27.1.10

Categorias de cultura se prepraram para pré-conferencias

As categorias de cultura estão se organizando para a II Conferência Nacional de Cultura. hoje é a vez do audiovisual

O evento, que vai definir a política cultural para o país nos próximos anos, reunirá artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores e atores da cultura, além de representantes da sociedade civil, de todo o país, de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília.

A categoria de teatro fez sua assembléia setorial no dia 16 de janeiro, onde grupos de trabalhos (GTs) discutiram e retiraram as propostas a serem levadas para Brasília.

Mas o debate cênico não morreu aí. Agora todas as segundas-feiras acontecem Fóruns para discutir temas relevantes que deverão ser levados como sugestão às políticas de cultura nos três níveis governamentais (municipal, estadual e federal).

Para a próxima segunda, 01 de fevereiro, às 19h, a comissão organizadora já recebeu a confirmação da presença do secretário de cultura, Edilson Moura. Será no Gasômetro, Parque da Residência.

Audiovisual - Hoje é a vez dos realizadores do audiovisual, que tem encontro marcado às 18h, na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31, prox. Assis de Vasconcelos), a fim de escolher os integrantes da delegação que vão representar a categoria paraense na capital brasileira.

Os nomes indicados na reunião de hoje serão repassados a Secult e o Minc na Pré Conferência Setorial de Cultura, que acontece nesta sexta-feira, das 8h às 18h, no Centur – Fundação Cultural do Pará. As incrições poderá ser realizada neste mesmo dia.

A reunião do audiovisual, que vem sendo puxada pela Associação Brasileira de Curtametragistas e Documentaristas do Pará – ABDeC-PA – vem criando um debate via lista virtual.

“Acho muito bom toda essa repercussão em torno de nossa convocação, onde ela vem justamente servir para um esclarecimento de maneira democrática a todos os interessados quanto aos temas das Pré-Conferências Setoriais de Cultura do Pará”, diz o presidente atual da associação Homero Flávio.

Ele informa que a reunião contará com a presença de Delson Cruz, representante do Minc no norte, que foi convidado pela ABDeC -PA para que possa tirar maiores dúvidas sobre o processo.

Quanto a votação para eleger os delegados, Homero diz que “só poderá votar e ser votado quem estiver inscrito na II Pré-Conferências Setorias do Pará, lembrando também que o interessado a se candidatar a delegado deverá se increver antecipadamente no site do Minc, para poder ter sua candidatura validada, procedimento esse vindo do próprio Minc, organizador da II Conferêcia Nacional de Cultura, que receberá todos delegatos eleitos”.

Conselho -
As Pré-Conferências vão eleger, ainda, os representantes que comporão os Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), nos seguintes segmentos: Dança, Circo, Teatro, Música, Artes Visuais, Livro/Leitura/Literatura, Culturas Populares e Culturas dos Povos Indígenas; ou elaboração de listas tríplices de indicados para escolha do Ministro, do representante setorial no Plenário do CNPC, dos seguintes segmentos: Audiovisual, Arte Digital, Arquivos, Culturas Afro-brasileiras, Museus, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Arquitetura, Moda, Design e Artesanato.

Os eleitos e indicados exercerão mandato referente ao biênio 2010/2011. Os segmentos que têm Colegiados Setoriais constituídos elegerão, diretamente, o seu representante, para o Plenário do CNPC, na reunião de posse dos novos membros.

Para se candidatar delegado, acesse: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/formulario-de-candidatura-para-delegacao-setorial/

Nenhum comentário: