30.7.21

Performance projeta escrituras em vídeo dança

“Flor das Águas’, criação de Carmem Virgolino , performer, produtora e pesquisadora, praticante de Bharatanatyam, estilo de dança indiana, é uma homenagem à Sarasvati, deusa hindu da sabedoria, das artes e da música. O lançamento é neste sábado, 31, no canal da Mostra Sesc, com recursos da lei Aldir Blanc, Secult-Pa e Governo do Pará, e apoio cultural de Só Flores Floricultura, Restaurante Matapy e Isckon Belém.

Numa conexão entre a Amazônia e a Índia, a artista Carmem Virgolino apresenta o projeto “Flor das Águas”, uma homenagem a Sarasvati, tendo a Dança Indiana como ponto de comunicação entre essas duas regiões, a priori tão diferentes, mas com pontos em comum, na maneira como estabelecem suas relações com a Natureza e a Espiritualidade. 

Carmem possui uma relação não só artística como também pessoal com a cultura e filosofia indianas e oferece neste vídeo-dança esse pushpanjali, que significa literalmente oferenda de flores, à deusa Sarasvati, mas também as forças femininas, o poder das águas e da floresta amazônica, assim como  a força de r-existência dos povos e vozes do terceiro mundo.

É inspirada em Sarasvati, também a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral, de acordo com a filosofia Vaishnava, que Carmem interpreta uma coreografia filmada às portas de um dos rios da Amazônia, o Rio Guamá, na Baía do Guajará, evocando a energia indiana para o calor úmido de Belém do Pará, na Amazônia Transcendental. 

O vídeo-dança nos remete à Índia, para sentipensar a importância das águas para os povos originários, além da força das mulheres de tradição como detentoras de conhecimentos que apontam para um porvir no planeta, qual seja o cuidado com a natureza.

Praticante de Capoeira Angola, Dança afro-brasileira e Dança Indiana, no estilo Bharatanatyam, a artista desenvolveu, como educadora social, diversos trabalhos com Capoeira angola e Dança Afro-brasileira em projetos sociais e escolas públicas em Belo Horizonte e em Belém. 

Atuou como dançarina da Cia Primitiva de Arte Negra, em Belo Horizonte, e como coreira do grupo de Tambor de Criola Rosa de São Benedito (MG). Participou dançando no Festival Internacional de Dança Teatro Clássico Indiano Purva Festival, na cidade de Baroda- Índia.  

Carmem Virgolino possui graduação em letras, licenciatura em língua francesa, mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia Social e atualmente é doutoranda em Artes pela Universidade Federal do Pará. Seguiu aulas de teatro no curso técnico de formação para atores na Escola de Teatro e Dança da UFPA, participou do Grupo GITA (Grupo de Investigação e Treinamento para Atuantes) da UFPA, e foi integrante da Cia Lama de Teatro. 

Nenhum comentário: