21.10.11

Vozes femininas na Black Soul Samba

Canções de Aretha Franklin, Nina Simone, Labelle, Sharon Jones, Etta James emuito mais em da Alma Soul Music. É com este repertóorio que a dupla Luana de Almeida e Larissa Wright, as vozes da banda Soul Sister, vão invadir a cena do Palafita, nesta sexta-feira, 21. O projeto foi montado especialmente para a Black Soul Samba.

Natural do Sul da Austrália, Larissa Wright chegou à Belém em 2009, depois de visitar vários países e algumas cidades brasileiras, como Jericoaquara, no Ceará. Lá em 2008 a artista cantou no Jeri Sport Music Festival, onde foi elogiada pela cantora Miúcha, consolidando sua carreira em solo brasileiro. 

Nestes dois anos em Belém, Larissa tem seguido carreira no circuito noturno de bares, incluindo temporada no Sesc Boulevard, e apresentações em festivais como o Baiacool Jazz. Em agosto deste ano iniciou o projeto Soul Sister, com a intenção de preencher uma lacuna no cenário musical de Belém, pois segundo ela “apesar da grande variedade da música na cidade, percebe-se uma ausência gritante da verdadeira música negra”. 

A banda busca trazer o soul, o groove, e o funk ao público amante de música negra-dançante. “Nosso objetivo é apresentar uma mistura de música autoral e interpretações de clássicos que vai deixar os foliões incapazes de resistir a essa mistura de ritmo e sensualidade”, acredita. 

Cantora de jazz, com formação em canto, flauta e clarinete, a australiana se diz uma entusiasta do pandeiro meia-lua, e apesar de “branquela” como ela mesma afirma, é uma grande amante da música negra. A segunda irmã da banda, Luana de Almeida é professora de piano e cantora lírica.
Uma mistura que promete um gás primoroso e único. 

A terceira Soul Sister é Inês Fernandes, baixista, que ao lado de Tom Salazar Cano (guitarra) e Daniel Pinheiro (bateria), compõe a Soul Sister. No show desta sexta, a Soul Sister tambpem vai de Tim Maia à Marvin Gaye, passando ainda por Labelle, Big Mama Thornton, Stevie Wonder, Ray Charles, Gladys Knight, James Brown e Sharon King.

Alma Soul Music - Gênero musical que pode ser traduzido literalmente, a Alma Soul vem dos guetos negros dos Estados Unidos da América, e nasceu através do casamento do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da década de 1960; mesmo período em que o termo soul já era empregado como adjetivo aos afro-americanos. Seu uso passou a ser empregado largamente num momento em que os movimentos sociais de liberaçao sexual, anti-guerra, anti-racial e de pensamento, assim como a revoluçao hippie. 

Nesse contexto a música soul passou a ser a referência a música dos negros, independente de genero. No Brasil, a soul music chegou no final dos anos 60, em expoentes como Jerson King Combo, mas ficou conhecido através de Tim Maia, Jorge Ben, Wilson Simonal e tantos outros. Mantendo a tradição, os DJs residentes da Black Soul Samba, Uirá Seidl, Kauê Almeida, Homero da Cuíca, Fernando Wanzeller e Eddie Pereira, se revezam nas pick’ups, antes e depois do show da Soul Sister. 

Serviço
Black Soul Samba lança Soul Sister Quando: Sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 21h. No Bar Palafita – Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas - Cidade Velha  - ingressos: R$10 (as 50 primeiras pessoas pagam metade do ingresso). Mais informações pelo  (91) 8889 3639 / com Dani Franco ou no blog www.blacksoulsamba.blogspot.com.

Nenhum comentário: