A V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico abre nesta sexta, 21, no Palacete Provincial, mas as exibições competitivas vão até dia 27, no Teatro Gebes Medeiros. A produção paraense traz a trajetória de Mestre Dorrêis, o Griô do Ponto de Cultura Boi de Máscaras, em São Caetano de Odivelas.
O documentário é dirigido por Angela Gomes e Cezar Moraes. Foi gravado em 2010 e finalizado este ano. Já teve pré-estreia, em São Caetano de Odivelas, cidade onde o artesão confecciona os bois usados na manifestação boi de máscaras, uma espécie de boi-bumbá típica do município, situado no nordeste do Pará.
Criado há quase um século por pescadores do município, os bois saem todo mês de junho enchendo a cidade de festa, cor, alegria e autêntica cultura popular. Seu Antônio dos Reis, hoje com 82 anos e com a saúde frágil, enfrenta o dilema de como e para quem passar a paixão e a técnica que desenvolveu ao fazer bois, e outros bichos, desde a adolescência.
È a segunda vez que o filme participa de uma competição cinematográfica. A primeira foi na última semana de setembro quando participou da mostra competitiva do III Festival do Filme Etnográfico de Recife (PE), sendo um dos 18 selecionados entre mais de 200 documentários nacionais e internacionais de cunho etnográfico, ou seja, que abordam aspectos da cultura de um povo ou comunidade.
Desta vez, está entre os 26 filmes que participam do evento no Amazonas, dos quais serão selecionados três filmes pelo corpo de jurados. A V Mostra também premiará o filme escolhido em júri popular e o melhor documentário amazonense. O júri é composto pelo cineasta Andrea Tonacci, pelo coordenador nacional do festival Etnodoc, Cristiano Mota, pelos antropólogos Junia Torres e Cristian Pio Avila e a realizadora audiovisual Cristiane Garcia.
Promovida pelo Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas, a mostra faz parte do calendário cinematográfico do Estado. O documentário “Toda Qualidade de Bicho” vai ser exibido no dia 24 (segunda-feira), a partir das 19h. O trailler pode ser visto em http://vimeo.com/27063928. A programação completa da mostra pode ser acessada no site do evento: http://navi.ufam.edu.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário