25.10.11

Cinema e oficina de animação para a bacurizada

Clic acima pra ver a programação
A programação tem início nesta terça-feira, trazendo exibição de curtas de animação e oficinas, tudo com entrada franca, até dia 29 de outubro, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Este ano, além destas oficinas, a Bacuri também levará uma oficina de stop motion e projeções de curtas de animação às crianças em tratamento de câncer no Hospital Ophir Loyola. 

Mais de 40 filmes serão exibidos na Bacuri - II Mostra de Cinema Infantil. São 46 curtas de animação realizados em diversas técnicas e selecionados dentro do vasto panorama da produção brasileira de cinema de animação. No sábado, 29, a mostra esibe 6 filmes do cineasta holandês, radicado no Canadá, Co-Hoedeman. Autor de obras aclamadas pelo público e pela crítica, como Matrioska (1970), Tchou-Tchou (1972) e a Caixa/The Box (1989), Hoedeman foi premiado com o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação em 1977, pelo filme “O Castelo de Areia/The Sand Castle”. 

Com curadoria de Valéria Blanco que trabalha também com o Festival Internacional de Cinema Infantil, organizado pela produtora, atriz e diretora Carla Camurati, além do entretenimento que o cinema proporciona, a Bacuri pretende também educar, trazendo filmes de temáticas diversas, como o ambiental, social e educativo. Entre as novidades, este ano, estão na programação filmes realizados em comunidades pelas oficinas Kinoforum e por Escolas Livres de Cinema em vários estados do país, além de uma mostra especial.

“O objetivo maior deste evento é promover atividades da área de cinema através de uma Mostra de Filmes de Animação Infantil de qualidade técnica e conteúdo apropriado ao público destinado. Optamos por filmes no formato de curta-metragem poucos exibidos em salas de cinema comercial, e que com certeza vão incentivar a criatividade das crianças entre 03 e 12 anos pelo conhecimento de como “produzir” cinema de animação, através das técnicas oferecidas por profissionais da área”, diz Paula Macedo, produtora executiva da Bacuri. 

A Magia do Velho Oeste
A programação inclui filmes das Escolas Livres de Cinema (ELC) de Santo André, Belo Horizonte, Recife, Nova Iguaçú e das oficinas da Kinoforun, que também tem um trabalho importante junto às crianças de periferia. Também serão exibidos filmes de produção regional de curtas do Pará. 

“A seleção foi feita a partir da sugestão da diretora Paula Macedo. Fomos atrás de filmes produzidos em oficinas e ELCs em comunidades de todo país, principalmente feitos por crianças carentes. A ideia é fazer uma troca de informações e principalmente incentivar a criatividade da criançada mostrando que elas também são capazes de colocar a mão na massa e ir atrás de seus sonhos”, explica a curadora Valéria Blanco. 

Oficinas - Além de filmes, a programação traz oficinas as quais somarão ao universo infantil o conhecimento educativo, através da arte cinematográfica. A programação está dividida por faixa-etária: Bacurizinho (3 a 5 anos) - oficina de Stop Motion; Bacuri Verde (5 a 8 anos) - oficina de sombras chinesas; Bacuri Maduro (8 a 12 anos) – oficina de desenho animado. Alunos das três faixas etárias poderão participar da oficina de trilha sonora. 

“As Oficinas serão realizadas no período da manhã, sendo estas previamente agendadas, desde que o menor esteja acompanhado por um responsável. Já a exibição dos filmes acontecerá no período da tarde, no auditório do SESC Boulevard, no período das 15h às 17h e aberto ao público geral...”,explica Paula Macedo da produção executiva. 

A Magia do Natal
Os Coordenadores das Oficinas são: Wilson Lazaretti (Oficina de sombras chinesas); Mauricio Squarisi (Oficina de desenho animado) e Anselmo Carvalho (Oficina de trilha sonora - música e efeitos), ambos integrantes e fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas/SP, além de profissionais da área de cinema de animação. 

Na oficina de Desenho Animado, os alunos irão produzir desenhos e recortes inspirados na fruta “Bacuri” e no “Bacurizeiro” (pé de bacuri). As crianças vão desenhar em papel, utilizando pranchetas-de-luz, para depois digitalizar os seus desenhos, colorizá-los e animá-los no computador. Na oficina de Sombras Chinesas, as crianças recortam os desenhos em cartão preto para filmá-los com câmera digital utilizando mesa multi-planos.

Já na oficina de Trilha Sonora, da qual alunos de todas as idades podem participar, o instrutor Anselmo Carvalho ensinará a produção de música e efeitos sonoros para compor o som dos filmes. Na oficina de Stop Motion, os alunos vão confeccionar bonecos e cenários com massinha de modelar para depois realizar as filmagens com câmera digital. 

O Ogro
A programação do hospital Ophir Loyola acontecerá no dia 27, contando também com exibição de filmes e a oficina de Stop Motion será ministrada pelos animadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas/SP. 

Serviço A programação acontece de 25 a 28, com oficinas de Desenho Animado, Sombras Chinesas, Stop Motion e Trilha Sonora, das 09h às 12h e sessões de curtas às '4h - Sessão Bacurizinho; 15h - Sessão Bacuri Verde e 16h - Sessão Bacuri Maduro. No sábado, 29, às 15h tem sessão de filmes Co Hoedeman, seguida, às 16h, da exibição de filmes paraenses. A partir das 17h, no encerramento, serão exibidos os filmes resultado das oficinas realizadas na mostra.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural Sesc Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, 522/523) - FONE: (91) 3224-5654/5305.

Nenhum comentário: