5.11.21

Ronaldo Silva lança álbum de inéditas e songbook

O músico, cantor e compositor paraense Ronaldo Silva lança seu quarto disco solo, intitulado "MBARAYÓ.  A apresentação musical é nesta sexta-feira, 5, a partir das 19h, no Teatro Gasômetro do Parque da Residência, com a participação especial de Allan Carvalho, Márcio Macedo, Davi Amorim, Márcio Jardim, Jr Soares e Marcelo Ramos. A programação também conta com lançamento de um songbook virtual.

‘MBARAYÓ’ se pronuncia ‘mambaraió’. O termo em tupi que significa Marajó, barreira do mar. O novo trabalho traz 16 faixas inéditas, apresentando um mosaico de ritmos latinos e caribenhos, e conta com composições inéditas, inspiradas na paisagem, narrativa e no imaginário popular –toada, samba-choro, reggae, valsa, marabaixo, salsa, merengue, samba de cacete, mambo, coco-baião do norte, mazurca. 

São canções raras apresentadas em performance acústica e em matizes mais suaves; registro diferenciado, imerso ao universo simbólico e significativo da arte, cultura e vida Marajoara. É mais um projeto realizado por meio de Prêmio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, SECULT, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e Governo Federal.

Ronaldo Silva é músico, compositor, cantor e pesquisador musical com intenso trabalho voltado para o fomento e a ascensão da música popular. Autor e criador do Arraial do Pavulagem, compõe há mais de 30 anos as músicas tocadas nos tradicionais folguedos culturais em cortejos pelas ruas de Belém, Cachoeira do Arari, Macapá e outros, materializados nos Arrastões do Pavulagem, Cordões do Galo, Banzeiro do Brilho-de-Fogo, respectivamente, e demais apresentações do grupo pelo país afora, arregimentando toda uma geração de público brincantes e cantantes. 

Sua discografia registra: 3 discos Solo (“Via Norte”, “Faróis” e “Balaio Sonoro”); 9 discos no Arraial do Pavulagem (“Gente da Nossa Terra”, “Sotaque de Reggae Boi”, “Arrastão do Pavulagem”, “Arraial do Pavulagem (Ao Vivo)”, “Rota da Estrela”, “Folias do Marajó”, “Música do Litoral Norte”, “Céu da Camboinha” (CD e DVD) e “Caeté-Camará”); 3 discos em parceria com Allan Carvalho (“Folias de Belém”, “Realeza do Guamá” e “Bandeira de Ouro”).   

Já o livro de músicas [SONGBOOK DA AMAZÔNIA] que também será lançado junto com o CD, apresenta a obra do artista, trazendo 30 composições de sua trajetória, em edição trilíngue, biografia, depoimentos de artistas e críticos de arte e de música. 

O projeto foi executado por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Edmilson Rodrigues – PSOL, em 2019, através da Universidade Federal do Pará – UFPA, Pró Reitoria de Extensão – PROEX, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP e a Escola de Música – EMUFPA.

Serviço

Nesta sexta-feira, 5, no Teatro Gasômetro - Parque da Residência, às 19h, lançamento do songbook da Amazônia às 20h, o show M’Barayó.  A entrada será a doação de um kit de higiene pessoal, contendo absorventes, creme dental e sabonete que será repassado às mulheres do movimento Marajó Vivo.  Realização: Instituto Arraial do Pavulagem.

Para baixar o songbook:

http://fabiocavalcante.com/textos/songbookdaamazonia_ronaldosilva.pdf

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: