, ao mesmo tempo, construindo essa relação do antigo com o novo, então a gente tem nessa primeira experiência do mapa do afeto histórias que vão desde os mais antigos até seus filhos e netos”, explica Yorrana.

Memórias e narrativas

O livro faz um resgate de memórias fora do Circuito hegemônico de grandes personagens e movimentos que tentou valorizar as histórias cotidianas e o relacionamento afetivo das pessoas com o bairro. Traz histórias mais antigas, memórias de infância, questões sociais e culturais do bairro de épocas anteriores. E, ao mesmo tempo, constrói essa relação do antigo com o novo. 

As narrativas são diversas e vêm de empresários que trabalham na região há mais de 80 anos a senhoras que viram o Círio ‘acontecer’ da janela da sua casa, nos anos 50 e 60. “Isso dá uma dimensão significativa de pessoas aposentadas, pessoas trabalhadoras do comércio, que trabalham com restaurantes na região. Faz com que a cidade se mostre multifacetada. É a ideia de Belém vista de uma maneira muito diferente do que já foi colocada até hoje, mas de uma forma afetuosa”, diz Michel Pinho.

PROGRAMAÇÃO

Dia 04/ 12/2020 – sexta-feira 

10h00 - 10h30 

Abertura – Retrospectiva das edições anteriores e dos documentos produzidos

10h30 – 12h00 

Mesa 1 – Feiras e Mercados de Belém: caminhos possíveis.

Mediação: Celma Chaves – Professora FAU/UFPA, Coordenadora do Lahca; pós doutorado sobre “Mercados Públicos” na Universidade Politécnica da Catalunha/Barcelona. 

Convidados:

Wilma Leitão – Profa. Pesquisadora aposentada/ Instituto de Ciências Sociais/UFPA

Manoel Luiz Rendeiro – Didi – Feirante do Ver-o-Peso e diretor do Instituto Ver-o-Peso. 

Graça Serrão – Permissionária do Mercado do Porto do Sal

Lúcia de Fátima Lobato – Permissionária Mercado Santa Luzia 

15h00 – 16h30 

GT1 – Feiras e Mercados

- Coordenação/redação: Celma Chaves e Circular

Inscrição: circular.comunica@gmail.com | 20 Vagas

17h00 – 19h00 

Oficina: Patrimônio, direito à cidade, gênero e sexualidade: olhares latino-americanos. 

Ministrante: Bruno Puccinelli -  Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp 

Inscrição: circular.comunica@gmail.com | 20 Vagas

Dia 05/12/2020 – sábado 

10h00 – 11h30 

Mesa 2 – Ocupar o centro: mobilização social e experiências de programas de habitação em área tombadas. 

Mediação: Rose Norat – Professora Facore/UFPA -  Arquiteta e Urbanista. Doutora em Ciências, área de concentração Geoquímica e Petrologia(UFPA), Mestre em Ciências da Arquitetura (UFRJ). Especialista em Restauração e Preservação do Patrimônio Arquitetônico (UFPA). Diretora da Faculdade de Conservação e Restauro/FACORE do Instituto de Tecnologia/ITEC/UFPA. Atuou como Diretoria do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural/DPHAC e Diretora de Projetos/DP da Secretaria de Estado de Cultura do Pará; Diretora de Patrimônio Histórico/Fundação Cultural do Município de Belém e Gerente de Projetos da Fortaleza de São José de Macapá.

Convidados:

Noêmia Barradas – Arquiteta e Urbanista, doutoranda em arquitetura e urbanismo pelo PPGAU/UFF. Com larga experiência no Campo da preservação do patrimônio cultural. Nos últimos anos desenvolveu trabalhos como consultora junto a Unesco, Iphan e Inepac, atuando em escritórios no Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal. Foi Diretora Administrativa do IAB-RJ (2004-2005), e é Conselheira do IAB-RJ e sua representante no Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente é Conselheira Suplente do CAU-RJ (Gestão 2018-2020).

Sidnei Pita – é de São Paulo, Coordenador Político do movimento União Nacional por Moradia, iniciou sua atuação na unificação das Lutas de Cortiço na defesa de tarifas sociais de água e luz. Em seguida esse movimento inicia a luta por moradia no centro e centro expandido. onde já atua há cerca de 30 anos, passando por várias experiências relacionadas a diferentes modelos de projeto, tais como PAR e  Locação Social  entre outros. Atualmente atua na coordenação do movimento estadual e do nacional. Já foi conselheiro pela sociedade civil no Conselho Estadual de Habitação e no Conselho Nacional de Habitação. É coordenador da Setorial de Moradia do partido dos Trabalhadores. 

Milton Kanashiro – Engenheiro Florestal/Embrapa, morador do Bairro da Campina, com adesão ao edital do programa Monumenta para imóveis privados

11h30 - 13h00

Mesa 3 – Coletivos culturais: espaços de convivência, trocas e resistência

Mediação:  Ângelo Madson Tupinambá – sociólogo e midiativista, diretor da  Rádio WEB Idade Mídia Comunicação para  Cidadania.

Convidados:

Miguel Chikaoka – Idealizador da Associação Fotoativa e da Agência Kamara Kó Fotografias. Seu trabalho como fotógrafo e educador fundamentam-se na abordagem da luz enquanto matriz inspiradora de processos criativos e educativos. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural – MinC por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2015 foi agraciado com o Prêmio Marcantonio Vilaça/Minc/Funarte. 

Telma Saraiva – Historiadora, Mestra em Artes, pelo ICA/UFPA. Artista plástica, ativista Cultural,  coordenadora do Coletivo Cultural Ideias Aí e membro fundadora da Rede Distrital de Culturas.

Isabela Rocha – Arquiteta e Urbanista. Mestre em desempenho Ambiental e Tecnologia/UFPA. Gerente de Projetos e membro do Conselho Diretor do Laboratório da ONG Cidade Laboratório da Cidade – LdC, Belém/PA , integra o Coletivo Cidade para Mulheres. Idealizadora da Oficina Cidades Desejáveis: edição mão na massa.

Wellington Frazão (O Comunicador da Amazônia) – Jornalista, Comunicador popular, Diretor da WebTV comunitária Periferia em Foco.

15h00 – 16h30 

GT2 - Morar no Centro

Coordenação/redação: Rose Norat e Circular

Inscrição: circular.comunica@gmail.com | 20 Vagas

GT 3 – Coletivos Culturais: uma proposta para o centro histórico e vizinhanças.

Coordenação/Redação: Ângelo Madson e Circular | Participação de Flávio Nassar e Nani Tavares.

Inscrição: circular.comunica@gmail.com | 20 Vagas

17h30 – 18h30 

Lançamento do Livro Mapa do Afeto

Abertura e apresentação: Adelaide Oliveira – Circular 

Debate com Mediação: Tamará Saré – Coordenadora Mapa do Afeto + Convidados

19h00 – 20h00

Encerramento com show musical

Nenhum comentário: