16.6.10

Vieira e Cidadão Instigado tocam juntos e Brasília

Mestre Vieira pegou um avião nesta madrugada para Brasília, onde vai participar da programação cultural do maior evento latino-americano da Agricultura Familiar, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo. Ele vai fazer dois shows, um nesta quinta-feira, 17, e outro na sexta-feira, 18, na capital federal. Em Belém aguarda patrocínio para gravação de seu DVD e agenda shows pela Secult e com o Bando Mineiro e Renato Rosa, de BH.

A programação abre nesta quarta-feira, 16, e Mestre Vieira faz a primeira apresentação de sua guitarrada, na quinta-feira, 17, a partir das 20h, (Palco Multicultural) como convidado da Cidadão Instigado. O segundo show será na sexta-feira, 18, no Tablado Raiz. Mestre Vieira faz mais uma apresentação dentro do evento, acompanhado pelo músico Pio Lobato.

Mestre Vieira leva em seu repertório de participação, as novíssimas músicas do “Guitarra Magnética”, gravado no município de Barcarena, de forma independente, e lançado no ano passado pelo Selo Na Music, através da parceria com o empresário e produtor Ná Figueredo.

A banda vinda do Ceará vem ganhando projeção no cenário musical no sudeste do país. Lançou em 2002, o primeiro CD “O Ciclo da De.Cadência”. Depois vieram “E O Método Túfo de Experiências”, em 2005, e agora o terceiro trabalho, “UHUUU!”, um disco dançante e otimista. É formada por Fernando Catatau (voz, guitarra e teclado), Regis Damasceno (guitarra, guitarra sintetizada e vocal), Rian Batista (baixo e vocal), Clayton Martin (bateria e programações), Dustan Gallas (teclado e vocal) e Kalil Alaia (técnico de som e efeitos).

A programação cultural está incrível, com cortejos, shows musicais e apresentações teatrais. Os Quentes da Madrugada, grupo de carimbó tradicional da Irmandade de São Benedito de Santarém Novo - PA, também fazem uma apresentação no Tabaldo Raiz, dia 19. 

Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Feira é um grande encontro de sabores, cheiros, cores, formas e sotaques. Vai reunir até este domingo, 650 empreendimentos familiares e tem uma extensa programação cultural, na Concha Acústica, na beira do Lago Paranoá.

Em casa - Quando retornar ao Pará, Mestre Vieira faz show em Belém, no dia 23 de julho, a partir das 21h, no palco montado pela programação do Arraial de Todos os Santos, da Secult-Pa, na praça da Bandeira. E também estão sendo agendados shows para o mês de julho com o Bando Mineiro e Renato Rosa, vindos diretamente de BH para tocar e gravar o mestre. A produção está fechando as apresentações deste show para Belém e Bragança.

Além dos shows que faz por aqui e em outros estados, Mestre Vieira aguarda que a captação de recursos para a gravação de seu primeiro DVD se concretize. Aprovado pela Lei Semear no ano passado, ainda não tem patrocinador. Em outubro deste ano o músico completa 76 anos.

O lançamento deste DVD será uma grande homenagem ao músico que se dedicou a vida inteira à música paraense, destacando a guitarrada que toca de forma singular. Os interessados em apoiar este projeto, podem entrar em contato através do e-mail producaomestrevieira@gmail.com

(Holofote Virtual | Luciana Medeiros)

Nenhum comentário: