1.7.21

Tem Arraial Brincante do Pavulgem neste domingo

Fotos do Arraial: Marcelo Lélis

O “Arraial Brincante” do Pavulagem traz o terceiro episódio, “Pescaria de Sonhos”, com transmissão ao vivo, diretamente do Teatro Waldemar Henrique. É neste domingo, 04, às 11h, pelo canal de Youtube e Facebook do Pavulagem e também pela TV Cultura. 

A programação conta com a participação do poeta João de Jesus Paes Loureiro - que vem abrindo todos os episódios desta nova temporada - falando sobre a brincadeira da pescaria e o imaginário amazônico. Na música, a banda divide o palco do Teatro Waldemar Henrique, com os artistas Mário Mouzinho e Iris da Selva.

A cada episódio, o público segue conhecendo um pouco de quem faz o Arrastão ir para as ruas e esta será a vez de acompanhar o trabalho do artesão Russo e do Mestre César (Soure), responsáveis pela confecção do Boi Pavulagem e dos brinquedos do Arraial. Nas redes sociais também está aberta uma chamada para envio de vídeos de crianças e jovens brincantes do cortejo junino, que serão integrados a este episódio. Além de ser lançado um desafio para os espectadores, que poderão concorrer a um brinde na última live.

O repertório do show será composto dos discos: “Música do Litoral Norte” (2004), com músicas como “Marujada de São Benedito” (Edú Filho, Júnior Soares), “Barreira do Mar” e  “Estrela da Manhã” (Júnior Soares, Ronaldo Silva, Toni Soares); e “Rota da Estrela” (2005), que traz músicas como “Fiapo no Dente”, “Rara Beleza”, “Teu Olhar” e “Ajuruteua” (Alfredo Reis, Antonio Castro, Edú Filho, Índio). Durante a live também haverá a estreia do videoclipe de “Boi da Campina”, música nova do Pavulagem, criada especialmente para o “Arraial Brincante”.

O músico e integrante do Pavulagem, Júnior Soares, destaca “Boi da Campina” como uma toada de boi, “onde a gente mexe com a emoção desse brincante do Arraial do Pavulagem”, acrescenta. Há quatro anos sem lançamentos, ele conta que esse retorno foi muito bem-vindo. 

“A gente trouxe para dentro da gravação apenas os nossos músicos, um processo muito rápido, mas intenso”. E revela que a nova música pode integrar um futuro 10º disco da banda, atualmente formada por ele junto a Ronaldo Silva, Marcelo Fernandes (guitarra), Rafael Barros (percussão), Franklin Furtado (bateria) e Wesley Jardim (baixo).

O projeto recebe patrocínio da Equatorial Pará, por meio da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará; além do apoio da Prefeitura de Belém e da Cultura Rede de Comunicação. Para a analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, Michelle Miranda, o apoio ao Arraial pelo terceiro ano é motivo de  muita alegria. “Queremos repetir o sucesso das lives do ano passado, contribuir com a cultura do Pará, levar entretenimento aos paraenses é algo que muito nos orgulha”, ressalta.

CONVIDADOS

Íris da Selva | Foto: Divulgação
Íris da Selva é artista trans não-binária da Amazônia, tendo em sua música a mistura da MPB com fortes elementos do carimbó, carregando a sensibilidade e a força das encantarias das águas em sua poética musical. Em 2020, Íris nos inundou com o EP “Das Águas Desse Rio”, que passa e nos faz sentir como pedaços de nós, pequenos “eus”. A gravação conta com quatro canções: “Sereia do Rio”, “Três Marias”, “Meu Pequeno Eu” e “Canto pra Odoyá”. 

O cantor, compositor e produtor Mário Mouzinho é um dos fundadores do grupo Arraial do Labiso, ao lado do compositor Márcio Montoril. Com três CDs gravados (“Festa de Ritmos”, “Dançando no Terreiro de Lucindo” e “Arraial de Nós”), eles já dividiram palco com o Pavulagem diversas vezes. 

Mouzinho também tem carreira solo, na qual destacam-se os álbuns “Calmaria”, com participações de Nilson Chaves, Vital Lima e Zé Renato (Boca Livre), e “Arrastão Cultural”, dividido em dois volumes, com a participação de alunos da rede pública de ensino. Ele lança, em breve, o EP “Luz, Música Para Alma".

+LIVES

O quarto e último episódio, dia 11 de julho, terá repertório baseado em “Céu da Camboinha” (2013) e “Caeté Camará” (2018), os discos mais recentes da banda. Além de contar com o lançamento do videoclipe de “Guardião de Maiandeua”. Os primeiros episódios do “Arraial Brincante” continuam disponíveis no Youtube.

Lives “Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante” - Ep 3

Quando: Domingo, 4, às 11h;

Onde: Youtube (/arraialdopavulagemoficial), Facebook (@equatorial.pa) e na TV Cultura (canal 2.1);

Quanto: Gratuito.

Lojinha do Pavulagem:

https://www.instagram.com/lojinhapavulagem

Siga o Pavulagem nas redes sociais:

https://www.facebook.com/arraialdopavulagemoficial

https://www.instagram.com/arraialdopavulagem

https://www.youtube.com/arraialdopavulagemoficial

Escute o Arraial do Pavulagem no Spotify:

https://open.spotify.com/artist/5vrkUSl1Y1CXGRKwYt5mH3

Nenhum comentário: