10.11.21

Live celebra lançamento do álbum Preciso Cantar

Dand M. é poeta, com livros lançados e prêmios na trajetória. É também letrista que estabelece inúmeras parcerias no meio musical. Ele, que já vinha se aventurando como cantor no circuito noturno de Belém, resolveu assumir sua voz  no álbum “Preciso Cantar”, projeto realizado por meio de Prêmio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, SECULT, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Para celebrar o lançamento, será realizado, nesta quarta-feira, 10 de novembro, o bate papo virtual “O Papel da Letra na Canção”, às 20h, pelo Youtube do Holofote Virtual.

Para celebrar o lançamento tomamos a iniciativa de realizar esse bate papo, uma contrapartida, ao edital que premiou o a realização de “Preciso Cantar”, álbum de veia pop-intimista e que ressalta Belém, como um celeiro de grandes intérpretes e compositores, que se entrelaçam em grandes parcerias.

E é sobre isso que trata o bate papo virtual “O Papel da Letra na Canção” que conta com participação de Dand M., da cantora e compositora Andrea Pinheiro, do poeta, cantor e compositor Pedro Vianna e do poeta Vasco Cavalcante (mediação).  Os três convidados transitam por este universo de parcerias. Pedro Vianna já gravou Dand M. e Andreá Pinheiro já o interpelou também. Vasco Cavalcante teve um poema musicado por Pedro Vianna e este, por sua, vez, possui inúmeras parcerias no cenário musical, com Dand.

Vasco Cavalcante nasceu em Belém do Pará. Foi um dos fundadores do grupo de poesia alternativa "Fundo de Gaveta", que esteve na ativa de 1981 a 1983. Foi o criador do “Cultura Pará” um projeto para a divulgação da arte paraense desde 1997. 

Tem poemas publicados em diversas revistas literárias virtuais e dois livros publicados pela Editora Patuá, de São Paulo: “Sob Silêncio” (2015) e “Reverso dos dias” (2017). Está com o seu novo livro, autobiográfico “Labirinto das Palavras” editado e pronto para lançamento via verba parlamentar, pela AMO! Editora, ainda nesse ano de 2021.

Pedro Vianna é escritor, compositor e produtor cultural. Autor dos livros de poemas Realidade Experimental (2003); Itinerário Interno (2007); Sementes da Revolta (2008); Identidade Solar (2015). Lançou o CD Filosofia (2016) e o single No Mais (2020). 

Andréa Pinheiro é cantora e instrumentista com quase 30 anos de atuação na área musical participando de shows, festivais e gravações. Foi solista da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, articipou como intérprete nos discos de compositores como Mestre Dago, Paulo André Barata, Almino Henrique, Amazônia Jazz Band, Helio Rubens, e nas coletâneas Made in Pará I / II e Belém Cheia de Bossa. 

As parcerias de Dand M. no álbum Preciso Cantar

A parceria musical nasceu na vida de Dand M. quando o poema já era sua expressão artística. Não à toa, a primeira parceria feita nos anos 1990, com Pedrinho Callado, partiu do poema homônimo "Sábios", música incluída no álbum Preciso Cantar. 

Depois disso, para além do poema, o artista se especializou em letras que já renderam interpretação de outros artistas, como “Canal do Galo”, parceria com Paulo Lobo, gravada por Pedro Vianna; “Café Pequeno”, gravada pelo parceiro Felipe Cordeiro e, mais recentemente, por Olivar Barreto; e “Preciso cantar”, música que dá título ao álbum, feita em parceria com Arthur Nogueira, já gravada por ele e Cida Moreira, a quem a canção, inclusive, é dedicada.

As três músicas estão neste álbum que reúne o total de 8 músicas. Entre as inéditas, além de “Sábios”, estão “Cavalo de Cazuza” e “Sons do Mundo”, ambas compostas em parceria com Vinícius Leite;  “Meu Novo Normal”, feita este ano em parceria com Rafael Guerreiro, que gravou guitarras e violão no disco, assinando ainda a direção musical do trabalho; e “Pra quem Gosta”, única música em que Dand M. assina sozinho a autoria, contando com os arranjos do grupo. 

Para acompanhar Dand M., foram convidados músicos experientes da cena musical de Belém. Carlos Canhão Brito Jr., na bateria, percussão e produção musical, músico que vem do rock, passando pelo jazz, blues e ritmos percussivos e Cláudio Darwich no baixo elétrico, acústico e teclado – cuja trajetória vem do rock`n roll puro e punk.

O artista contou com a preparação vocal de Thalia Sarmanho, que também fez backing vocal em “Canal do Galo” e vocalizes em “Sábios”; e a participação dos músicos Nego Jó – Trombone (Canal do Galo) e Cézar – Cavaco (Canal do Galo / Pra Quem Gosta). A pré-produção do disco foi realizada no Fábrika Studio e a gravação no Studio Z, com mixagem e masterização de Thiago Albuquerque. A produção executiva do disco é da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, que também coordena a comunicação do projeto, com fotografia de capa e divulgação de Cláudio Ferreira, com design de Roberta Carvalho. 

Para entrar na live:

https://www.youtube.com/watch?v=BY8bbDYERg4

Para ouvir o disco:

https://open.spotify.com/album/6hLeCfsTACfGQi68EupfH9?si=-yaau-0BThaTlB05Z4KPLQ&utm_source=whatsapp

Para ver o Vídeo-Release:

https://www.youtube.com/watch?v=yCCiKcnr6Cs

Serviço

“O Papel da Letra na Canção”, bate papo de lançamento do álbum “Preciso Cantar”, de Dand M. Nesta quarta-feira, 10 de novembro, às 20h, pelo canal de YouTube do Holofote Virtual (https://www.youtube.com/c/LucianaMedeirosHolofoteVirtual). Para acompanhar, siga nas redes sociais: @dandm_musica e @holofote_virtual. Esse projeto foi realizado por meio de Prêmio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, SECULT, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e Governo Federal. Mais informações: (91) 98134.7719.


Nenhum comentário: