12.11.21

Um Tributo à Cleide Moraes no Theatro da Paz

Foto: Reprodução Internet
Ícone da Música Popular Paraense e sucesso do Baile da Saudade, lhe rendendo o título de “Rainha da Saudade”, a cantora recebe um tributo dirigido por Lucinnha Bastos, neste sábado, 13, às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca. Ingressos na bilheteria.

O espetáculo realiza um sonho da cantora, falecida em julho de 2020, em um acidente de carro. Ela, em vida, sempre dizia que gostaria de embalar com suas canções, o majestoso Theatro da Paz. 

Lucinnha Bastos afirma que o espetáculo carrega algo muito especial, já que o convite para dirigir tal evento partiu da própria Cleide Moraes. "Em 2019, a Cleide Moraes me ligou, pedindo pra eu produzir o show dela. O sonho dela era cantar no Theatro da Paz, e então eu comecei a fazer a produção. Infelizmente veio a pandemia, tudo teve que ser suspenso, e quando tudo começou a retornar, a dar sinal de melhora, eu tentei voltar com o projeto, mas infelizmente aconteceu a fatalidade e a Cleide faleceu", conta.

Agora, com a readequação do projeto, aquele sonho se concretizará como um Tributo. "Convidei a filha dela junto de alguns colegas principalmente artistas que trabalham e que viveram a vida com ela, e a gente vai fazer essa homenagem a essa artista incrível que nos deixou precocemente”, explica a diretora do tributo a ser realizado neste sábado.

Cleide Moraes começou a cantar nas noites paraenses nos anos 1980, e com o passar do tempo, a cantora versátil e carismática emplacou a banda “Fina Garoa”, tornando-se marca registrada e propriedade cultural no espaço artístico paraense. Marcou presença nas Casas de shows: Botequim, Casa da Seresta, Assembleia Paraense, Sub-Sar, Tuna, Clube do Remo, Paysandu, A Pororoca, Rancho.

Foto: reprodução da internet

Além de uma gama diversa de lugares por onde se apresentou e mostrou sua versatilidade, se consagrando como uma das cantoras de maior expressão do Estado do Pará, exalando sua arte ao cantar uma diversidade de estilos musicais que vão desde o samba-canção ao zouk, forró, brega, lambada, salsa, merengue, cumbia, MPB, e ainda remexe as cadeiras no samba e no carimbo, herança maior de seu pai o velho Jacó.

Para Brenda Moraes, filha de Cleide Moraes, o espetáculo traduz uma explosão de sentimentos que se misturam à saudade e ao talento da mãe enquanto artista e enquanto pessoa, que marcou a vida de muitos com o seu simples ato de existir.

 “Como filha da Cleide Moraes, esse tributo é muito importante, porque a minha mãe, ela sem ser estrela, sem estar em cima dos palcos, ajudava muita gente, então é como uma retribuição a todo esse carinho, essa gama de pessoas que me abraçam e que sentem saudades dela, e não é uma saudade só da Cleide enquanto artista, mas sim da pessoa que ela foi", diz Brenda.

A filha conta que Cleide "ajudou pessoas sem precisar postar nada nas redes sociais, ajudou as pessoas com a sua arte, arrecadou cestas básicas durante a pandemia para os músicos que estavam passando fome, ela dizia 'eu tenho medo de não ter dinheiro, de não ter luz, mas tenho mais medo da fome', por que ela sabia da necessidade de cada músico-amigo, então como Cleide Moraes, minha mãe, esse tributo e homenagem é uma realização de um sonho que ela tinha de cantar no Teatro da Paz, então nós vamos sentir a presença dela nesse dia e eu vou tentar segurar as pontas né, tentando representá-la lá”, comenta.

Convidados especiais numa noite transcendental

Foto: Reprodução da Internet

Amigos e grandes músicos de Cleide vão subir ao palco do luxuoso Theatro da Paz, e realizar coletivamente o sonho de uma artista e amiga, que deixou um grande legado para os que aqui ficaram, são eles: Brenda Moraes; Lídia Ronecy; Sandra Rodrigues; Miguel Marks; Yuri Guedelha; Vera Salgado; Waldécio; Sandra Dualibe; Haroldo Reis; Diego Xavier; Gigi Furtado e Lucinnha Bastos.

Na sua trajetória artística, Cleide Moraes chegou a dividir o palco com diversos artistas de renome nacional, como Alcione; Tom Kleber; José Augusto; Roberta Miranda; Paulo Marcio; Renato e seus bluecaps; Jerry Adriani; Fernando Mendes; Reginaldo Rossi; Zezo;  Agnaldo Timóteo; Sidney Magal; Leci Brandão; Sandra de Sá e muitos outros que somaram ao crescimento da artista paraense enquanto intérprete da música.

“Ela sempre falava desse desejo de cantar no Theatro da Paz e ela conversava muito com seus amigos, com o Haroldo, com a Lucinnha, com a Gigi Furtado, desse sonho de cantar lá, e essa realização como tributo à artista e à pessoa que ela foi, isso é uma realização de um sonho que existe há mais de dez anos. Ela teve 40 anos de carreira, cantou no Margarida Schivasappa, no Estação Gasômetro e em outros palcos importantes de Belém e pelo Brasil, mas nunca conseguiu cantar no Theatro da Paz, e a gente vai fazer essa homenagem demonstrando aquele pedacinho que ela deixou nos nossos corações pra esse público que sente saudade dela até hoje”, recorda com saudade, Brenda, filha de Cleide Moraes.

O Tributo à Cleide Moraes é financiado por Emenda Parlamentar do deputado Edimilson Rodrigues, tem entrada gratuita, com direito a 1 par de ingressos por pessoa, com retirada no dia do show a partir das 9h na bilheteria do teatro. É obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.

Ficha Técnica

Direção Musical Diego Xavier

Participações: 

Produção e Direção Artística - Lucinnha Bastos

Produção Executiva- Silvia Hundertmark 

Direção Musical - Diego Xavier

Serviço

Tributo à Cleide Moraes

Sábado (13/11), às 20h, no Theatro da Paz

Mais informações - (91) 98069-1974 | Instagram: @agenciaconceitoa

E-mail: agenciaconceitoa@agenciaconceitoa.com

Nenhum comentário: