22.11.21

Realejo recebe Mestre Luis Pontes de Ananindeua

Mestre Luis Pontes
Foto: Ana Ribeiro

Depois de receber Mestre Lourival Igarapé, o projeto Batuque de Sábado, do Espaço Cultural Realejo  apresenta, nesta semana, o Mestre Luis Pontes, do município de Ananindeua. Atuante há 30 anos na cultura popular, ele traz em seu currículo participações em trabalhos como a banda Arcano XIX, grupo Kamu, grupo Tabajara de Marituba, além de ser fundador do grupo de Experiências Percussivas Estrela do norte. O músico será acompanhado por Cuité e os Vagalumes da Marambaia.

Poeta, cantor e compositor, ainda na adolescência, Mestre Luis Pontes iniciou seu percurso através da poesia. Ao longo das décadas de 80 e 90, participou de alguns Grupos Folclóricos, como o Asa Branca, de Icoaraci/PA, Tabajara, de Marituba/PA e o Grupo Amazônia. Além desses grupos, atuou ainda na Banda de Folk Rock Arcano 19, onde exploravam a fusão entre o Rock e a cultura musical e folclórica regional. 

Em 1999, o mesmo fundou o Grupo Kamu, que veio a tornar-se o Projeto Kamu. Em 2002, afastando-se do Projeto, o Mestre fundou o Grupo de Experiências Percussivas Estrela do Norte, em que segue em atividade. Socialmente engajado, Mestre Luis Pontes atua em movimentos sociais, tendo participado da fundação da Associação Amigos da Natureza – entidade voltada para ações de preservação e educação ambiental, a qual presidiu ao longo de quatro anos –, da ONG Bacurau – na qual funcionava o Projeto Kamu. 

A inspiração do mestre vem da observação dos variados elementos do cotidiano humano, em suas composições, o simples e o complexo se entrecruzam, como na vida. As várias dimensões da ação humana reverberam em suas poesias, que buscam explorar as dimensões socioambientais, sociopolíticas e afetivas das relações humanas, propondo, ora elogios ao ambiente circundante ou às suas relações, ora a emergência da necessidade de buscarmos uma consciência crítica de nós mesmos, de nossa atuação ambiental, política e social, e ainda, de nossa dimensão humana. 

O carimbó segue sendo uma expressão artístico-cultural de práticas sociais e saberes diversos. Observa-se através de seus praticantes, a luta pela concretização de ações públicas voltadas para a sua legitimação, no qual contribuíam para a valorização, produção e circulação do ritmo na cidade. O próprio reconhecimento do carimbó como patrimônio cultural imaterial do Brasil é resultado desta luta.

O projeto Batuque de Sábado é produzido e idealizado por Cuité Marambaia, Gabiru Cigano, Ana Ribeiro e Racquel Prudente, com o intuito de incentivar e valorizar a produção dos mestres da região metropolitana. 

Serviço

Batuque de Sábado. Neste sábado, 27,  a partir da 19h , no Espaço Colaborativo Realejo. A noite conta ainda com a participação da Dj Karol Onça, lançando o seu set musical recheado de carimbó, merengue, cumbia e ritmos latinos. Na programação tem ainda feira colaborativa de marcas locais, que reúne lojas como Flor de Jambu, Flauerloja, Fogoyó, Eulauea e Igor Diniz para exposição. Instagram: @batuquedesabadoanoite. Endereço: Alcindo Cacela, 699. Ingressos: 10 reais.

Nenhum comentário: