28.7.21

Em agosto o Tapajazz realiza sua 2a Mostra Belém

Sebastião Tapajós, Gilson Peranzzetta, Lenilson Albuquerque, Armandinho Macêdo, além de Badi Assad e Lívia Mattos, que este ano darão um tom mais feminino ao evento. O Tapajazz Mostra Belém 2021 será de 12 e 14 de agosto, às 19h30, no Teatro Margarida Schivasappa e terá ainda outros convidados. Além de presencial, terá transmissão pelo canal de Youtube do projeto, que este ano tem apoio da Lei Aldir Blanc. 

O Tapajazz nasceu há oito anos banhado pelas águas do rio Tapajós, em Alter do Chão, Santarém, no Pará. O primeiro festival de jazz do interior amazônico é também um dos quatro maiores do gênero na região. A ideia foi do produtor Guilherme Taré, da Fábrica Produções, que conhece a tradição musical do município e viu nisso a oportunidade e importância de se criar um festival de música, a altura da qualidade musical do violonista Sebastião Tapajós e do saudoso Maestro Izoca, ícones da região.

Desde então, em suas seis edições realizadas em Santarém, o festival já reuniu e uniu músicos do quilate de Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Toninho Horta, além dos paraenses Mini Paulo, Delcley machado, Márcio Jardim, entre muitos outros. Em 2020, não satisfeito em realizar o evento anual de três dias em sua cidade, Guilherme Taré resolveu trazer um recorte da iniciativa para a capital paraense.

E assim, ano passado, a 1ª edição do Tapajazz Mostra Belém ocupou o Teatro Waldemar Henrique. Em três dias, também, o evento teve um público restrito, presencialmente, e foi transmitido pelo Youtube, condições exigidas do momento pandêmico que ainda estamos vivendo. Alguns artistas se apresentaram no palco do teatro e outros entraram, de São Paulo e Macapá (AP), ao vivo, pela internet. 

Este ano, a segunda edição do projeto também terá formato híbrido, com programação de 12 a 14 de agosto, iniciando sempre às 19h30, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur. A transmissão será pelo canal de Youtube, mas a diferença é que em 2021, todos os artistas estarão em Belém, chegando na véspera e frequentando uns os shows dos outros. O clima será de encontros, reencontros, muita música e novos ares ao festival.

O Tapajazz Mostra Belém em 2021 está sendo realizado com apoio do edital Festivália, da Lei Aldir Blanc, Secult-Pa e Governo do Estado do Pará e Fábrica de Produções. O patrocínio é da ALCOA. Apoio da Prefeitura de Belém, Casa do Saulo e Holofote Virtual.

Peranzzeta e Tapajós se reencontram no palco

Foto: Marcelo Castello Branco

Um recorte interessante do Tapajazz Belém este ano, será o reencontro entre Gilson Peranzzetta e Sebastião Tapajós, músicos que formaram um duo de muito sucesso em 1986, gravando discos como o CD “Lado a Lado”, lançado no Brasil e no Japão; “Afinidades”, lançado no Brasil e na Alemanha. 

A parceria os levou a turnês pelo Brasil, Europa e Japão. Eles ainda gravaram em trio, incluindo Hermeto Pascoal, além do CD Encontro de solistas, com  Sebastião, Gilson, Maurício Einhorn e Altamiro Carrilho. Tocaram juntos pelos anos 1990 e 2000, até Sebastião voltar a morar em Santarém-Pa.

O pianista é quem abre a programação no dia 12, com uma apresentação solo e retornará no dia 14, para uma participação, no show do violonista paraense. Maestro, compositor e arranjador carioca, nascido no subúrbio do Rio, Peranzzetta iniciou sua carreira em 1964, acompanhando artistas como Simone, Fátima Guedes, Gal Costa, Elizeth Cardoso, Gonzaguinha, Edu Lobo e Ivan Lins. 

Já gravou dezenas de discos e, mesmo na pandemia, ele não parou, e gravou um álbum, em casa, lançado nas plataformas digitais pela Fina Flor. Atualmente está gravando um novo CD, que vai se chamar Caderno Espanhol. Logo depois do Tapajazz Mostra Belém, ele se apresentará, como solista da Jazz Sinfônica de São Paulo e, em dezembro, com a Big Band Vale Jazz em Vitória. 

O pianista paraense, Lenilson Albuquerque, que estará em formação de quinteto, com baixo, bateria, sax e percussão, entra logo em seguida no palco. O artista vem atuando com grandes nomes da música paraense, morou em Minas Gerais, e fez shows internacionais como na cidade do México.  Arranjador e diretor musical, ele irá apresentar também, um pouco de seu repertório autoral. 

O tom feminino plural do evento!

Badi Assad | Foto: Alex Ribeiro

É a primeira vez que o evento contará com a presença feminina no palco. Taré explica que "já havia a intenção de trazer Badi Assad nas edições de Santarém, mas a agenda dela, assim como de outras e outros artistas, nem sempre encaixa com as necessidades do festiva, mas agora deu certo!", comemora.

Badi Assad vem mostrar, no segundo dia (13.08) da mostra, o show “Volta ao Mundo em 80 Artista”,  que é um dos desdobramentos do livro homônimo, lançado em 2018. O projeto além de show, se tornou CD, lançado nos EUA, onde a cantora está no momento cumprindo uma agenda, antes de voltar ao Brasil e voar para o Tapajazz, em Belém. A também violonista e compositora traz como convidada, a instrumentista baiana Lívia Mattos, desbravando assim, pela primeira vez, a presença feminina num palco principal do Tapajazz. 

"Lívia é uma das melhores artistas da atualidade e vem participando de todos os meus últimos projetos. Ela não poderia deixar de participar da primeira atuação de artistas mulheres no festival de Tapajazz ao meu lado!". (Badi)

A artista tem mais de 14 álbuns lançados em todo o mundo e mais de 40 países visitados em 25 anos de carreira. Versátil e sempre envolvida em novos projetos, ela lançou, nesta semana, uma série de vídeos em que ela canta canções censuradas na Ditadura Militar. Fica a dica pra você assistir e se deleitar, com música, narrativa e, principalmente, história.

Armandinho Macêdo traz guitarra e bandolim

Armandinho Macêdo | Foto: Divulgação
O músico está chegando aí com o show “Bandolim, Guitarra Baiana”, no qual fará um passeio musical pela carreira e trajetória, apresentando composições desde a época de sua banda A Cor do Som, passando por suas parcerias e influências em mais de 50 anos de carreira. No palco, ele estará acompanhado de Cesário Leone (baixo), Yacoce Simões (teclados), Márcio Diniz (bateria) e Emanuel Magno (percussão).

Armandinho Macêdo tem mais de 38 discos gravados, sendo os últimos “A Cor do Som - 40 Anos”, “B.A.S – Brazil Afro Symphonic” e "Armandinho Macêdo – Maria Vasco”, todos disponíveis para venda pelo perfil do artista, no Instagram. Nascido na capital baiana, ele é referência dos carnavais de Salvador, filho do criador do primeiro trio elétrico (Osmar Macêdo) com seu parceiro Dodô. 

A partir do cavaquinho eletrificado e tocado pelo pai Osmar e o parceiro Dodô, Armandinho Criou um novo modelo de guitarra em que acrescentou cordas, refez a afinação, acrescentou uma alavanca, diminuiu o tamanho, elaborou um novo design, aperfeiçoou, deu o seu estilo, registrou a marca, e a batizou de. “Guitarra Baiana”, criando um instrumento de características únicas que vem se tornando cada vez mais internacionalizado dando ao guitarrista uma projeção maior em todo o âmbito nacional. 

Sebastião Tapajós e convidados

Este ano, Sebastião Tapajós andou se queixando de estar longe dos amigos e dos palcos. Em junho, ele foi tema de uma exposição que traçou, por meio de fotografias, cartazes e capas de discos, sua trajetória de mais de 60 anos. Esta tudo em uma galeria virtual. Antes, em abril, ele comemorou nova idade, também pela internet. Em agosto, o jejum porém, vai ter fim. 

Anfitrião oficial do Tapajazz em Santarém, na capital paraense, ele não estará sozinho. Em Belém, o músico encerra a programação, no dia 14, recebendo a Amazônia Jazz Band, o baixista Ney Conceição, os cantores e compositores Nilson Chaves e Alfredo Reis, alem de Armandinho Macêdo e Gilson Peranzzetta que retornarão ao palco do Margarida Schivasappa.

Um dos violonistas brasileiros de maior prestígio no exterior, Sebastião Tapajós voltou a residir em Santarém, optando por uma vida simples, numa casa de frente para a praia de Pajuçara, mas em agosto, ele estará na capital paraense. Ao longo da carreira, tocou com nomes consagrados da música brasileira e internacional, da importância de Hermeto Pascoal, Sivuca, Paulo Moura, Waldir Azevedo, Astor Piazzolla, Gerry Mulligan, Oscar Peterson e Paquito D’ Rivera. Possui dezenas de discos gravados. Até hoje tem grande popularidade na Alemanha, onde já esteve 90 vezes e lançou mais de 30 discos.

Serviço

Tapajazz – Mostra Belém – 2021. De 12 a 14 de agosto, às 19h30, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur. Gratuito. Haverá distribuição de ingressos respeitando as orientações e protocolos de saúde vigentes. Em breve novas informações. Siga o Tapajazz nas redes sociais @tapajazz. O Tapajazz Mostra Belém é um projeto selecionado pelo edital Festivália, da Lei Aldir Blanc, Secult-Pa e Governo do Estado do Pará em realização com a Fábrica de Produções, patrocínio da ALCOA. Apoio da Prefeitura de Belém, Casa do Saulo e Holofote Virtual. Siga o @tapajazz no Instagram e Facebook.

Nenhum comentário: