20.2.12

ACCPA realiza debate sobre favoritos ao Oscar

Ainda tem muita folia pela frente, mas assim que acabar o carnaval, não tem outra. É hora de pensar no Oscar. Por isso, a Associação de Críticos de Cinema do Pará, a ACCPA, promove no sábado, 25, um debate sobre os filmes indicados à maior premiação da indústria cinematográfica mundial, cuja cerimônia será domingo, 26.

A programação é realizada em parceria com o Cine Líbero Luxardo, que inicia a sua programação com a Sessão Cult(16h) do filme "Brinquedo Proibido" (Jeux Interdits, 1952). Em seguida o público vai participar de um bate papo com os críticos, apostar num bolão e concorrer a prêmios.

O evento também foi realizado no ano passado e deu tão certo que a ACCPA resolveu repetir a dose. Os críticos vão discutir com o público sobre as possibiidades dos concorrentes e mais fortes candidatos aos prêmios distribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Em 2011, um ótimo público compareceu e fez suas apostas, ao mesmo tempo em que ouviu as observações dos críticos da ACCPA sobre os filmes e a própria história do Oscar, visto por alguns como uma premiação que não coroa o talento artístico e sim a força da indústria.

Mesmo assim, o Oscar é uma celebração do cinema e principalmente do glamour e da magia de Hollywood. Entregues a primeira vez pela academia no ano de sua fundação, 11 de maio de 1927, em Los Angeles, Califórnia, as estatuetas ‘carecas e douradas’ já foram arrebatadas por nomes como Frank Capra, Tom Hanks, Clark Gable, Katherine Hepburn, John Ford, Francis Ford Coppolla, Woody Allen, BetteDavis, Clint Eastwood, Elziabeth Taylor, Marlon Brando, Martin Scorsese, Al Pacino, Jane Fonda, Kate Winslet e Roman Polanski.

O Artista, um dos favoritos deste ano
As injustiças, também foram inúmeras, em categorias de atores, filmes e pelo fato de gênios como Charles Chaplin, Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock nunca terem vencido nas categorias principais. 

A exceção seria Hitchcock, que venceu em 1941 com Rebecca – A Mulher Inesquecível, o Oscar de Melhor Filme, batendo Casablanca. Mas a verdade é que o filme era muito mais de David O. Selznick (que conquistou a segunda vitória seguida como produtor, após ...E O Vento Levou), do que do mestre do suspense.

Estas e outras curiosidades do Oscar e sua 84ª edição, que será transmitida mundialmente no domingo, dia 26, estarão no debate promovido pelos críticos da ACCPA, que ainda farão avaliações de cada um dos indicados a Melhor Filme: Cavalo de Guerra, O Artista, A Invenção de Hugo Cabret, Os Descendentes, Árvore da Vida e Histórias Cruzadas.

As chances dos interpretes também serão assunto. Ao longo do debate, serão exibidas cenas dos filmes. Ao final, o público vai estar afiado para fazer seu bolão do Oscar 2012 e ainda participar de um sorteio de ingressos da rede Moviecom, cartazes e outros brindes.


Cult - Brinquedo Proibido, filme escolhido para a Sessão Cult desta semana, já foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado também pela Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA, ao Oscar de Melhor Roteiro. 

Interpretado pelas crianças, Brigitte Fossey e Georges Poujouly, "Brinquedo Proibido" é um dos grandes sucessos do cinema francês dos anos 50.

Os horrores da guerra e suas conseqüências inspiram um jogo mórbido, ao qual o diretor René Clément dá uma dimensão poética.A bela trilha foi assinada pelo guitarrista espanhol Narciso Yepes.

Serviço
Sessão Cult. Líbero luxardo, às 16h. Em seguida, tem debate com ACCPA: Oscar 2012. No sábado, 25 de fevereiro (Centur – Av. Gentil Bittencourt, 650). Entrada Franca.

(com informações de Lorenna Montenegro, da assessoria de imprensa da ACCPA)

Nenhum comentário: