17.10.11

Cinema, literatura e música na livraria Saraiva

De 17 a 22 de outubro tem cinema, música e muito bate papo no Espaço Cultural Benedito Nunes, da Saraiva MegaStore – Boulevard Shopping. A entrada em toda a programação é gratuita, confira, A Saraiva fica no shoping Boulevard, na Doca de Souza Franco.

Para começar, nesta segunda-feira, 17, o Cine Saraiva e Associação dos Documentaristas do Pará - ABDeC Pará apresentam o Curta metragem Real, de Vítor Souza Lima e o documentário "À Margem do Xingu - Vozes Não Consideradas", de Rafael Salazar.

A obra mais controversa da gestão Dilma Rousseff, herdada do governo Lula, acaba de ganhar um poderoso instrumento de oposição. 

Exibido no 4º Festival de Paulínia, o filme se propõe servir de veículo para a versão daqueles que ficam de fora do debate sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte, na Floresta Amazônica paraense, em um trecho do rio Xingu. 

18/10, terça-feira, 19h - Papo Musical com a Banda do Rio de Janeiro Tuc Tuc, Coletivo Megafônica Despretenciosa, a banda passeia pelo folk e chega ao underground, sem se preocupar com modismos e formatos musicais repetitivos, mas com a intenção de realizar um trabalho autoral, espontâneo e, simultaneamente, em sintonia com a música global mais alternativa e menos industrializada. Nestes termos, a Tuc Tuc chega a ser contracultural sem ser obscura.

19/10, quarta-feira, 16h às 18h - Papos & Ideias com a Psicóloga Marta Elizabeth Trindade sobre Preparando a família para a finitude, da Assossiação Brasileira de Alzaimer ABRAZ. A morte é um fenômeno temido pelo homem, diante dela fica evidente toda fragilidade do ser humano. Apesar do tema causar desconforto, ao procurar entender o mistério da morte descobre-se o significado da vida, nos possibilitando refletir como se comportar com os sentimentos e sensações quando ocorrer a perda de um ente querido. 

19h - Cine Saraiva - O Signo do Caos,de Rogério Sganzerla, de 2005, com comentário de Jorge Ramos Logo na abertura do rolo fílmico lê-se: o “Antifilme” de Rogério Sganzerla. O Anti-cinema. Anti-conveções. O filme fala sobre cinema e política. Sobre a arte e sua liberdade num mundo deliberado por ditadores da cultura e da vida. Decide-se “o que é bom e moral” em gabinetes a portas fechadas, ilocalizável e obscuro; se a obra não é aceita no julgamento... se “não vale mais do que um abacaxi”, então é enterrada, jogada ao mar, como criminosos despachariam um corpo vítima. Este é símbolo da indignação saganzerliana encerrada com gran-finale neste, que foi seu último longa-metragem.

20/10, quinta-feira, 19h - Pocket Show com a Cantora Aila Magalhães. A cantora Iniciou sua carreira em 2008, com participações em grandes festivais de música, sempre se destacando pelo timbre exótico e interpretação marcante. Aos 22 anos, já é considerada um dos mais promissores nomes da nova safra de jovens artistas paraenses. Seu trabalho baseia-se em uma estética sonora influenciada pela música pop mundial e sotaques da floresta urbana amazônica que se misturam à sonoridade caribenha, e resultam em um trabalho exótico e inovador, que busca reinventar a cena da atual música pop. 

21/10, sexta-feira, 19h - Papo Musical com Eraldo Costa e Marilda Couto para divulgação do CD Vontade de Dizer, Selo Ná Music. Eraldo Costa é músico compositor desenvolveu este CD em parceria com Marilda Couto, que é psicóloga clínica, mestranda em Psicologia, amante da música e da poesia. O projeto contem 14 canções do qual são interpretadas por 7 vozes femininas. Participaram do Cd as cantoras Adriana Cavalcante, Anna Cláudia, Dina Pinheiro, Patrícia Rabelo, Alexandra Senna, Iara Mê e Gigi Furtado. 

22/10, sábado, 15h - Encontro de Fãs para Lançamento do Livro Círculo Secreto, A iniciação, Volume I, Editora Record A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. É iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade, numa aventura fascinante e mortal, além de viver um conflito entre escolher por um amor ou lutar contra forças obscuras. 

18h - Pocket Show Entre o Sagrado e o Profano com o Grupo Filhos do Luar. O show contará, musicalmente, a vivência dos integrantes da banda na maior festa religiosa cultural paraense: o Círio de Nazaré. Iniciada na Fundação Curro Velho, a banda é o reflexo do ribeirinho urbano: Regional Contemporâneo. Os sond regionais são as marcações, mas a presença da guitarra, baixo e bateria demonstram as influências de uma juventude que caminha sem esquecer e que quer conhecer, cada vez mais, os mestres da cultura popular

Um comentário:

Tainah Fagundes disse...

Valeu pelo apoio Lu. Bj