1.12.20

Nó de 4 Pernas inspira pesquisa e livro multimídia

Fruto da dissertação de mestrado do multiartista e pesquisador paraense Fábio Limah, orientada pela Prof.ª Drª Bene Martins, a obra “Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará”, será lançada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA), neste domingo, 6, a partir das 15h, com uma mesa redonda transmitida pelo Youtube Nó de 4 Pernas: Teatro Multimídia. A realização é do Projeto Memórias da Dramaturgia Amazônida: construção de acervo dramatúrgico (UFPA/ICA/PPGARTES).

Autor teatral, escritor de livros espíritas, membro da Academia Paraense de Letras, Nazareno Tourinho partiu desse plano em 19 de outubro de 2018. De tudo que ele deixou como legado, sua obra teatral chamou atenção de artistas paraenses, inclusive de gerações recentes, que acabaram levando ao palco, em 2012, Nó de 4 Pernas. Encenada pelo grupo Nós Encena, em sessões que uniram a linguagem do teatro e do cinema, a montagem foi o ponto de partida para a pesquisa de Fábio, que também faz uma contextualização histórica da trajetória do autor, que completaria 86 anos no dia 6 de dezembro de 2020 – daí a escolha desta data para o lançamento. 

“Foi a maneira que encontramos de, mais uma vez, homenagear e prestar reconhecimento à vida e à obra deste mestre da dramaturgia não só amazônida, mas brasileira e mundial”, diz Fábio. “Nazareno fala com competência do ser humano, e isso torna universal o lugar de fala regional que ele sempre reivindicou”. O autor comenta que as “provocações filosóficas” do texto Nó de 4 Pernas “são, magistralmente, propostas em diálogos coloquiais e situações, deliciosamente, cômicas”. E isso lhe chamou muita atenção, o levando a desenvolver a pesquisa.

Severa Romana, Sonho de Uma Noite de Inverno, Cabanagem e outras dramaturgias de Nazareno também são mencionadas no livro, em cronologia que inicia em 1934, quando o dramaturgo veio ao mundo, e passa pela estada dele na cidade do Rio de Janeiro, onde Fábio Limah reside desde 2016. Foi lá, aliás, que se deu o derradeiro encontro dos dois, em agosto de 2016, quando Tourinho foi homenageado no 18º Festival do Teatro Brasileiro. Foi lá, também, que a primeira peça do dramaturgo foi montada – e aplaudida de pé – no começo da década de 1960, sob direção de Cláudio Corrêa e Castro.

A pesquisa foi realizada entre 2012 e 2014, no PPGArtes da UFPA, com dissertação aprovada pelos professores Dr. João de Jesus Paes Loureiro e Dr. Joel Cardoso. Nesse ínterim, Fábio se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou crítica teatral e cinema, além de dirigir o primeiro filme, o curta- metragem “Ventre”, lançado em Belém, no Olympia, em 2018.

Das páginas do livro ao canal de Youtube

Acervo pessoal de Fábio Limah

O livro é, ainda, uma crônica de afetos. Ao longo do texto, Fábio oferece possibilidades de pausas na leitura, com músicas que marcaram a trajetória pessoal e acadêmica do multiartista-pesquisador. Uma delas é Nó de 4 Pontas, composta pelo músico paraense João Urubu especialmente para a montagem em 2012. 

Para acessá-las, basta o leitor utilizar os QR codes dispostos nas páginas do livro por meio do celular. No Canal de Youtube do projeto também estão disponíveis para visualização os audiovisuais apresentados durante as encenações do texto, sob a direção de Enoque Paulino e Alyne Góes. 

“São momentos de respiro da obra, principalmente as canções. Quanto aos vídeos, ao assistirem, os leitores-espectadores poderão, assim, melhor compreender a leitura fílmica que proponho. Hoje, muitos, se interessam por histórias escritas a partir de suas versões audiovisuais, acredito que, o contato com esses vídeos proporcionará, aos espectadores, imergir no universo crítico e atemporal da obra de Nazareno, este artesão visionário do drama”, diz Fábio.

Para a professora Bene Martins, esse trabalho ganha importância singular por trazer ao público  a obra de “um dos maiores dramaturgos amazônidas”. Ela parabeniza ainda a proposta desse trabalho envolvendo teatro e outras mídias.  “É recurso que atrai os jovens artistas, principalmente e, ainda, no curso de formação em ator da nossa Escola de Teatro e Dança, há a disciplina Teatro e outras mídias. De maneira que o trabalho do Fábio, além da importância de esmiuçar leitura e processo de montagem de uma das peças de Nazareno Tourinho, o faz com metodologia inovadora e instigante para nossos estudantes, artistas, pesquisadores das artes cênicas”.

Bene ressalta também que “a interface entre as artes é uma das tônicas do nosso programa de pós-graduação em artes (PPGARTES-UFPA). Ou seja, a publicação é necessária. Para mim, como orientadora do Fábio, artista pesquisador super competente, é gratificante trazer a público o resultado do mestrado em artes. Certeza de que essa publicação será muito bem recebida por todos os interessados em trabalhos dessa natureza. E, certeza ainda, de prestarmos homenagem ao nosso mestre”, continua.

Lançamento reúne encenadores da obra do autor

Grupo Nós Encena (Acervo Fábio Limah)

Na ocasião do lançamento do livro, haverá uma mesa-redonda sobre vida e obra de Nazareno Tourinho e teatro multimídia na Amazônia e no Brasil. Participarão da conversa Fábio Limah, autor; Prof.ª Dr.ª Bene Martins (UFPA); e Enoque Paulino, diretor da montagem do Nó de 4 Pernas pelo grupo Nós Encena. Também estarão na mesa-redonda os diretores teatrais Marcelo Andrade, Leonardo Cardoso e Claudio Marinho, que já assinaram montagens de textos do dramaturgo paraense. 

Para Fábio, a obra de Nazareno tem um impacto “imenso e precioso na construção de nossa autoestima como artista paraense-nortista-amazônida. Com o grupo TABA, Nazareno defendeu a criação, não apenas, de uma dramaturgia genuinamente paraense pautada em nossos costumes, mas a construção cênica dessas dramaturgias realizadas por artistas locais para mostrar ao mundo que, no Brasil, não se produzia teatro político e maduro apenas no eixo sudeste-sul”.

Bene concorda. “É imensurável, ele trabalha com temática universal, qual seja, a dos marginalizados, de modo autêntico, respeitoso, humanizado!  Espero que outros estudantes e pesquisadores continuem a ler, montar, escrever sobre. Eu, Fábio e outros orientandos da pós-graduação em artes continuamos!”, diz Bene.

Serviço

Nazareno Tourinho, presente! | Lançamento do livro Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará. Neste domingo, 6 , das 15h às 18h. Pelo  Canal do projeto no Youtube.

Nenhum comentário: